tintas para pintar vasos de bonsai
ines01/07/2005 13:20
tintas para pintar vasos de bonsai
Ola a todos..
Sou de portugal e estou a começar a fazer vasos para bonsai.. Gostaria depois de os pintar, mas as tintas que por aqui encontro são demasiado brilhantes e por isso não são adequadas para os vasos de bonsai. Alguém me sabe informar de um site em que vendam tintas?
Obrigada
Ines
Fábio01/07/2005 14:53
tintas
Talvez o Sami possa te ajudar.
Boa sorte!
ines01/07/2005 17:38
Sami: será que me pode ajudar??
Illex01/07/2005 22:51
Ines,
Creio que o Sami irá demorar para responder... acredito que ele esteja no encontro em Mandaguari-Pr... tente ver com outros foristas. T+.
Átila02/07/2005 01:30
Tintas para pintar vasos de bonsai
🙂 Olá Ines, enquanto o Sami não te responde, posso "tentar" te passar algumas dicas. De que são feitos seus vasos? Cerâmica? Cimento? Se forem de cimento, no meu caso, costumo usar tinta látex acrílico com acabamento semi-brilho ou fosco, encontrada em qualquer loja de tintas. Você pode aplicar de 2 a 3 demãos com intervalos entre demãos de +- 1 hora ( depende da temperatura ambiente) Deixe secar bem depois aplique 2 demãos de verniz a base d'água, ou comum mesmo, a vantagem do base água é a baixa toxidade. procure evitar tintas sintéticas ou esmaltes. Agora se for de cerâmica... Cadê o Sami???
ines03/07/2005 12:27
os vasos que fiz sao de ceramica.. e talvez as tintas utilizadas no cimento não sirvam para a ceramica.. mas obrigada pela ajuda 😉
Illex03/07/2005 13:37
Olá Ines,
As tintas para vasos de Bonsai sao a base de Oxidos que sao passados antes da segunda queima, por exemplo oxido de cobre, para co azul e assim por diante. Quem poderia te dar essas informações mais detalhadas seria o nosso amigo no Bonsai em São Paulo, o Sergio Siqueira que ja tem alguma experiencia com isso. Tinha o seu endereço e telefone ate pouco tempo, mas me parece que mudou, acredito que algum colega aqui do Forum saiba para te passar, ai voce poderá conversar co ele sobre esse assunto. T+.
Abraços:
Illex
SAMI KHOZAM04/07/2005 20:09
Oi Ines
Cheguei hoje do evento de Mandaguari (cidade que fica no estado do
Paraná), por isso não lhe respondi antes.
Para poder lhe dar uma orientação preciso saber a que temperatura vc queima, que tipo de forno se é eletrico, gas ou lenha (?), se tem alguma Multinacional de produtos ceramicos. Para cada situação é um tipo de esmalte.
[]s
Sami
Angela Fernandes05/07/2005 00:32
Querida Inês !!!!!!!! 😂 😂 😂
Muito prazer !!!!!!!!!!1 😄 😄 😄
Que bom que o ceramista Sami já retornou de Mandaguari.... ele pode lhe dar todas as dicas possíveis e não se furtará de ensinar tudo !!!!!! 😄 😄 😄 Ele, o Sami é FERA mesmo !!!!!!!
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Antonio Castro05/07/2005 19:22
Olá Ines
Por acaso, não é a "cara metade" do meu amigo Márcio 😲 ???
Cptos
Castro
ines09/07/2005 11:11
Illex : Se me conseguir arranjar o e-mail do Sergio Siqueira ficava agradecida.
Sami : O forno é electrico e a queima do barro é a 1180 º C. O forno nao é meu e a responsavel pela queima informou-me que as tintas cozem a 900 º C. Nao tenho nenhuma multinacional de produtos de ceramica... Estou apenas a tentar criar alguns vasos para bonsai e plantas de enfase ... 🙄
Antonio Castro : há coisas que não dá pa esconder não é? 😮ops:
Obrigada a todos e mais ajudas e informações são bem vindas ..
SAMI KHOZAM09/07/2005 16:29
Oi Ines
980ºC é uma temperatura muito baixa p/ vasos de bonsai.
