Espécie de juniperus
agora espera fih....
heheheh
não pode mais a planta .. ela não rebrota normalmente ok?!
abraços
heheheh
não pode mais a planta .. ela não rebrota normalmente ok?!
abraços
Valeu Filipe,
Concordo com vc, agora é esperar e ver como ela se comporta 😕 Vou deixar pra aramar o ápice após a sua recuperação.
Muito obrigado pelas dicas.
Concordo com vc, agora é esperar e ver como ela se comporta 😕 Vou deixar pra aramar o ápice após a sua recuperação.
Muito obrigado pelas dicas.
Adriano
Melhorou e muito!!!
Mais uma dica seria efetuar o movimento dos galhos na "saída" diretamente para baixo, sem deixar este arco que aparenta na foto de frente 😉
Veja neste desenho abaixo:

Desta forma fica mais natural ok.
Melhorou e muito!!!
Mais uma dica seria efetuar o movimento dos galhos na "saída" diretamente para baixo, sem deixar este arco que aparenta na foto de frente 😉
Veja neste desenho abaixo:

Desta forma fica mais natural ok.
Valeu Alexandre,
O problema é q o 1º galho, o da esquerda, já está bem rígido, temo que ele se quebre ao forçá-lo 😲 O q devo fazer, aguardar novas brotações para q, se isto ocorrer, eu tenha uma nova opção ou forço ele com a aramação?
O problema é q o 1º galho, o da esquerda, já está bem rígido, temo que ele se quebre ao forçá-lo 😲 O q devo fazer, aguardar novas brotações para q, se isto ocorrer, eu tenha uma nova opção ou forço ele com a aramação?
brother
Faça um poco de cada vez....assim vc não quebra o galho!
use aqueles tensores, arames puxando amarrados na raiz ou na bera do vaso, e va puxando devagar. Vá almentando a tenção uma vez por mes ou de forma segura quando vc nota q aplanta já aguenta mais pressão...
vc vai acabar conhecendo os limites da sua planta.. mas treine em galhos sem importancia ok!?
rsrsrs
abraços
Faça um poco de cada vez....assim vc não quebra o galho!
use aqueles tensores, arames puxando amarrados na raiz ou na bera do vaso, e va puxando devagar. Vá almentando a tenção uma vez por mes ou de forma segura quando vc nota q aplanta já aguenta mais pressão...
vc vai acabar conhecendo os limites da sua planta.. mas treine em galhos sem importancia ok!?
rsrsrs
abraços
Ok Filipe, vou começar a tensioná-los, claro q pelos galhos posteriores 😂
Bem, agora é aguardar e ver como o juniperus vai se portar.
Assim q tiver fotos de alguma mudança, tais como brotações ou melhor movimento dos galhos, posto novas fotos.
Valeu pelas dicas, esse tópico acabou virando um passo-a-passo - é incrível, por mais q a gente se intere do assunto com livros e matérias, sempre surgem dúvidas básicas que somente quem tem experiência prática pode esclarecer 😄
Bem, agora é aguardar e ver como o juniperus vai se portar.
Assim q tiver fotos de alguma mudança, tais como brotações ou melhor movimento dos galhos, posto novas fotos.
Valeu pelas dicas, esse tópico acabou virando um passo-a-passo - é incrível, por mais q a gente se intere do assunto com livros e matérias, sempre surgem dúvidas básicas que somente quem tem experiência prática pode esclarecer 😄
Adriano
As dicas de tracionamento do amigo Filipe são bem utilizadas, mas no caso que comentei anteriormente você terá que utilizar um arame mais grosso para realizar o serviço 😉 😄
As dicas de tracionamento do amigo Filipe são bem utilizadas, mas no caso que comentei anteriormente você terá que utilizar um arame mais grosso para realizar o serviço 😉 😄
Ok Alexandre,
Realmente, tentei o tracionamento, mas devido a rigidez dos galhos maiores, não foi possível tracioná-los 🙁
Vou tentar a aramação com fio de cobre 6mm.
