Cerejeira Anã [Eugenia matosi]
edson060507/04/2008 00:11
Cerejeira Anã [Eugenia matosi]
Amigos
adquiri esta muda neste final de semana; a dona do viveiro a chama de mini-pitanga. De acordo com a identificação dos amigos do fórum trata-se de uma Cerejeira:
Eugenia matosi.
Ela está fora do vaso porque o vaso onde ela estava no viveiro não me interessava, por isso comprei-a sem ele e como estamos no final de semana, só na segunda vou poder plantá-la num recipiente mais adequado.
Seguem algumas fotos para sugestões dos amigos:
Foto 01 frente
Foto 02 frente
Foto 03 detalhe do galho quase na horizontal
Foto 04 detalhes das raízes aéreas
Foto 05 costas
Foto 06 costas
Foto 07 costas
Foto 08 detalhe da copa
Sugestões são bem-vindas...
Abraços.
Edson.
Marcos Paulo Duarte07/04/2008 23:38
Edson, é uma Myrthus communis mesmo,
comprei uma beem menor há um tempo atrás e tem esse mesmo tipo de folhas, e raízes
Alcides Junior08/04/2008 09:10
Edson, me parece que dá para separar as duas plantas, e seriam 2 plantas com bom potencial.
edson060507/08/2008 02:31
Frutificação
Amigos,
aí seguem fotos do início da frutificação da minha cerejeira:
Abraços.
Edson.
Ivanil Pimentel Vieira07/08/2008 14:55
Edson,
interessante é ver tua cerejeira toda frutificada sendo que tenho uma da mesma espécie que sòmente agora inicia a floração.Ai verificamos a vantagem das frutíferas que além do futuro bonsai ainda nos proporciona saborosos frutos.
Bom proveito!
Ivanil
Alcides Junior09/08/2008 08:07
Esta é a diferença entre o norte e o sul do paraná, lá ja deu uma esquentada, e aqui, continua muito frio, por isso o atraso na floração e frutificação.
Ivanil Pimentel Vieira09/08/2008 09:52
Amigo Junior,
Veja como as coisas acontecem quando não acreditamos ou somos um pouco descuidados.Mesmo alertado pela previsão de chuva de granizo aqui no Sudoeste e Oeste do Paraná não me precavi com a cobertura de minhas plantas e não deu outra, precisei efetuar a cobertura mesmo enfrentando a quéda de granizos de um bom tamanho o que ocasionou algumas percas totais salvando muitas per estar presente e ter prestado socorro de imediato.E uma das cerejeiras foi bastante danificada em sua floração a cereja anã, mas sobrando ainda bom material para futuras plantas, mas foi uma das que foram cobertas em tempo.Os prejuizos em outros setores foram bastante significativos, relatando que as antenas parabólicas não sobrou nada.Não fotografei nada por não ter me acostumado a preservar momentos ruins enfrentados em minha vida.Bom o amigo já passou por tais momentos com o frio e sabe bem o quanto a gente lamenta quando passamos por tais dificuldades.
Um abraço,
Ivanil
Alcides Junior11/08/2008 07:46
Sinto muito pelo acontecido amigo Ivanil, nosso clima anda meio desregulado. Espero não ter mais fatos como este por aqui.
edson060519/03/2009 16:55
Atualização - filhote
Olá amigos,
segue uma atualização da minha Cerejeira:
Dei uma raleada na copa:
Esta muda é aquela que se vê à direita na última foto abaixo. Junto no vaso tem uma Serissa Chinesa que será modelada como KENGAI (cascata) ou HAN-KENGAI (semi-cascata). Esta foto é de 12/FEV/2009
Abraço.
Edson.
Marcos Castilho20/03/2009 09:19
Deu uma reviravolta completa heim, mais ficou melhor.
EZEQUIEL JUNIOR21/03/2009 10:47
Edson,
Realmente, concordando com o Marcos, foi uma reviravolta... mas no univierso do bonsai isso é bem comum não é?
Vamos aguardar pela boa evolução de seu bonsai.
Abraços
edson060514/06/2009 20:06
Floração
Olá amigos,
apesar do frio, ela está cheia de brotos e flores:
Abraços.
Edson.
Juan Gabriel14/06/2009 23:39
ola ..
discupa , como eu poso conseguir desas sementes de cerejeira???
e que tipo de clima tem que ser tbm? obrigado
edson060515/06/2009 10:41
Juan,
tente neste link:
http://www.jardimdaceleste.com/index.php?target=products&product_id=330
Acredito ser uma planta de clima tropical, mas também vai bem em clima mais frio.
Abraço.
Edson.
Ivanil Pimentel Vieira15/06/2009 11:17
É uma espécie que se adapta muito bem com o clima frio aki no Sul. Esfriou bastante e sua forada é abundante.
Ivanil Pimentel Vieira15/06/2009 11:32
Segundo dados a espécie foi introduzida a pouco no Brasil, origem: Mediterrâneo.Frutifica três vezes ao ano, sendo que sua maior florada ocorre depois do inverno e seu fruto é comestivel seu sabor é bom, já provei .No Brasil é chamada de Mirtus.
