Branquilho Atualizado 30/03/09
araldi14/04/2008 22:34
Branquilho Atualizado 30/03/09
Olá pessoal mesmo passando um bom tempo se postar, sempre acompanhei o fórun.
Este Branquilho é fruto de um Yamadori realizado em 2003.
Em 2004 fiz um alporque da parte superior pois era oque imagina que seria aproveitado como bonsai.
Após a retirada do alporque o toco de baixo brotou muito bem aí eu começei a trabalhar pensando em formar um bonsai também com esta parte.
Infelizmente não tenho fotos desta etapa intermediária do trabalho, mas basicamente se resumiu a aramar os galhos para formar os patamares.
Em 2006 retirei ele da bacia e diminui o pivo.
Em 2007 por sugestão do meu amigo Charlinho que esteve passeado por aqui, resolvi eliminar o 1 galho e fazer um alporque.
Segue as fotos: 2003

2004
2007
joellagunasc14/04/2008 22:47
Ajuda para vicualizar as fotos:
Este Branquilho é fruto de um Yamadori realizado em 2003.
Aqui a foto dele já recuperado da coleta.
Em 2004 fiz um alporque da parte superior pois era oque imagina que seria aproveitado como bonsai.
Após a retirada do alporque o toco de baixo brotou muito bem aí eu começei a trabalhar pensando em formar um bonsai também com esta parte.
Infelizmente não tenho fotos desta etapa intermediária do trabalho, mas basicamente se resumiu a aramar os galhos para formar os patamares.
Em 2006 retirei ele da bacia e diminui o pivo.
Em 2007 por sugestão do meu amigo Charlinho que esteve passeado por aqui, resolvi eliminar o 1 galho e fazer um alporque da planta como podem ver.
araldi14/04/2008 23:05
hehehe enquanto eu estava arrumando as fotos o amigo também postou,mas não tem problema vamos continuar com as fotos.
Aqui após 6 meses da alporquia, as raizes já estão bem desenvolvidas:
O futuro nebari:
Como o nebari precisa ainda se desenvolver e ser melhorado, utilizei a técnica da tábua pressa a base da planta, estou testando uma variação da técnica tradicional do uso da tábua, mas descreverei isso num tópico específico.
araldi14/04/2008 23:26
Ivanil Pimentel Vieira15/04/2008 09:46
Amigo Araldi,
que bom que vc "também" tenha voltado a postar no Fórun.
Gostei da demonstração do teu trabalho. Vamos aguardar os próximo!
Um abraço - Ivanil
edson060516/04/2008 00:06
Gerson,
muito instrutiva a postagem do desenvolvimento...
Eu mesmo, olhando para a primeira foto, não teria a menor idéia do que fazer... 😮ops: 😮ops:
A alporquia foi uma ótima solução e a estruturação do tronco e galhos está indo muito bem...
O que foi feito da base da planta da primeira foto?
Abraço.
Edson.
Charles16/04/2008 10:27
Re: Branquilho
Oi Araldi... tudo bem?
Que belo trabalho voce fez!.... 😉
Transformou uma "varetona sem graça" num bonsai muito bem estruturado e compacto!... 😉
Achei ótimo o efeito na alporquia na busca de um nebari mais robusto... e o uso dessa base de madeira vai ajudar muito no desenvolvimento radial da raizes.. dando ainda mais impacto visual ao nebari...
No vasinho da alporquia voce usou seu substrato puro?... granulação menor?...
Parabéns e um abraço...
Charles
araldi16/04/2008 13:30
Olá
Ivanil Obrigado!
Edson:
A planta da primeira foto já deu 3 pré-bonsai( dois aparecem nas fotos acima) e um terceiro que é o resultado da primeira poda para diminuição do pivo, não minha opinião é a melhor planta até o momento, com ele foi feito um hokidachi que possui um nebari muito bonito.
Esta planta está em exposição na União Bonsai Center do meu amigo Jõao Carlos, quando eu for busca-la eu coloco fotos dela.
