Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

tem alguem do ES ai?!

12345
Rodrigo Zanchetta31/01/2011 13:34
Fala pessoas, pena que não vi o recado antes! Ocorreu o encontro?!

A Pedra da Cebola é aqui do lado de casa, pra mim teria sido ótimo...

Gostei muito da idéia dos encontros, inclusive do revezamento.

Já poderíamos ir marcando um próximo já que nem todos puderam participar desta primeira vez.

Abraços e boa semana!
André Luiz Santos31/01/2011 20:13
Fala Rodrigo!, nos reunimos sim, nos conhecemos, trocamos ideias...e tal, gostei muito.Mas num esquenta não, o nosso presidente Filipe, vai organizar algo breve!
Abraço!
Filipe Henrique01/02/2011 02:03
presidente, eu?!

esse apelido é do Alexandre! rsrs
e o proximo quem vai organizar é o Andre ai em aracruz, é bom que agente já sai e faz um yamadori

quanto ao nosso encontro, achei muito proveitoso, vai ser o 1º de muitos!

eu to trabalhando ainda...2 horas da matina...

mas vou postar as fotos essa semana, fui hj e vou novamente amanha cedo a aracruz a trabalho.

abraços
André Luiz Santos01/02/2011 20:17
Filipe, quero te agradecer pelo belo presente que me deu, gostei muito cara, por ser a mais baixinha da coleção ela esta fazendo um destaque danado aki, levei ela ate pra um amigo ver.Valeu véi!
Filipe Henrique03/02/2011 09:38
flw andre!

fico tranquilo, esta em otimas mãos!

😄 😄 😄

abraços
Rodrigo Zanchetta03/02/2011 17:57
Beleza galera...

então André estou no aguardo do próximo já!!

Felipe comentou no post da sua planta lá, pra marcarmos pro dia 25 né?!

Poderíamos centralizar aqui o bate papo que estávamos levando por lá e agendar essa reunião!!

Agente pode combinar de levar umas sementes, materiais que cada um tem e por aí vai!

Vou ver se faço umas fotos de uma planta que quero trabalhar e posto em breve para vcs já irem dando palpites...hehehe

Abraços
André Luiz Santos03/02/2011 19:59
No próximo sábado vou trocar idéia com um amigo, pretendo utilizar o viveiro dele, vou ver se ele estar de acordo, ai a gente deixa no esquema, e tem que ver se essa data da pra a maioria dos colegas comparecerem.
Abraço!
André Luiz Santos05/02/2011 21:09
O espaço ta certo, o lokal é muito bom.Basta agora marcar uma data com antecedência, e todos nos fazermos o possível para comparecer e fortalecer nossa arte, e garanto que é muito valido esses encontros.
Quem ta dentro???palavra de bonsaista???!!!!!
Filipe Henrique06/02/2011 00:37
eu vou!

na verdade dia 25 é sexta feira como bem lembrou o Romulo, pode ser sabado, dia 26?!

Andre, posta aquela foto que vc colou na minha pagina de scraps do orkut aki!

vlw
, abraços!
André Luiz Santos06/02/2011 13:08
Temos que ver se o pessoal anima nessa data, no dia 27 é a prova da Petrobras.
A foto é apenas da entrada da floricultura, o lugar é bom.

Pinus elliottii
Rodrigo Zanchetta18/02/2011 13:46
E ae pessoal...

só pra atualizar, como anda o nosso encontro pro dia 26, confirmado?!

Abraços
Rodrigo Zanchetta24/02/2011 10:11
Nada do encontro né?!
André Luiz Santos24/02/2011 19:59
Ninguém se manifestou, o Filipe ta acabando uns projetos, e esse mês eu to meio que garrado também, vamos deixar pra depois do carnaval.ok!
Abraço!
Filipe Henrique26/02/2011 13:13
è verdade andre,

no brasil as coisas começam a funcionar melhor depois do carnaval...

eu terminei oq precisava, querendo marcar alguma coisa é só avisar, mais tarde posto a foto da galera que compareceu ao 1º encontro de bonsai..

abraços
lorencini09/03/2011 21:49
novato de Cachoeiro
olá pessoal, sou de Cachoeiro de Itapemirim!

to começando agora com essa idéia de bonsai, nem tenho nada ainda, estou esperando por umas sementes de Acer que comprei na net.
esse fds tb devo colher umas mudas de jabuticabeira lá no sitio da minha familia, isso se até lá eu aprender como se faz isso kkkkk

se alguém quiser contato é só add aí no msn thiago.lorencini@hotmail.com
ou o orkut http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=715741573435338696&rl=t

estive lendo a respeito dos encontros, achei bacana a idéia

valeu galera
abraços
André Luiz Santos09/03/2011 21:59
Falando em encontro...Temos que marcar o próximo.
Pow... o FILIPE sumiu!!! to preocupado 🙁
João Paulo Batista Lyrio10/03/2011 16:51
Ae Lorencini,
seja bem vindo aqui você se sentirá em uma verdadeira sala de aula do bonsai.
Rapaz, ai pela sua regão tem um horto que a mulher está querendo acabar, já passei lá diverssas vezes, e ela tem muitas espécies boas para que possa iniciar, como por exemplo o ficus que é super excelente para iniciante.
Acho que é horto 2 irmãos, fica na avenida saindo de cachoeiro, onde tem o restaurante do sérgio e o sítio urtiga, ao fundo.
Grande abraço e sucessos.
lorencini10/03/2011 21:05
fala jão, blz?

acho que sei sim onde fica esse horto, na rodovia cachoeiro x frade;
vou tentar dar um pulo lá sabado a tarde.

com relação a uma planta para iniciar eu já sei oq fazer, esse fds estarei indo a casa da minha vó na roça e vou pegar um galho de jabuticabeira e tentar fazer estaquia, vamo ver se funciona! srsrsrsrs
e se eu encontrar também vou pegar uma caliandra

valeu a dica,
abraços
João Paulo Batista Lyrio11/03/2011 10:07
Muito bom Lorencini,
rapaz, só acho que sábado ela não abre não.
lorencini11/03/2011 10:43
João Paulo Batista Lyrio escreveu:
Muito bom Lorencini,
rapaz, só acho que sábado ela não abre não.

