Flamboyant: debate sobre cuidados gerais
Deco-RJ20/06/2008 18:32
Flamboyant: debate sobre cuidados gerais
Olá a todos!
Tudo bem?
Não sei se este é o lugar mais apropriado, mas gostaria de chamar os colegas a um estudo comparado, por assim dizer, sobre o uso do flamboyant como bonsai. Vejo alguns amigos se aventurarem nesta seara, embora não haja informações específicas. Alguns reclamam de ausência de galhos; outros, justamente pelo excesso. Há consenso, porém, de se tratar de uma planta trabalhosa.
A meu sentir, por ser uma árvore existente em grande extensão territorial e de singular beleza, acredito que o debate seria proveitoso para incentivarmos o cultivo, bem como obtermos os pontos em seu cuidado. Afinal, perguntas comuns, como “qual o substrato ideal?”, “qual melhor época de adubação?”, “resiste bem a podas drásticas?”, “aceitam o uso de arames?”, “qual seria o melhor momento: em galhos novos ou mais antigos?”, entre tantas outras, claro, parecem não ter uma resposta delineada.
O que os amigos acham? Supondo que concordem com a idéia, sugerem algum tema mais específico para começarmos?
Abraço a todos!
joaoporto23/06/2008 09:41
Olá André,
O desafio desta planta reside basicamente em dois pontos, fora o concenso de que deve ser um bonsai de médio para grande, o tamanho das folhas é o grande desafio, é dificil diminuir o tamanho das folhas além de serem compostas, eu acredito que a exemplo do que já ocorre com o jacarandá é preciso um bom tempo envasado para conseguir brecar o tamanho das folhas.
um abraço
Paulo Ramos23/06/2008 10:35
Oi André!!!
Fora o tamanho das folhas, com citou o joaoporto, vejo também uma dificuldade em formar galhos, pois tenho algumas mudas com 7 ou 8 meses e só crescem no sentido vertical, distribuindo folhas para um lado e para o outro com vários foliolos, mas nada de galho. Sem galhos para formar uma copa semelhante a árvore adulta, não consigo ver a planta como um bonsai.
Outro dia vi um Flamboyant com aproximadamente 1,70 de altura, ele não tinha nenhum galho a não ser o apical sempre seguindo na vertical.
Ainda não fiz, mas acredito que depois de engrossar o tronco, o ideal seria fazer uma poda drástica para com isso tentar obter galhos através de uma nova brotação. Vou escolher uma de minhas mudas, colocar no escorredor e depois plantar no chão pra ver se tem um desenvolvimento melhor.
Foristas, postem suas opiniões sobre essa planta tão bonita e dificil de cultivar.
Abraço a todos!!!
Deco-RJ23/06/2008 11:52
João Porto e Paulo Ramos,
Tudo bem com vocês?
Tenho verdadeiro fascínio por esta espécie. Reparei que alguns colegas também se aventuraram neste caminho. Daí o tópico. Mas poucas são as informações e menores ainda são os exemplares já prontos. Aliás, quando a idéia é cultivo de flamboyant acredito que o único consenso está no porte, não é? Acredito ser quase inviável um bonsai desta espécie com menos de 30 cm.
Concordo com ambos ao afirmarem que uma das maiores dificuldades está no cultivo desta espécie está na forma e disposição das folhas. Há grande dificuldade em ramificar. Não sei se o mesmo ocorre com os colegas, mas a minha única muda (
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=9449 ) parece ter um pouco mais de galhos do que notei em outros trabalhos. Optei por um solo mais pobre, se comparado ao de outros colegas. Daí as perguntas:
a) é impressão minha ou em substratos mais ricos em matéria orgânica o crescimento tende a ser mais vertical?
b) o inverso é verdadeiro, ou seja, quando pobre em matéria orgânica ramifica mais?
c) como é o substrato de vocês?