1 180 é um pouco melhor. Acredito que a pessoa responsavel
pelo forno, deve conseguir esmaltes que queimam a uma temp.
mais alta no mesmo lugar onde conseguiu o esmalte de baixa temp.
Cuidado com esmaltes de baixa temp. , pois na sua maioria
contem oxido de chumbo, e metal pesado qdo absorvido não é
eliminado pelo corpo (alguem da medicina do trabalho pra nos
explicar melhor?).
Vamos aos caminhos, procure uma escola, acho que em Lisboa
chamada Arco, tem site na internet, eles tem um atelier de
cerâmica muito bom, com fornos otimos, procure saber como
eles fazer para adquirir matéria prima p/ esmalte. E não
esqueça que a argila deve sempre estar em sintonia com todo
processo de queima, senão o esmalte pode soltar, vaso trincar
no fundo etc..etc..etc.. Espero não ter atrapalhado.......
Boa sorte
Sami
Angela Fernandes09/07/2005 21:02
É isto ai Inês !!!!! 😂 😂
Olha o amigo Sami já dando suas aulinhas, seus "sapateados" na arte que ele sabe como ninguém !!!!!!!
Já que ele começou a dar as dicas......... VAI FUNDO !!!!!!!! EXPLORA !!!!! PEÇA ORIENTAÇÕES !!!!!!!!!
Aproveita menina !!!!!!!!!! 😄 😄 😄
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
SAMI KHOZAM09/07/2005 22:53
Oi Angela
Sempre dando uma força, valeu
Beijos
Sami
ines10/07/2005 10:04
sami: não entendi muito bem essa questao dos oxidos de chumbo.. 😮ops:
❓ as tintas que você usa são de que marca e composição?
❓ devo aplicar primeiro uma tinta para impermeabilizar o vaso e só depois a tinta de cor ou a mesma tinta impermeabiliza e pinta simultaneamnte?
❓ nos vasos para plantas de enfase devo pintar o vaso também por dentro?
❓ devo entao tentar encontrar tintas que queimem a uma temperatura de aproximadamente 1180ºC, né?
Desculpe tantas perguntas.. 🙄 mas sou mesmo uma principiante no fabrico de vasos.. e até agora a unica coisa que fiz foi fazer vasos e cozer no forno.. A minha preocupação agora é pinta los, e nesse campo ´não entendo mesmo nadinha.. 😕
Obrigada..
😄
Antonio Castro10/07/2005 12:53
Olá Inês
😄 😄 mundo pequenino esse 😄 , cptos ao Márcio 😄 ...ele já chegou do curso de Serralves, era agora, não era???
Quanto á cerâmica, não haverá uns livros na "Bertrand" acerca do tema. Eu comprei um, acerca de trabalhos em madeira com máquinas tipo a "Dremel", para ficar a saber quais as potencialidades da máquina.
"POWER TOOLS for Woodcarving" de David Tippey com o excelente preço de 4.40€.
Pode ser que tambem exista lá algo sobre cerâmica.
No 2.º link desta "msg" tambem tem um exemplo de execução de vasos.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=1028
[ ]s
Castro
Mmeruje10/07/2005 17:20
EIh Castro... Nao fui so eu que fui a Serralves.. Estivemos la os dois... As fotos estao no site da luso-bonsai 🙂 ... 5 *´s mesmo 🙂
Ja conheciamos o site 😉
Cumprimentos para ti e para os restantes membros.
ines10/07/2005 19:25
Antonio.. eu realmente procurei livros sobre ceramica na bertrand no porto.. mas não encontrei nada.. 😢 é pena.. porque um bom livro talvez me tirasse muitas das minhas duvidas..
SAMI KHOZAM10/07/2005 22:45
ines escreveu:
sami: não entendi muito bem essa questao dos oxidos de chumbo.. 😮ops:
❓ as tintas que você usa são de que marca e composição?
❓ devo aplicar primeiro uma tinta para impermeabilizar o vaso e só depois a tinta de cor ou a mesma tinta impermeabiliza e pinta simultaneamnte?
❓ nos vasos para plantas de enfase devo pintar o vaso também por dentro?