E da base deste ultimo alporque que é mostrado acima tenho dois tocos que vamos ver no que vai dar.
Obrigado.
Charles
Obrigado pelo vosso comentário, suas jabuticabeiras servem sempre de inspiração.....
Quando ao substrato no vasinho da alporquia, realmente e o qualytá na menor granulometria, aquelas partes preta que aparece embaixo e um pouco em cima é plantimax que eu havia colocado um pouco,para observar se era melhor ou não. Na minha opinião o substrato puro é melhor. Heheheheh propaganda é a alma do negócio.
Brincadeiras a parte façam seus testes e tirem suas concluções.Cada local tem seu clima próprio, e suas particularidades.
Um abraço a todos e obrigado pelos comentários.
Gerson Araldi
Qualytá Bonsai Substrat
nickyfury16/04/2008 16:40
bonsai
Grande Gerson, custa a aparecer, mas quando o faz, vem com tudo, hein garoto? Parabens por seu excelente trabalho, espero que possamos estar apreciando a continuidade dessa estruturação, em postagens futuras. 😄
araldi18/04/2008 18:33
Grande Nicky
Sempre digo que os amigos muitas vezes costumam ser muito generosos nos comentários, todos sabem que ainda à um longo caminho pela frente, mas de qualquer maneira obrigado, pretendo ir atualizando as fotos sobre esta planta.
Um grande abraço
Gerson Araldi
Qualytá Bonsai Substrat
araldi22/06/2008 21:16
Estou postando as fotos da base, que o Edson pede lá no começo, esta semana fui até a União Bonsai Center e resolvi trazer ele para casa.
No dia que fizemos o transplante não tinha outro vaso masi apropriado na loja por isso usamos este, mas sei que preciso trocar.
Aproveito para pedir a sugestão dos colegas sobre qual vaso fica melhor?
By
araldi
Detalhe do tatchiagari.
By
araldi
A copa deste bonsai acho que pode ainda ser aumentada um pouco.
Esperro a opinião dos colegas.
Um abraço a todos.
Gerson Araldi
Qualytá Bonsai Substrat
Marcos Castilho23/06/2008 13:16
Olá amigo não conheço você mais belas plantas você tem hein??? Dá para ver um belo pingo de ouro com movimento legal no tronco lá em cima. Beleza, parabéns.
Nivorley23/06/2008 15:40
Grande Gerson....
Realmente muito bom trabalho, como ja disse alguém: nao saberia o que fazer olhando a primeira foto... que visão!!
Eu ja tive o prazer de conhece-lo e as suas plantas....ele tem boas plantas la na casa dele gente! E trata muito bem delas!
Grande abraço amigo.
nickyfury23/06/2008 16:04
bonsai
Grande Araldi, show de bola esse bonsai, garoto. Parabens. 😄
Quanto ao vaso, creio que o nobre amigo terá que escolher um outro, menor, em que seja realçada a qualidade excepcional do seu trabalho, bem como o nebari e o tachiagari. Quanto a estruturação superior, vc terá que esolher um galho apical, para formar, a partir dele, uma segunda estrutura, mais alta que a atual, conformando-a de acordo com o estilo pretendido. 😄
Mas isso não é tão dificil quanto parece. Com um pouco de trabalho e paciencia chegará até lá. 😉
E quanto aquele alporque, em que aparece o pingo de ouro mencionado pelo colega forista Marcos Castilho, me pareceu ideal para formar um Kengai, o que vc aprontou com ele? 😲
No caso do Hokidashi, creio que o vaso ideal seja oval, mas não tão grande quanto o que ele está envasado, é claro. 😄
edson060523/06/2008 17:11
Gerson,
ótimo trabalho. Volto a insistir; eu não imaginaria nunca que aquela muda do começo pudesse se transformar nesses dois belos bonsai... Considerando a altura do tronco principal, que parece não ter mais que 10cm, acho que o novo vaso, oval ou redondo deveria ter 2/3 do comprimento ou diâmetro desse vaso da foto.