Além disso, parecem amar o sol. A minha muda tem apenas 3 meses e já com 20 dias, aproximadamente, deixei ao sol pleno do Rio de Janeiro. Seguiram este procedimento também?
Espero que possamos formular uma uniformidade de conceitos sobre esta espécie e que possamos cultivá-la em maior escala.
Obrigado pela participação. Aguardo a opinião de vocês e dos demais amigos! 😉
Abração! 😄
Paulo Ramos23/06/2008 12:16
Oi André!!
Só uma correção, não sei se quando vc se referiu ao Paulo Ventura, acho que se referia a mim. hehehe. Sou o Paulo Ramos.
Quanto ao desenvolvimento do Flamboyant, acho que com calor e sol mais intenso ele se desenvolve melhor, agora na estação outono/inverno ele dá uma "freada".
Deco-RJ23/06/2008 13:20
Paulo Ramos,
Um milhão de desculpas, rapaz! 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Ao redigir a mensagem estava também no msn com um amigo chamado Paulo Ventura Ramos. Daí o engano. 😮ops: 😮ops: Desculpa o erro, meu amigo! Corrigirei agora.
Aproveitando o gancho, também notei que no inverno muitas folhas ficam amareladas e caem. Quanto ao substrato, qual utilizou?
Abração e, mais uma vez, desculpe o equívoco! 😮ops:
Filipe Henrique23/06/2008 13:35
Oi amigos virtuais,
adoro essa arvore tb.
postei a foto de uma aqui tb:
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=9449
eu tenho utilizado como substrato
20% perlita
20% humos
30% areia ornamental, dormolita de 3 a 5 mm
30% cacos de tijolo
e um pouquinho msm de pó de xaxim, tenho impressão q essa planta gosta de solos acidos
com esse substrato a planta tem reagido bem, apos uma poda drastica ela soltou varios brotos em varias direçoes, fiquei com medo de adubar e almentar muito o tamamho das folhas ... acabei perdendo alguns dos brotos.
creio q seja ideal aduba-la pra q isso não aconteça apos poda e depois se preocupar com o tamanho das mesmas ou com a distancia entre as gemas....
abraços
Paulo Ramos23/06/2008 14:14
Não tenho detalhado em porcentagem a quantidade dos elementos utilizados, mas coloquei argila, terra vegetal, pedriscos, areia e adubei com torta de mamona.
joaoporto23/06/2008 17:12
Olá Amigos,
Para formar os desejados galhos é preciso efetuar torção de tronco, é similar ao que se faz na paineira que também tem a mesma limitação.
um abraço
Deco-RJ23/06/2008 17:14
Olá a todos!
Tudo bem?
Não lembro das proporções exatas, mas acredito que em meu escorredor, que é de perfil baixo, tenha: a) pedras ao fundo; b) pedaços de carvão e cacos de tijolo. Juntos chegam a 10% do total do substrato; c) areia num total de 20%; d) terra adubada ocupando os restantes 30%; e) terra sem matéria qualquer adubo em torno de 40% do total.
No segundo mês, já foi necessário utilizar a mamadeira, pois havia raízes (muitas delas) saindo pelo fundo do escorredor. Detalhe: a minha muda fará 3 meses em 15 de julho.
Filipe, lembro que no tópico você alegou que sente dificuldades em obter brotações e que a passou para um vaso maior. Isto mudou com a mudança de vaso ou compôs um substrato diferente do que citou agora?
Tenho algumas outras perguntas, mas deixarei para momento oportuno. Senão, parecerá interrogatório. ehehe 😮ops:
Abraço a todos!
pauloventura23/06/2008 18:42
Amigo Deco!
Concordo plenamente com as conciderações dos colegas sobre as
dificuldades no cultivo do Flam como bonsai ,por isto a importancia de
se debater sobre esta sem duvida belíssima espécie,no meu caso tambem
estou tendo as mesmas dificuldades.No for/minha arvore e sua opinião
PGN 3.postei um flam que venho trabalhando onde coloco como o tenho
conduzido e tambem varias colocações dos amigos foristas que achei
interessantes, se quizer de uma olhada.ok.
