Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

PITANGA ENXERTADA

12
GERALDO INOCÊNCIO06/09/2008 20:24
PITANGA ENXERTADA
Olá Pessoal,

gostaria de mostrar o resultado de uma pitanga enxertada. A frutificação é precoce e abundante. Nenhuma das outras pitangas de minha coleção possui uma frutificação assim.

Foto 1:

Frutos no detalhe:

Do amigo Geraldo Inocêncio
Alexandre S. Coelho07/09/2008 15:08
Geraldo

I-M-P-R-E-S-S-I-O-N-A-N-T-E 😲 ❗ ❗ ❗

Parabéns!!!
Franz Lopes07/09/2008 20:00
Que frutificação incrível!!! 😮

Parabéns amigo Geraldo...

Franz Lopes
GERALDO INOCÊNCIO07/09/2008 20:33
Oi amigos,

Obrigado pela gentileza. Espero que os amigos se sintam motivados a fazer mais enxertos, pois os resultados são ótimos. Realizei um enxerto em piracanta e ela começou a frutificar agora com diâmetro inferior à metade de um lápis e uma altura de cerca de 12 cm. Logo postarei as imagens dela. Imagino que de futuro esta planta deverá dar um show de frutificação, pois apesar da precocidade todos os seus galhinhos estão saindo flores. Tenho outras píracantas com troncos de grosso calibre e que ainda não floriram. A enxertia sem dúvida melhora muito a produtividade da planta.

lubisomem0108/09/2008 18:42
Coisa linda Geraldo, parabens, qual o tipo de enxerto que vc fez?
GERALDO INOCÊNCIO08/09/2008 21:58
lubisomem01,

O enxerto é por garfagem. O ideal é enxertar quando o diâmetro do galho gira em torno de 2 a 3 mm. Quando o galho vai engrossando dificulta o enxerto. Veja o passo a passo do enxerto em

http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html
no tópico enxertia.

nabase11/09/2008 21:03
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: 😮 😮 😮 😮

Fiquei verde e Boquiaberto com esta frutificação.

Simplesmente fantástico este trabalho, Geraldo.

Parabéns!! 😛
Diego Santana12/09/2008 07:15
Geraldo coletei umas 20 pitangueiras que estavam em baixo de uma matriz, que tbm coletei, gostaria de saber se estas mudas carregam o mesmo potencial da "mae" que frutificava muito, nao tenho experiencia com a especie, nem mesmo o melhor tipo de solo, gosta de muita ou pouca agua?
Sol direto?

MUITO LINDA SUA PLANTA...................
Alberto Alves12/09/2008 18:29
Que delícia 😛

Parabéns!

Geraldo só uma dúvida aqui:
Qual especie voçe usou para o cavalo e qual especie vc usou para o cavaleiro?

abraço
Antonio Castro12/09/2008 19:04
Olá Diego

diegosanta049 escreveu:
....coletei umas 20 pitangueiras que estavam em baixo de uma matriz, que tbm coletei, gostaria de saber se estas mudas carregam o mesmo potencial da "mae" que frutificava muito...

Regra geral a reprodução generativa não carrega consigo as caracteristicas da planta mãe, para isso é preferivel optar pela vegetativa...

Cptos.

Castro
Antonio Castro12/09/2008 19:08
Caro Geraldo

Muitos Parabens pelo exemplar, pela coragem e por o partilhar 😉

Ficamos a aguardar mais evoluções....

Tudo de bom

Cptos.

Castro
GERALDO INOCÊNCIO13/09/2008 07:07
Oi pessoal,

Grande abraço a todos e muito obrigado pelo carinho. Quanto à reprodução por sementes, como o Castro diz pode não reproduzir o potencial genético da planta mãe. A enxertia ou a reprodução vegetativa (estaquia) estas sim, pois é uma clonagem e traz exatamente as características da planta mãe. No caso das pitangas como a reprodução por estacas é mais difícil, uma boa opção é a enxertia. A pitanga aceita a enxertia muito bem. Na hora de escolher o garfo (a parte de cima) escolha plantas com bom potencial de frutificação. Os cavalos (a parte de baixo) podem ser feitos de sementes ou mudinhas retiradas embaixo da planta mãe. Podem ser enxertadas ainda bem fininhas que pegam muito bem. O enxerto é por garfagem.

Alcides Junior13/09/2008 07:56
Como já disseram acima.... I M P R E S S I O N A N T E.....
Tenho certeza que todas as explicações foram muito úteis.
Ivanil Pimentel Vieira20/09/2008 17:15
Grande Geraldo,

fico feliz em ver mais um excelente trabalho produzido por vc. 😂

Vemos que os bons resultados em bonsai não são limitados, pelo contrário, estão ai ao nosso alcanse, só bastando nossa dedicação.

