Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Espécie de juniperus

123
Adriano23/06/2008 18:54
E aí galera, Blz 😄

Aí vai as fotos após o trabalho de sinuosidade dos galhos:

Frente:

Frente vista de um ângulo superior:

Ápice:

A dúvida agora é a respeito do ápice, como aramá-lo, devo continuar com a sinuosidade ou reduzir o tamanho dos galhos e aguardar uma brotação?
Filipe Henrique23/06/2008 19:07
agora espera fih....
heheheh
não pode mais a planta .. ela não rebrota normalmente ok?!
abraços
Adriano23/06/2008 21:41
Valeu Filipe,

Concordo com vc, agora é esperar e ver como ela se comporta 😕 Vou deixar pra aramar o ápice após a sua recuperação.

Muito obrigado pelas dicas.
Alexandre S. Coelho23/06/2008 22:36
Adriano

Melhorou e muito!!!

Mais uma dica seria efetuar o movimento dos galhos na "saída" diretamente para baixo, sem deixar este arco que aparenta na foto de frente 😉
Veja neste desenho abaixo:

Desta forma fica mais natural ok.
Adriano24/06/2008 14:33
Valeu Alexandre,

O problema é q o 1º galho, o da esquerda, já está bem rígido, temo que ele se quebre ao forçá-lo 😲 O q devo fazer, aguardar novas brotações para q, se isto ocorrer, eu tenha uma nova opção ou forço ele com a aramação?
Filipe Henrique24/06/2008 15:30
brother
Faça um poco de cada vez....assim vc não quebra o galho!
use aqueles tensores, arames puxando amarrados na raiz ou na bera do vaso, e va puxando devagar. Vá almentando a tenção uma vez por mes ou de forma segura quando vc nota q aplanta já aguenta mais pressão...
vc vai acabar conhecendo os limites da sua planta.. mas treine em galhos sem importancia ok!?
rsrsrs
abraços
Adriano24/06/2008 21:28
Ok Filipe, vou começar a tensioná-los, claro q pelos galhos posteriores 😂

Bem, agora é aguardar e ver como o juniperus vai se portar.

Assim q tiver fotos de alguma mudança, tais como brotações ou melhor movimento dos galhos, posto novas fotos.

Valeu pelas dicas, esse tópico acabou virando um passo-a-passo - é incrível, por mais q a gente se intere do assunto com livros e matérias, sempre surgem dúvidas básicas que somente quem tem experiência prática pode esclarecer 😄
Alexandre S. Coelho25/06/2008 19:54
Adriano

As dicas de tracionamento do amigo Filipe são bem utilizadas, mas no caso que comentei anteriormente você terá que utilizar um arame mais grosso para realizar o serviço 😉 😄
Adriano25/06/2008 20:19
Ok Alexandre,

Realmente, tentei o tracionamento, mas devido a rigidez dos galhos maiores, não foi possível tracioná-los 🙁

Vou tentar a aramação com fio de cobre 6mm.
Adriano18/08/2008 22:00
E aí galera, blz
Estive meio ocupado com alguns projetos + sempre ligado no fórum.
Lamento dizer + o meu juníperu perdeu diversos galhos e o pior, somente de um lado.
Vejam só 😢

Agora é esperar as novas brotações e tentar outro estilo.
Alexandre S. Coelho19/08/2008 09:36
Adriano

É mesmo uma pena... mas as vezes a plantas nos surpreende e mostra um novo caminho ainda melhor 😉 😲 ❗
Filipe Henrique19/08/2008 12:19
ola amigo,
sinti sua frustração na pele por algumas vezes, para evitar que isso aconteça com exemplares onde não vale correr o risco de uma perda, principalmente em caso de coniferas é bom q deixe uma massa folhar relativamente densa ou..... agente já descobriu da pior forma oq acontece.
t+
Adriano20/08/2008 21:31
Realmente estou aprendendo através dos erros 😮ops: Acabei mexendo d+ nela e diminuí muito a massa foliar, pelo menos não a matei 😂
O tronco está bem verdepor baixo da casca, agora é aguardar novas brotações. Estou pensando em borrifar hormônio enraizante sobre ela, no rótulo do produto diz q se borrifado estimula a brotação, o que vcs acham?
Antonio Castro21/08/2008 08:14
Adriano escreveu:
Realmente estou aprendendo através dos erros 😮ops: Acabei mexendo d+ nela e diminuí muito a massa foliar, pelo menos não a matei 😂
O tronco está bem verdepor baixo da casca, agora é aguardar novas brotações. Estou pensando em borrifar hormônio enraizante sobre ela, no rótulo do produto diz q se borrifado estimula a brotação, o que vcs acham?