Ricardo Loriggio15/06/2009 19:51
O nome desta espécie é Eugenia matosi, muitos chamam de mirtus, mini pitanga, mini cereja mas são todos nomes populares.
Att
Ricardo Loriggio
Ivanil Pimentel Vieira16/06/2009 09:25
Pessoal:
Consegui mais dados da Cerejeira.
Nome Popular: CEREJEIRA
Espécie: Myrthus
Sub-espécie: communis
Família: Mirtáceas
Origem: Mediterrâneo
Altura (em ambiente natural); 12 m
Espero ter ajudado...
Juan Gabriel16/06/2009 14:58
algum de vcs tem desassementes para me mandar 😄 aqui nao e conhecida esa fruta 🙄
Ivanil Pimentel Vieira16/06/2009 20:00
Olá Juan Gabriel,
Minha Cerejeira está iniciando floração e não sei como irá se comportar no inverno.Outro detalhe á a saida de plantas ou sementes do Brasil, eu tive um grande problema de retribuir sementes com um Argentino, precisei preencher uma ficha com muitos dados e correndo o risco do pacote ser apreendido pela autoridade competente e ser também caro.Quem sabe algum forista tenha as sementes e a maneira de enviar sem ter que enfrentar uma tremenda burocracia e ter que pagar um valor muito alto.
Abraços,
edson060516/06/2009 21:23
Amigos,
enviar sementes via correio para dentro do Brasil, acredito não ser difícil mas para outros países deve ser trabalhoso. Se não estiver enganado acho que o forista Antonio Castro já teve más experiências com o envio de plantas/sementes. Vamos esperar o pessoal dizer alguma coisa a respeito...
Por outro lado, os Correios tem um serviço de encomendas internacionais:
Modalidades:
EMS Prazo Estimado de Entrega 5 a 8 dias úteis R$ 69,00
ECONÔMICO 15 a 18 dias úteis R$ 49,00
LEVE PRIORITÁRIO 5 a 9dias úteis R$ 29,00
LEVE ECONÔMICO 14 a 16 dias úteis R$ 25,00
O problema são as restrições alfandegárias do Ministério da Agricultura do país de destino. No caso da Bolívia:
Sementes exceto os em estado de putrefação ou contendo micróbios ou parasitas considerados nocivos a saúde pelo Ministério de Assuntos Rurais e Agropecuários (Ministerio de Asuntos Campesinos y Agrapecuarios).
Até mais.
Edson.
Juan Gabriel16/06/2009 22:38
sera que e tao burocratico asim para emviar a outros paises? digo porque uma amiga de sao paulo me mando varias sementes e chegaram hoje de tarde.. mas acho que todo depende da cidade da onde se emvia tbm ne?
bom aqui nao e muito caro emviar a outros paises... mas nao sei como sera no Brasil tbm.. vo espera que alguem confirme 😄
obrigado... abracos
Ivanil Pimentel Vieira17/06/2009 09:37
Juan, relatei um fato ocorrido comigo e foi muito complicado ,sim.Só enviei sementes para a Argentina cumprindo um compomisso com um colega de lá que me enviou sementes . Como falei, a Agência dos Correios abriu a caixa e me forneceu um formulário muito complicado para responder a todos os dados que solicitavam e ainda me advertiram que se o Ministério da Agricultura verificar o conteúdo(sementes) no MÍNIMO seriam apreendidas, perdendo o valor pago e ser responsabilizado por estar praticando um ato PROIBIDO no Brasil(envio de sementes para o exterior sem AUTORIZAÇÃO do Órgão competente.
Se alguém te enviou sementes e que foram sem ter ocorrido problema, ótimo, mas não leve isso por base, por que na prática não é assim que se procede.Se alguém tiver sementes para te enviar e conseguir ótimo.
edson060506/09/2009 10:51
Atualização setembro 2009
Olá amigos,
segue uma atualização da "filha" da cerejeira:
SETEMBRO 2009-09-06
FRENTE
COSTAS
VISTO DE CIMA
Para tirar a monotonia de um zig-zag, empurrei um pouco o ápice para o fundo. Este pontilhado é onde será o novo ápice; provavelmente não será este galho que está com o frutinho porque provavelmente ele não proporcionará conicidade...
Abraço a todos.
Edson.
edson060522/01/2010 21:26
Olá amigos,
esta cerejeira, apesar de toda a saúde que aparenta na folhagem e nas novas brotações vigorosas, não deu mais um fruto sequer depois de JUNHO/2009. Lendo este tópico no Fórum Bonsaistudio do Luciano Benyakob
http://bonsaistudio.forumvila.com/viewtopic.php?f=4&t=3707
me deparei com uma receita de fertilizante usando ração para cães e em
29/DEZEMBRO/2009 resolvi fazer um teste. Mesmo sem trocar o substrato e sem efetivamente misturar a cinza com a ração; macacos me mordam!!!
Aí estão as duas primeiras flores em menos de 30 dias!!! 😲 😲
Abraços.
Edson.