Realmente, tentei o tracionamento, mas devido a rigidez dos galhos maiores, não foi possível tracioná-los 🙁
Vou tentar a aramação com fio de cobre 6mm.
Adriano
É mesmo uma pena... mas as vezes a plantas nos surpreende e mostra um novo caminho ainda melhor 😉 😲 ❗
É mesmo uma pena... mas as vezes a plantas nos surpreende e mostra um novo caminho ainda melhor 😉 😲 ❗
ola amigo,
sinti sua frustração na pele por algumas vezes, para evitar que isso aconteça com exemplares onde não vale correr o risco de uma perda, principalmente em caso de coniferas é bom q deixe uma massa folhar relativamente densa ou..... agente já descobriu da pior forma oq acontece.
t+
sinti sua frustração na pele por algumas vezes, para evitar que isso aconteça com exemplares onde não vale correr o risco de uma perda, principalmente em caso de coniferas é bom q deixe uma massa folhar relativamente densa ou..... agente já descobriu da pior forma oq acontece.
t+
Realmente estou aprendendo através dos erros 😮ops: Acabei mexendo d+ nela e diminuí muito a massa foliar, pelo menos não a matei 😂
O tronco está bem verdepor baixo da casca, agora é aguardar novas brotações. Estou pensando em borrifar hormônio enraizante sobre ela, no rótulo do produto diz q se borrifado estimula a brotação, o que vcs acham?
O tronco está bem verdepor baixo da casca, agora é aguardar novas brotações. Estou pensando em borrifar hormônio enraizante sobre ela, no rótulo do produto diz q se borrifado estimula a brotação, o que vcs acham?
Adriano escreveu:Realmente estou aprendendo através dos erros 😮ops: Acabei mexendo d+ nela e diminuí muito a massa foliar, pelo menos não a matei 😂
Olá Adriano
Eu também já o descobri dessa maneira 🙁 (tentativa&erro)... por isso agora fico um pouco apreensivo quando vejo fazer-se várias tarefas profundas ao mesmo tempo, ainda que a espécie seja excelente para se trabalhar.
É uma pena, mas serve com aprendizagem, no seu caso em concreto terá sido precisamente o desbaste da massa verde e possiveis interrupções do fluxo de seivas provocado por arames/ou torções, e ai...se o ramo secou, tratando-se da espécie que é (Junipero) em principio, desses ramos jamais voltará a rebentar ou seja ramo que não tenha escamas verdes jamais rebrota, por muitos hormonas que se coloquem.
Como a Alexandre referiu, é voltar a analisá-lo para rever as opções em aberto,....que sempre existem 😉
PS: Se fosse meu, dado o quadro que se lhe apresenta, retirava-lhe tudo o que é arames no imediato, o que interessa agora é sua recuperação/estabilização e não qualquer tipo de modelação....
Boa sorte.
Cptos.
Castro
Valeu Castro,
Vou retirar os arames amanhã mesmo e ver se ela se recupera. O importante é não desistir nunca.
Logo vou expor meus outros trabalhos, principalmente alguns yamadoris que estão brotando com toda força 😉
Vou retirar os arames amanhã mesmo e ver se ela se recupera. O importante é não desistir nunca.
Logo vou expor meus outros trabalhos, principalmente alguns yamadoris que estão brotando com toda força 😉
Adriano escreveu:Valeu Castro,
Olá Adriano
Atenção que aquela nota é/era "se fosse meu", não é de modo algum uma obrigação para se seguir caso não se sinta inclinado a tal, Ok 😉
Cptos.
Castro
Uma sugestão...
Apenas como sugestão, me parece que sua planta secou os galhos de um lado, o que pode ter sido um problema vascular fruto da compressão dos vasos condutores de seiva elaborada(floema) que se situam junto da casca. Ou o que acho pior, um ataque de fungos, muito comum nestas plantas.