Olá Adriano
Eu também já o descobri dessa maneira 🙁 (tentativa&erro)... por isso agora fico um pouco apreensivo quando vejo fazer-se várias tarefas profundas ao mesmo tempo, ainda que a espécie seja excelente para se trabalhar.
É uma pena, mas serve com aprendizagem, no seu caso em concreto terá sido precisamente o desbaste da massa verde e possiveis interrupções do fluxo de seivas provocado por arames/ou torções, e ai...se o ramo secou, tratando-se da espécie que é (Junipero) em principio, desses ramos jamais voltará a rebentar ou seja ramo que não tenha escamas verdes jamais rebrota, por muitos hormonas que se coloquem.

Como a Alexandre referiu, é voltar a analisá-lo para rever as opções em aberto,....que sempre existem 😉

PS: Se fosse meu, dado o quadro que se lhe apresenta, retirava-lhe tudo o que é arames no imediato, o que interessa agora é sua recuperação/estabilização e não qualquer tipo de modelação....

Boa sorte.

Cptos.

Castro
Adriano21/08/2008 22:40
Valeu Castro,
Vou retirar os arames amanhã mesmo e ver se ela se recupera. O importante é não desistir nunca.
Logo vou expor meus outros trabalhos, principalmente alguns yamadoris que estão brotando com toda força 😉
Antonio Castro22/08/2008 08:40
Adriano escreveu:
Valeu Castro,
Vou retirar os arames amanhã mesmo e ver se ela se recupera. O importante é não desistir nunca.

Olá Adriano

Atenção que aquela nota é/era "se fosse meu", não é de modo algum uma obrigação para se seguir caso não se sinta inclinado a tal, Ok 😉

Cptos.

Castro
Leandro MM23/08/2008 09:24
Uma sugestão...
Apenas como sugestão, me parece que sua planta secou os galhos de um lado, o que pode ter sido um problema vascular fruto da compressão dos vasos condutores de seiva elaborada(floema) que se situam junto da casca. Ou o que acho pior, um ataque de fungos, muito comum nestas plantas.
Assim apenas como sugestão, já que vai retirar os arames, é fazer uma pulverização com sulfato de cobre,(aquele usado em tratamento de água de piscinas, só o sulfato de cobre), ele tem poder de evitar o ataque de fungos, mas apenas preventivo, e é um produto não tóxico.
Somente tenha cuidado com a dosagem, quanto mais diluído melhor o seu efeito.
Dosagem de 0,1 à 1,0% peso/volume: absorção rápida, em até 3 horas, principal efeito: nutricional.
Dosagem de 1,0 à 2,0%(máximo recomendado) absorção em 12 horas principal efeito: protetor.
Aplicar ao final da tarde, depois de uma irrigação.
Adriano03/09/2008 21:22
Bem pessoal, é isso aí. Minha planta foi pro limbo 😢
Mas aprendi muito com ela e com vcs é claro e, com certeza, o conhecimento q adquiri vai ser de grande valia para futuros trabalhos.
Estou com diversas mudas e yamadori já em grande fase de brotação. Devo abrir um novo post pra cada planta ou crio um só com fotos de todas?
lele_rj14/09/2008 02:45
oi Adriano
so pra dar uma ajuda...
pra torcer um galho forte, vc pode dar um corte na junta com o tronco, assim vc consegue a torcao

apliquei a tecnica em uma tuia jacare e foi 100%
mas o corte é superficial apenas

[]s
Adriano15/09/2008 20:16
Valeu pela dica Lele.
O problema é que a minha planta já era 😢 secou todos os galhos e morreu.
Agora é partir pra outros trabalhos.
edson060516/09/2008 10:23
Postagem
Adriano,
o ideal é abrir um tópico para cada planta; as referências a respeito de galhos, etc, são mais fáceis...
Um abraço.
Edson.
Adriano17/09/2008 15:07
Valeu Edson,
Vou abrir novos tópicos 😄
Marcio Vargas12/11/2009 13:10
Adriano

Como anda sua planta?

Ainda tens ela?
Adriano12/11/2009 17:25
O juniperus já era, não aguentou. Na verdade o que ocorreu é q minha afilhada esbarrou no suporte onde ele estava e a derrubou, a espertinha pegou o vaso colocou no lugar quietinha e não me falou nada. Mas agora estou com dvs plantas. Estou esperando elas recuperarem do envase para poder postar as fotos.
Marcio Vargas13/11/2009 07:51
Opa!!!

Pois é... Eu já perdi varias também...

Mas continuo tentando...

abraços...
123