❓ devo entao tentar encontrar tintas que queimem a uma temperatura de aproximadamente 1180ºC, né?
Desculpe tantas perguntas.. 🙄 mas sou mesmo uma principiante no fabrico de vasos.. e até agora a unica coisa que fiz foi fazer vasos e cozer no forno.. A minha preocupação agora é pinta los, e nesse campo ´não entendo mesmo nadinha.. 😕
Obrigada..
😄
Oi Ines
O esmalte ceramico é uma composição quimica. Dependendo do seu
uso, temperatura , cor, uma composição diferente. Costuma-se colocar
nesta composição, quando a queima é de baixa temperatura, oxido de
xumbo,é um fundente, porem venenoso, tanto cru qto depois da queima,
não deve ser utilizado para esmaltar utilitarios, copos, pratos . etc..
No seu caso, e no cado do bonsai, se vc não domina o esmalte, estude,
pratique. O vaso de bonsai para ser bom não precisa ser esmaltado, vide
os Tokonames, é preciso de uma argila boa, que aguente uma temperatura proxima aos 1200ºC.
O ideal pelo que vejo é um bom curso. Em ceramica não existe
auto didata, é um universo muito grande.
Vc tentou achar o site da escola de artes ARCO?
[]s
Sami
ines12/07/2005 15:15
Sami.. estou esta semana a fazer um workshop sobre ceramica.. as tintas que estou a usar neste workshop cozem a 1060ºC, mas não é exactamente "tinta" mas sim "vidraçado".. Vidraçado e esmalte é o mesmo? É que parece -me que o vidraçado tem muito brilho, e no workshop disseram me que as tintas não impermebilizam o barro mas que o vidraçado impermeabiliza.. 🙄
Se eu quiser que o vaso fique com a sua cor natural, e sendo ele cozido a 1180ºC, não á preciso aplicar nada?
O site da escola de artes é www.arco.pt
Eles dão aulas para proficionalização e também dão workshop´s , ms são um pouco caros e ficam longe da minha cidade.. para já vou procurar livros e ir fazendo experiencias (muitas vezes a experiencia ensina mais do que um grande livro).. e depois um dia.. quem sabe 🙂
SAMI KHOZAM12/07/2005 22:18
Oi Ines
Isso vidraçado (deve ser vidro açado), vidrado no Brasil (nas olarias), esmalte entre os ceramistas, é tudo a mesma coisa. Existem
varios livros com formulas de esmaltes p/ várias temperaturas.
No seu caso, que quer um bom vaso de bonsai, voce pode queimar
sem esmaltar a peça. Não conheço argilas portuguesas, mas observe
a cor da argila e faça testes de queima. As argilas vermelhas, que
contem oxido de ferro, costumam queimar bem por volta de
1.200ºC. Nesta temperatura elas ficam com uma cor marrom.
Como voces conseguem vasos de bonsai?
Abraços
Sami
ines13/07/2005 17:24
Peço desculpa.. o termo não é "vidraçado" mas sim "vidrado" como se diz ai.. enganei -me.. 😮ops:
Eu realmente já fiz umas experiencias com um barro avermelhado que cozeu a 1180ºC.. vou então experimentar não por nenhum esmalte para ver se o vaso "resiste" ..
Esta semana estive a trabalhar com um barro cinzento que cozeu a 900ºC ..
Aqui em Portugal podemos adquirir vasos de bonsai em 2 centros de bonsai que existem (que eu conheça)..
SAMI KHOZAM13/07/2005 23:32
Oi Ines
Fico curioso se os vasos são feitos em Portugal ou são importados.
Se vc tiver vasos feitos em Portugal e puder mandar imagens
prá gente seria legal.
Abraços
Sami
Mmeruje14/07/2005 08:10
Sami : Os vasos sao importados ( Coreia, China, Japão ... )
Em Portugal com excepçao de uma mostra de um oleiro no forum da luso-bonsai não conheço ninguem que faça vasos de bonsai
Cumprimentos,
SAMI KHOZAM14/07/2005 20:43
OI Mmeruje
E da Espanha, ou outro país da Europa, ninguem faz
vasos fora os da Asia??? E esses vaso da Asia, são
facilmente encontrados?
Abraços
Sami