Amigo, parabéns ❗

Abaços - Ivanil
Marcos Castilho01/10/2008 20:26
Geraldo muito lindo amigo que raridade né??? Pitanga frutificando é muito lindo mesmo. Agora me ajuda aí a Pitangueira tem aquela danada da raíz pivotante??? Vou realizar um Yamadori por isso a pergunta. A planta tem cerca de 27 anos.
GERALDO INOCÊNCIO03/10/2008 06:57
Marcos,

Seria prudente realizar uma sangria nesta pitanga antes de retirá-la. A pitanga tem raízes fortes e pela idade da planta já estarão bem grossas. Se você retirá-la sem uma sangria é quase certo que vai causar a morte da planta. Eu retiro pitangas com idade aproximada de 10 anos e às vezes elas levam em torno de 4 meses dentro de uma estufa para brotar. O índice de perda é grande.

Marcos Castilho03/10/2008 12:13
Geraldo pode me esplicar melhor o que seria essa sangria na pitangueira???
GERALDO INOCÊNCIO04/10/2008 07:09
Marcos,

A sangria consiste em abrir um sulco em volta da planta aproximadamente a 15 cm do tronco e enchê-lo com matéria orgânica misturada com areia grossa. Cubra este sulco com serragem grossa ou folhas para manter a umidade e regue sempre. Dentro de aproximadamente 3 meses haverá um grande número de raízes neste sulco o que possibilitará você retirar a planta com pouco risco.

Marcos Castilho04/10/2008 11:35
Amigo Geraldo e quando eu retirar a planta, onde eu escavei a terra não estará firme e as raízes irão se desprender da terra com facilidade. Corre esse risco né??? Mesmo assim a chance de pega pela, sua experiência, é maior???
GERALDO INOCÊNCIO05/10/2008 06:27
Marcos,

Dependendo do tempo de enraizamento isto realmente pode acontecer mas é só manter as raízes úmidas evitando o ressecamento até o plantio. Você pode envolvê-las em um pano úmido ou mesmo molhá-las.

Rogério07/10/2008 23:13
Amigos,
Toda vez que o Amigo GERALDO INOCÊNCIO coloca um tópico no "ar" eu corro para ver... 😂 😂 😂
É sempre de encher os olhos e de elevar o conhecimento com suas dicas e matérias.
Dessa vez não foi diferente.
Parabéns amigo GERALDO INOCÊNCIO e por favor continue nos maravilhando com suas postagens.
Abraços
Rogério.
GERALDO INOCÊNCIO08/10/2008 20:47
Obrigado ao Rogério e aos amigos, o intuito de minhas postagens é sempre de ajudar, com base na vivência e experiência de mais de 35 anos no cultivo de plantas ornamentais.
Grande abraço a todos.
Paulo Ramos13/10/2008 15:14
Caro Geraldo, o Rogerio está coberto de razão, seus post's são muito bons, pensou Bonsai de frutífera, pensou Geraldo Inocêncio.
De umas semanas para cá, aqui no trabalho, no horário de almoço, sempre saimos para caminhar e as vezes vamos até uma Pitangueira. Hoje, depois de comer bastante pitanga 😄 , falei para uma amiga, "mais tarde vou enviar uma pergunta para um bonsaista sobre pitanga."
Seguinte Geraldo, duas perguntas:
1) Você disse que essa Pitangueira da foto é objeto de enxerto. Se eu fizer um bonsai através de Yamadori, de uma árvore que já esteja produzindo, ele vai produzir tal qual esse que foi feito enxertia??

2) Se eu cortar um galho da Pitangueira, descascar um pouco na ponta, e fincar em uma lata com areia e regar com hormônio enraizador, será que brota???? E se brotar posteriormente dará frutos?? ( 😮ops: ih, fiz 3 perguntas...rsrsrs)
Desculpe escrever tanto....
Abraços!!
Marcos Castilho13/10/2008 19:29
Fala Paulinho. Amigo Pitanga por estaca até que brota o difícil é emitir raízes. Acho mais complicada que jabuticabeira, mais vamos esperar o amigo Geraldo dizer algo a respeito.
GERALDO INOCÊNCIO13/10/2008 20:23
Paulo e Marcos,

Tenho mais de 10 bonsai de pitanga e nenhum produz igual à enxertada. O que eu pude observar ao longo do tempo é que a planta enxertada parece reservar a sua energia mais para a produção de frutos do que para o crescimento. Normalmente ficam plantas mais baixas, não brotam com tanta intensidade como as não enxertadas mas quando chega a hora de produzir frutos ela dá um verdadeiro baile nas outras. Estou produzindo mudas de jabuticaba visando um futuro enxerto, quem sabe consigo também bons resultados com a jabuticaba. Quanto à estaquia de pitanga é como o Paulo disse o enraizamento é difícil. Cabe notar porém que a pitanga cresce muito rápido a partir da semente e possibilita uma boa educação do tronco com boas curvas. Se quiser um crescimento rápido plante em vasos bem grandes ou no chão e vá educando a planta até atingir o diâmetro de tronco desejado.

12