G abraço.
pv
Filipe Henrique23/06/2008 19:12
Oi Paulo,
belissimo exmplar o seu, concerteza vc tem uns 'MACETES" PRA nos passar
😄
para os afixionados em FLAN...vale a pena dar uma olhada NO EXEMPLAR Do PAULO VENTURA
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=9223
Deco,
não mexi no torrão apenas plantei em um vaso maior .. mative o substrato.
e esse substrato msm em um vaso pequeno já havia mostrado melhoras.
pode interrogar fih.. se eu souber responder agente está en casa!!!
TECNICA KAMIKASE:
http://www.atelierdobonsai.com.br/orlando.html
abraços,
pauloventura23/06/2008 19:37
Filipe caro amigo
Não tenho muitas dicas não, apenas o que coloquei la no tópico que é
o que fiz até agora, na primavera farei mais algumas interferencias
caso os resultados sejam positivos com sertêza postarei aqui, ok
Pv
Deco-RJ24/06/2008 15:12
Olá a todos!
Tudo bem?
Filipe, gostei muito do tópico e texto que citou. Para ser franco, não tenho coragem de realizar a técnica kamikaze, não. eheh Acredito que já leu este link
http://www.atelierdobonsai.com.br/phpbb/viewtopic.php?t=744&postdays=0&postorder=asc&start=0 De qualquer modo, a releitura é sempre bem-vinda.
Ventura, acho que tem muito a ensinar, sim. Afinal, seu trabalho está bem desenvolvido.
João e Paulo Ramos, chegaram a ler a matéria?
Ainda sobre o substrato utilizado no cultivo de flamboyant, acredito que tendem a ser pobres em matéria orgânica. É isso mesmo ou só mera impressão?
Se me permitem avançar um pouquinho em nossa conversa, faço regas apenas quando a superfície da terra está seca ao toque do dedo. Em média, dá uma vez ao dia. Sei que a quantidade de água varia conforme o clima da cidade, substrato, etapa de desenvolvimento da planta, entre outros fatores. Ainda assim, resta a pergunta: é uma planta pouca exigente no que tange a água?
Qual a opinião dos amigos?
Abraço a todos!
Paulo Ramos24/06/2008 15:27
Paulo Ramos24/06/2008 15:59
André, eu já havia lido aquela matéria sobre a técnica do kamikase, é interessante, minhas plantas ainda não tem estrutura para fazer aquele processo, pois o tronco deve ser mais grosso.
Essa matéria aí do Ratto também é show. Eu gostaria de ver fotos atuais do Flamboyant dele.
Abraço.
Filipe Henrique24/06/2008 21:08
se tiver q aramar é bom q seja com ela bem nova ou com um galho q ainda vai engrossar bastante... pois ela marca muito facilmente.
abraços
Franz Lopes28/06/2008 11:35
Olá amigos,
Também tenho me aventurado com o cultivo desta espécie, todas minhas mudas foram plantadas de semente.
Minha dificuldade está no crescimento vertical pronunciado dos flamboyant. E minha estratégia está sendo em permitir este crescimento até que seja possível uma poda drástica.
Este será um risco que creio que terei que correr se quiser dar uma forma proporcional entre tronco/copa, visando à formação de um futuro bonsai.
Vários colegas já publicaram que obtiveram bons resultados após poda drástica. Já tentei a aramação, mas interrompi, pois logo percebi que os caules não iriam suportar. Ainda tenho dúvidas quanto ao uso de tracionamento nos caules das mudas, apesar do sucesso de alguns colegas com essa técnica.
Como substrato, não tenho sido muito rigoroso com esta espécie, tenho até variado. Sempre na busca de uma mistura entre pedriscos e terra vegetal, em todos os casos, minhas mudas responderam bem.
