Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Flamboyant: debate sobre cuidados gerais

12
claudiojsferreira05/02/2010 15:57
ressuscitando tópico!
Materia muito interssante trazendo lá do fundo do baú p ver se surgem novas postagens e eu possa acompanhar este!
Salo05/02/2010 18:21
Olá Claudio,
Estou tentando domar uma muda de flamboyant amarelo de +- 1 ano, ele está ramificando muito bem somente com podas de ápice e desfolhas.
Dá uma olha no tópico dele
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13548

Eu tenho algumas sementes de flamboyant amarelo comigo, como você é meu vizinho fica fácil pegar, mas caso algum outro colega queira posso mandar pelos Correios. Só que não tenho muitas, e elas não são muito novas, podendo não germinar, a árvore de onde eu pegava as sementes infelizmente morreu.

Att,
Salo
Fred Rodriguez06/02/2010 15:32
Bem amigos bem a calhar a esplanação do assunto a +- 1 ano atras plantei umas sementes de flan como fiquei um tempo afastado muitas morreram sobrou uma o problema era não surgia galhos como já foi citado porem um dia resolvi dar uma torturada e o que aconteceu???
começou a emissão de galhos o substrato tem areia e materrial organico adubo com cama de frango rega 1 vez ao dia
vamos as fotos

vou dar uma radical e tracionar esses galinhos e veremos
espero ter colaborado

claudiojsferreira06/02/2010 17:10
Thank's
Salo escreveu:
Olá Claudio,
Estou tentando domar uma muda de flamboyant amarelo de +- 1 ano, ele está ramificando muito bem somente com podas de ápice e desfolhas.
Dá uma olha no tópico dele
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13548

Eu tenho algumas sementes de flamboyant amarelo comigo, como você é meu vizinho fica fácil pegar, mas caso algum outro colega queira posso mandar pelos Correios. Só que não tenho muitas, e elas não são muito novas, podendo não germinar, a árvore de onde eu pegava as sementes infelizmente morreu.

Att,
Salo

Respondi lá no tópico!
daniel pipolo14/03/2011 19:01
ola pessal estou tendo um problema com veto( acredito eu ) alem de depois desses pust meu flanboyan esta pior , secan do alguns galhos

se poderem dar uma olhada eu ficario muito feliz
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17324&highlight=

O flanboian pode ser cultivado dentro de casa... perto de uma janela....

http://www.megaupload.com/?d=DVWD871L
Cleuber25/08/2011 19:47
Galera, acho que está na hora de nos juntarmos e dar mais atividade a esse tópico, tenho visto que muitos dos colegas já estão trabalhando com essa espécie há algum tempo, tendo obtido resultados inspiradores. Sugiro, fazer internamente nesse tópico um "Minha árvore e sua opinião" só dosa nossos flamboyants, especificando o tratamento que estão ás plantas.
Elenildo abreu08/05/2012 13:08
quanto tempo depois de nascido o flam posso começar a podar ?
isso e tem um tempo certo?
MarcoBonsaiPoa08/05/2012 14:48
Bonsai
Eta plantinha complicada está!

Quando são novas, finas, o fruto da poda será somente um broto, quando acontece de vir dois, um cresce mais que o outro e rouba toda a energia pra sí, vindo a secar o outro.
Minha sugestão: cresceu, engrossou...podar; brotou... Abra um broto para cada lado, mantendo-os na mesma altura e controlando com pequenas podas para que nem um dispare na frente do outro, dê movimento com arame no início do galho e deixe cresçer e engrossar, quando for fazer apoda de novo já estará com movimento, ae começa tudo de novo. Não cheguei lá ainda, mas creio que a repetição do processo com as adubações necessárias isto ficará mais fácil de ramificar de acordo com a maturidade que a planta vai adquirindo. Não é uma planta pra se amontoar com outras, deve ter seu lugar exclusivo ao sol pleno. Já matei umas quinze, mas agora vai 😄
MarcoBonsaiPoa08/05/2012 14:59
Bonsai
Acrescentando...

O substrato que tenho usado com êxito é composto de 60% de turfa e o restante de areia grossa de rio, ambas peneiradas com ausênsias totais de granulos inferiores a 2mm! Portanto bem drenante e arejado, as raízes tomam conta em um ano se for vaso raso, se for grande sugiro podar de agosto a novembro pra quem mora no sul no máximo em dois anos para aumentar a densidade delas em mais que o dobro, aumentando assim sua capacidade de alimentação e automaticamente a de desenvolvimento...abç
Ricardo L C08/05/2012 17:13
MUITO ESCLARECEDOR ESSE POST.
TBM ESTOU COM UMAS 8 MUDAS AQUI, SENDO Q UMA DELAS DISPAROU EM SEU CRESCIMENTO.
ELA ESTA COM 5 MESES, O TRONCO ESTA UM POUCO MAIS GROSSO QUE UMA CANETA.

MINHA IDÉIA É, QUANDO INICIAR A PRIMAVERA FAZER UMA PODA PRA VER SE CONSIGO RAMIFICAR ELA.

ABÇ
MarcoBonsaiPoa08/05/2012 23:20
Ricardo, blz!?

Está sua pode receber um movimento com arame no tronco e deixar crescer... se optar por podar agora na primavera, conseguirá um broto, com muita sorte dois e atrasará o engrossamento do tronco; sugiro deixar crescer até a primavera de 2013 e enquanto isso vç pode passar ela para um espaço maior e substrato bem drenante e adubar bem até lá...verá o que vai crescer e engrossar até lá!

abç!
Elenildo abreu09/05/2012 07:22
muito boas sua dicas ja adianta meu lado de ficar tentando acertar muita coisa sobre ela valeu.... continue sempre ajudando os amigos do bonsai...ok
Ricardo L C09/05/2012 08:14
OPA BLZ.

A MINHA IDÉIA DE PODA-LÁ NA PRIMAVERA É BASEADA NA GRANDE DIFICULDADE DE CONSEGUIR RAMIFICAR QUANDO MAIS ADULTA.
MAS FALANDO COM O ÉLIO EM UM OUTRO TOPICO , ELE TBM ME SUGERIU ISSO DE ESPERAR MAIS.
VLW PELA DICA.
12