Um abraço.
Edson.
araldi23/06/2008 21:17
Olá pessoal obrigado a todos, vamos por parte:
Marcos:
Obrigado, mas tenho muito que aprender, e muitos anos pela frente para ter boas plantas, mas fico contente se estiver no caminho certo. Um abraço!
Nivorley:
Blz cara, será sempre um prazer te receber aqui, quanto as plantas.... como disse acima os amigos costumam exagerar,preciso de muito tempo ainda...de qualquer forma obrigado.
Grande Nick:
Obrigado,após o inverno acho que vou mudar ele para um mais apropriado. Quanto ao alporque, vou ver se tenho foto depois eu posto, mas o projeto para ele já mudou ou está para mudar, vou fazer uma pequena copa depois do galho que está para baixo, depois com a foto fica mais fácil. Valeu amigo um abraço para vc.
Edson:
Obrigado, as vezes a gente conta com a sorte, ou mesmo o próprio bonsai nos ensina oque ele quer que seja feito, quando a gente consegue captar o que ele está disposto a cooperar, o trabalho é muito mais fácil.
Quanto a altura é mais ou menos isso mesmo. Vou procurar um vaso que fique em harmonia com a planta.Um abraço esperro te conhecer em breve.
Alexandre S. Coelho23/06/2008 21:36
Oi Araldi
Exagero ou não, o amigo conseguiu belos resultados nas duas árvores 😲 ❗ Parabéns ❗ ❗ ❗
Eu acho que para este último, um pequeno vaso ovalado ficaria bom... adensando só mais um pouquinho da copa:

araldi25/06/2008 20:51
Olá Alexandre
Obrigado pela projeção, ficou bom vou ver se encontro algo parecido.
Um abraço
Gerson Araldi
araldi10/07/2008 18:58
Olá pessoal
A respeito da primeira planta que o Nicky comenta lá em cima( a primeira alporquia) segue a foto da planta.
By
araldi
Como eu havia dito já abandonei a idéia de uma semi cascata, minha idéia é fazer jin com este galho maior e estruturar a nova planta apenas com o galho do ápice.
O que vcs acham? Alguma outra idéia para esta planta.
Esperro vossas colaborações.
Um abraço
Gerson Araldi
pauloventura10/07/2008 22:22
Caro amigo Araudi!
Sobre este trabalho não me resta nada a dizer a não ser me somar
aos amigos nos (merecidos)elogíos parabems ,principalmente pelas solu
ções inteligentes no inicio dos trabalhos com a planta ,muito bom mesmo.
G abraço.
Pv
BAIORS11/07/2008 14:11
Que trabalhos em desenvolvimento fenomenal 😲
Meus parabens, essa tecnica de alporquia nos proporciona conseguir trablhos muito bons
araldi11/07/2008 21:57
Paulo, obrigado, sou fã das suas pedras....
Fabio,ainda precisa melhorar bastante para ficar bom, de qualquer forma muito obrigado pelo incentivo.
Um abraço a todos
Gerson Araldi
Elio11/07/2008 22:04
Velho amigo Araldi.
Excelente idéia e trabalho nessa última foto.
Depois de cortar o galho que está amarrado, se inclinar a planta para a direita, tenho certeza que vc terá uma planta bonita, harmoniosa.
Abraço
araldi12/07/2008 14:13
Grande Elio
Vou ser se consigo fazer umas projeções a respeito desta planta, depois coloco para colaboração dos amigos, obrigado pela sugestão.
Um grande abraço
Gerson Araldi
araldi13/07/2008 21:18
Olá Pessoal como havia falado tentei fazer uma projeção para essa planta, peço desculpa aos colegas pois tenho muitas limitações com photoshop.
Elio seria assim a sua sugestão para planta?

By
araldi
Aguardo a colaboração dos colegas,
Um abraço
Gerson Araldi
Qualytá Bonsai Substrat