Para mim o vantajoso desta espécie, é que ele parece se adaptar bem a ambientes interiores, as minhas não ficam a sol pleno e parecem não terem sentido falta disso.
O que me atrai mesmo é o excelente resultado que se pode obter com um flamboyant como bonsai. Podem dar exemplares belíssimos.
Abraço a todos.
Franz Lopes
Paulo Ramos29/06/2008 10:40
Formação de galhos
Outro dia, em um local que tem vários Flamboyant adultos, eu estava observando uma que foi cortada bem perto do chão. O detalhe é que ela estava com vários galhos que brotaram após a "poda drástica". Devido a grande dúvida de como formar galhos, já que as mudas só crescem verticalmente, se naquela árvore adulta, com tronco bem formado, brotaram vários galhos, acredito que em nossas mudas, para conseguirmos uma formação de galhos e posteriormente uma boa copa, o ideal seria deixar crescer até que o tronco obtenha um bom diâmetro e assim fazer um poda radical cortando o galho apical a uma altura desejada para bonsai. Acho que, pelo que observei em relação ao crescimento de minhas mudas no outono/inverno, o ideal seria fazer a poda radical no início da primavera. Com certeza a brotação seria imediata e com crescimento rápido durante a primavera e o verão.
Abraços!!!
Marcos Castilho29/06/2008 15:35
E aí Paulo legal sua planta B. Como conseguiu entortar o tronco daquele geito??? Que arame usou??? Também tenho um Flam. Gosto dessa espécie.
Paulo Ramos02/11/2008 22:43
Galhos que brotam após a poda radical.
dori04/11/2008 00:08
Sobre Flamboyant eu penso:
Já viram um flamboyant que cresce no meio da floresta?
A gente se acostuma em vê-los com a copa aberta, imensa nas praças e parques das cidades.
No meio da floresta, o Flamboyant crece rumo às nuvens, vai tomar sol lá no topo da floresta. eles são árvores com troncos imensos que só ramificam lá em cima.
No meio da praça, o Flamboyant abre bem a copa pra aproveitar bem a abundância de luz e sombrear suas raizes.
As raizes do Flamboyant crescem rasas, portanto estão acostumadas a desenvolverem em terra de solo raso.
com trabalharia com um flamboyant:
Plantaria desde a semente, mudas boas já germinam boas.
escolheria as melhores mudas.
Plantaria-as no centro de bacias furadas no fundo e nas laterais, com uma camada de 2cm de areia grossa e telha triturada no fundo.
Acima dessa camada uma camada de 4 a 6 cm de areia grossa telha triturada e esterco curtido ou composto orgânico em partes iguais.
Deixar em local de máxima exposição solar direta.
manter sempre úmido.
quando ele tiver um tronco com cerca de 2cm de diâmetro pode começar a ser trabalhado.
Não importa a altura que a muda tenha até esse momento. também não importa que não tenha galhos.
dori04/11/2008 00:09
errei. desculpa, mandei a msg 2x sem querer
npacheco08/11/2008 19:08
Dori, exatamente como procedi.
Tenho 1 que comecei a trabalhar há pouco tempo, depois de engrossar o galho principal até uns 3 cm.
Dei uma poda radical recentemente, associada a poda das raízes, e inclinei o galho no transplante.
Me inspiro em árvores adultas q vejo em alguns locais da cidade (RJ), com copas baixas e amplas, sem muito crscimento vertical.
Percebo na minha q após essa última poda, o tamanho das folhas diminuiu muito. To sem fotos pra postar, mas vou ver se providencio umas aqui.
Paulo Ramos18/11/2008 15:57
Enxerto
Observando um Flamboyant florido, pensei: será que se enxertar um galhinho de uma árvores adulta, nossas jovens plantinhas irão florescer ainda nova?
Foristas que entendem de enxertia, opinem por favor.
Abraços!