é o único horário que tenho disponível, trabalho com comércio e fica tenso de sair daqui, não dá tempo!

mas não tem problema, lá é próximo a entrada para a roça que vou sabado mesmo!!

to meio preocupado em não conseguir fazer a estaca de jabuticabeira enraizar, tem alguma dica para mim?
Marcos Castilho11/03/2011 12:32
Rapaz é difícil mesmo ela enraizar. Tenta conseguir uma muda já plantada e aí sim comece a trabalhar com ela.
lorencini11/03/2011 13:31
agora a pouco sai de casa em direção ao ponto de ônibus e reparei várias arvores na calçada, algumas com brotos dando raizes nos galhos.

se eu conseguir tira um broto desse do galho, e junto a sua raiz junto, eu posso planta-la num vaso?
com esperança em conseguir fazer a planta sobreviver tratando-a de maneira adequada?
Filipe Henrique12/03/2011 13:08
iaew Lorecini,
certinho?!

bem vindo ao espaço ai brother, pode me add se quiser
filipe.th@hotmail.com pessoal
hbonsai@hotmail.com bonsai
consult.est@hotmail.com trabalho consulturia em estatistica

pode mandar um email para filipe_praxis@yahoo.com.br que em respondo com algumas apostilas de bonsai em anexo! não é um conteudo muito rico mas da pra começar

na verdade não tenho entrado muito no msn tenho feito mais contato via skype
emdereço skype filipe.th

quanto sua pergunta, acredito q a arvore q vc se refere deva ser um ficus, é bem facil q ela brote ainda mais se este galho esta com bastante raizes penduradas, como conselho, sugiro q vc tire com um serrote um galho bem grosso e de preferencia com movimento.

assim vc pode economisar tempo.

plante na areia pura e pode deixar no sol salvo o sol de 10 as 14 horas

Andre, o proximo emcontro é vc quem marca brother!

diga hora e local que eu vou! 😄 😄 😄 😄

a menos que não seja viavel faze-lo ai, ai tomo as providencias pra mobilisar a galera aqui em vitoria em algum lugar!

abraços
lorencini13/03/2011 17:36
olá pessoal, dei uma volta na roça e achei essa jabuticabeira que estava cortada, mas ainda plantada.

como me falaram que não iriam deixa-la cresce, tomei a liberdade de retira-la do local.
coloquei-a dentro de uma sacola cheia da mesma terra do local de onde a tirei.

só não imaginei que ela estava tão funda na terra.
como podem ver nas fotos ela tem uma raiz grossa na sua parte inferior e um pouco mais acima tem mais raiz nascendo.

a sacola não era tão funda, então a parte onde as raizes estão nascendo estão fora da terra.

agora oq eu faço?

corto a parte debaixo da raiz e planto-a num vaso com a raiz q está nascendo?
misturando sua terra com esterco (galinha ou boi?) e regando-a com enraizador? adubando com farinha de osso?

ou corto encima deixo a raiz debaixo?

ela deve ter uns 30cm de altura, e a raiz que está nascendo no meio dela está na metade da planta.
e por cima tem pequenos galhos nascendo

e agora? oq vcs me recomendam?

estou aguardando a opinião de vocês que tem mais experiência, para então tomar as medidas necessárias da maneira mais correta e eficiente possível.

desde já agradeço a força
grande abraço
André Luiz Santos13/03/2011 21:52
lorencini, vamos lá...
1º Você deveria ter aberto um tópico especifico para sua planta, em "MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO", muitos não vão adivinhar que existe tal duvida aqui onde postou sua duvida.
2º Você deveria pedir ajudas dos colegas do fórum antes de retirar a planta, tirado fotos e postado suas duvidas, ao praticar um yamadori, você tem que ser dinâmico, ter tudo preparado, saber todos os procedimentos para não perder o exemplar, coisa muito errada tirar uma planta, postar suas duvidas, e ter que esperar que alguém acesse a net e responda o que fazer.
3º 99% que você irá perder essa planta, motivos:
*não é época adequada para tal procedimento(mas isso se forem tomadas algumas medidas cautelosas não teria problema).
*você tem que realizar cortes limpos nas raizes, não deixar as raizes mastigadas, lascadas...como ficaram as da planta, você deve usar uma serrinha ou serrotinho e uma tesoura bem afiada para fazer cortes perfeitos e passar alguma coisa para selar os cortes(pasta cicatrizante comprada ou caseira), todos esses cuidados com o corte devem ser tomados principalmente nas raizes mais grossas.
*sua planta quase não possui raizes finas, elas são as raizes vitais para a planta, elas são responsáveis pela alimentação, deveria ter verificado isso antes do yamadori, cara você tem que ter certeza que ela esta preparada para tal procedimento.
*E o principal, em um yamadori você tem que retirar a planta com um torrão de terra nas raizes, nunca tirar a planta com as raizes nuas, certos exemplares ate suportam tal procedimento sem o torrão, se recuperam bem, mas uma jabuticabeira... difícil!

O que resta fazer é plantar ela em areia de rio/lavada, não de praia, e esperar...

De coração...evite arriscar a vida de ser vivo assim, tem muita gente aqui no fórum afim de ajudar, basta você querer, e ter Paciência
Abraço!
12345