Assim apenas como sugestão, já que vai retirar os arames, é fazer uma pulverização com sulfato de cobre,(aquele usado em tratamento de água de piscinas, só o sulfato de cobre), ele tem poder de evitar o ataque de fungos, mas apenas preventivo, e é um produto não tóxico.
Somente tenha cuidado com a dosagem, quanto mais diluído melhor o seu efeito.
Dosagem de 0,1 à 1,0% peso/volume: absorção rápida, em até 3 horas, principal efeito: nutricional.
Dosagem de 1,0 à 2,0%(máximo recomendado) absorção em 12 horas principal efeito: protetor.
Aplicar ao final da tarde, depois de uma irrigação.
Assim apenas como sugestão, já que vai retirar os arames, é fazer uma pulverização com sulfato de cobre,(aquele usado em tratamento de água de piscinas, só o sulfato de cobre), ele tem poder de evitar o ataque de fungos, mas apenas preventivo, e é um produto não tóxico.
Somente tenha cuidado com a dosagem, quanto mais diluído melhor o seu efeito.
Dosagem de 0,1 à 1,0% peso/volume: absorção rápida, em até 3 horas, principal efeito: nutricional.
Dosagem de 1,0 à 2,0%(máximo recomendado) absorção em 12 horas principal efeito: protetor.
Aplicar ao final da tarde, depois de uma irrigação.
Bem pessoal, é isso aí. Minha planta foi pro limbo 😢
Mas aprendi muito com ela e com vcs é claro e, com certeza, o conhecimento q adquiri vai ser de grande valia para futuros trabalhos.
Estou com diversas mudas e yamadori já em grande fase de brotação. Devo abrir um novo post pra cada planta ou crio um só com fotos de todas?
Mas aprendi muito com ela e com vcs é claro e, com certeza, o conhecimento q adquiri vai ser de grande valia para futuros trabalhos.
Estou com diversas mudas e yamadori já em grande fase de brotação. Devo abrir um novo post pra cada planta ou crio um só com fotos de todas?
oi Adriano
so pra dar uma ajuda...
pra torcer um galho forte, vc pode dar um corte na junta com o tronco, assim vc consegue a torcao
apliquei a tecnica em uma tuia jacare e foi 100%
mas o corte é superficial apenas
[]s
so pra dar uma ajuda...
pra torcer um galho forte, vc pode dar um corte na junta com o tronco, assim vc consegue a torcao
apliquei a tecnica em uma tuia jacare e foi 100%
mas o corte é superficial apenas
[]s
Valeu pela dica Lele.
O problema é que a minha planta já era 😢 secou todos os galhos e morreu.
Agora é partir pra outros trabalhos.
O problema é que a minha planta já era 😢 secou todos os galhos e morreu.
Agora é partir pra outros trabalhos.
Postagem
Adriano,
o ideal é abrir um tópico para cada planta; as referências a respeito de galhos, etc, são mais fáceis...
Um abraço.
Edson.
o ideal é abrir um tópico para cada planta; as referências a respeito de galhos, etc, são mais fáceis...
Um abraço.
Edson.
Valeu Edson,
Vou abrir novos tópicos 😄
Vou abrir novos tópicos 😄
Adriano
Como anda sua planta?
Ainda tens ela?
Como anda sua planta?
Ainda tens ela?
O juniperus já era, não aguentou. Na verdade o que ocorreu é q minha afilhada esbarrou no suporte onde ele estava e a derrubou, a espertinha pegou o vaso colocou no lugar quietinha e não me falou nada. Mas agora estou com dvs plantas. Estou esperando elas recuperarem do envase para poder postar as fotos.
Opa!!!
Pois é... Eu já perdi varias também...
Mas continuo tentando...
abraços...
Pois é... Eu já perdi varias também...
Mas continuo tentando...
abraços...