|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Qua Jul 20, 2005 12:15 am Assunto: Algumas duvidas de principiante |
|
|
Galera é o seguinte...sou principiante nessa arte, comecei a alguns poucos meses comprando um pré-bonsai de serissa foetida já com tres anos na niponbonsai aqui em Joinville-SC. Meio q na empolgação da coleção do meu sogro (tb iniciante) e hoje eu já estou com 3 bonsais (fora o pré 2 ainda estão meio q no projeto).
Mas a duvida é essa..
Eu estou com esse pré bonsai, que foi aramado agora no inverro e podado no outono, tentando dar a forma nele, ele está com as raizes expostas mas nao é propriamente um neagari, tá mais p/ereto informal. Acertei no tempo de aramar??devo tirar ele em setembro...
O outro, é uma goiabeira, tirado de yamadori, um tronco pequeno, que deve ter sido cortado, pois o grosso está bem envelhecido, mas tinha alguns galhos novos, que na transplantação foram debastados, ficando sem folhas, agora começaram a rebentar novas folhas e um broto diretamente da raiz, tb foi aramado agora, quando deveo retirar o arame??coloquei tb um pouco de fertilizante de liberação gradual (bolinhas de NPK) fiz certo??
O terceiro, foi uma tentativa de fazer um saikei, com duas mudas de serissa, com 2 anos e uma boa curvatura no tronco, boas raizes e tal, montado há umas 2 ou tres semanas, devidamente podado da forma q eu gostaria e aramado tb agora, deve ser tirado em setembro. Quando devo colocar o fertilizante??em setembro junto com a retirado do arame??
Agora oq eu tenho mais duvidas....
Estou tentando fazer um bonsai a partir de uma estaca basal de uma piracanta que tirei da casa da minha avó, plantada num vaso com terra preparada p/bonsai (nao me perguntem quanto tem de cada pq eu nao sei desculpem), areia, e um pouco de terra preta. estou borrifando sempre q posso, e deixando nao muito no sol...Quanto tempo até enraizar??nao devo mexer nela??deixei bem pocas folhas devo tira-las todas??
A ultima dúvida é sobre uma azalea q comprei hoje, acho q tem um ótimo potencial mas eu nao sei quando devo podá-la nem quando devo passá-la para o vaso definitivo...antes de passa-la para o vaso definitivo já posso arama-la??
Obrigado eu sei q ficou um pouco extenso mas desculpem-me foi a a empolgaçãpo  _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qua Jul 20, 2005 12:39 am Assunto: |
|
|
Oi Frk !!!!!!!!!!!
Muito prazer !!!!!!!!!!!
Li tudo com calma e tentei memorizar tudo, mas como a internet está um pouco lenta.... me perdi agora....
Serissa, piracanta... goiabeira.... tantas plantas que merecem a atenção... acho que não vou responder nada agora.... Vou hoje durante o dia anotar cada pergunta... pesquisar ou rever dentro da minha cabeça alguma coisa e depois postar. Mas o ideal era vermos cada planta através de fotos.... se~´a que é pedir muito ???
Abraços
Angela - aprendiz de bonsaista -  |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 20, 2005 2:13 pm Assunto: |
|
|
Oi angela, eu vou tentar colocar umas fotos dos bonsais em questão mas eu nao sei se posso fazer isso agora...o mais provavel é q eu consiga fazer isso a noite...
desculpem se a pergunta foi muito extensa mas é q são tantas dúvidas...
Vou tentar postar as fotos hoje a noite se possível... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qua Jul 20, 2005 4:15 pm Assunto: Re: Algumas duvidas de principiante |
|
|
Olá FrK_leal,
Seja bem vindo ao Forum. E respondendo a algumas de suas perguntas, vamos por partes:
Serissa - Sim, voce procedeu certo com a aramação, se os galhos forem finos pode retira-los em Setembro se forem um pouco mais grossos, nos diga.
Goiabeira - Depois de quanto tempo de retirar a planta do solo voce colocou o adubo? Tome cuidado, pois se faz pouco tempo, é possivel que a planta venha a morrer ou ter grandes lesoes, ainda mais com adubo quimico. Esse broto que sai diretamente da raiz é grande e reto? Pode ser um broto ladrão, no qual se for o mesmo terá de ser retirado, pois somente serve para roubar nutrientes da planta, se nao pode deixa-lo, mas como a Angela disse uma foto cairia bem. Se o galho for muito grosso (aramação), pode deixar um pouco mais de tempo, tomando sempre cuidado para que o arame nao marque a arvore; se for fino (os) o (os) galho (os) pode deixar ate Setembro tambem.
Saikei - Pode começar a adubação, se tudo ocorrer bem daqui a 1 ou dois meses após o transplante. A aramação segue os mesmos parametros anteriores.
Piracanta - Uma coisa que deve saber é o seguinte: Quanto mais fino o ramo mais rapido o enrraizamento e quanto mais grosso mais demorado. Nao da pra dizer ao certo o tempo de enrraizamento sem vermos a estaca, mas pode variar de 3 a 6 meses, dependendo da planta pode chegar ate a 1 ano ou mais (como no caso de algumas coniferas). Mas leve em consideração tambem o clima e local em que ela se encontra, tudo isso influencia no fator germinativo das raizes, com o tempo e pricipalmente com ele voce aprenderá muito mais o metodo que melhor se adequa para a pratica do Sashiki ai na sua regiao e a melhor ou melhores épocas.
Azaleia - Pode poda-la nesta epoca agora, principalmente se for uma poda mais drastica, agora se tratando de pequenas podas ou podas de formação e densificação, podem ser feitas quase que todo o ano. Eu costuma a fazer todo o trabalho de aramação, educação e demais trabalhos com o Bonsai, todos em vasos comuns de trinamento antes de passa-los para os vasos definitivos, a planta alem de se desenvolver mais rapidamente, se adequa melhor ao trabalho do Bonsai no futuro.
Espero ter ajudado voce a sanar algumas duvidas, creio que mais amigos aqui do Forum lhe darão outras opnioes tambe, lembre-se de que tudo é valido e de todas as dicas e explicações tiramos proveito, mesmo com as que nao concordamos. Do mais fico por aqui para responder qualquer duvida que possa surgir no futuro ou no agora. T+.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 20, 2005 8:40 pm Assunto: Fotos |
|
|
Galera como eu tinha falado tão ai as fotos....
A serissa
A goiaba
A azalea
O saikei
A estaca de piracanta (a estaca maior com uma verde ao lado ´são uma estaca só, e´um galho "duplo")
 _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|