|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Sáb Jan 12, 2008 10:12 pm Assunto: Alporquia de um Ácer Tridente em Salvador |
|
|
Caros amigos,
Hoje aproveitei para separar um alporque que fiz a 45 dias em um ácer tridente(Burgherianum), aproveito para mostrar mais ou menos um passo-a-passo da separação do alporque.
Aqui está um ácer com aproximadamente 04 a 05 anos que cultivo a 02 anos e meio em Salvador, fiz a alporquia descascando um anel em dois galhos, na realidade eu precisava dar um formato e direcionar para algum estilo a planta, mas como eu queria também fazer as mudas tentei um alporque. Após descascar o galho(mas deixei uma pequena ponte para que o galho não secasse só por precaução, rsrsr), enrolei um pouco de esfagno umedecido em homônio enraizante e envolvi com plástico filme para manter o esfagno no lugar e depois cobri com plástico preto para escurecer e abafar o alporque criando um ambiente ideal para produção de raízes.
Bom, separei o material que iria utilizar no replantio dos alporques, usei dois vasos plásticos, tela para drenagem, substrato orgânico(atualmente uso Ecoterra, não uso mais terra vegetal), areia grossa tipo pedrisco para aquário, torta de cacau(opcional) e uma bacia de alumínio grande, utilizei uma proporção de 03 partes de areia grossa para 05 partes de ecoterra e 03% de torta de cacau, vejam que ficou com uma boa aparência e bastante drenante, rsrsrs.
Retirei o plástico preto e o plástico filme com bastante cuidado para ver como estava o enraizamento mas sem agredir as novas raízes que estavam surgindo, vejam que houve uma boa brotação comprovando a minha tese de que esta espécie de ácer é viável em nosso clima.
Aqui o galho já retirado, utilizei um alicate para poda de galhos, mas poderia ter utilizado um serra fina, vejam que tem uma boa ramificação, lembrando que efetuei uma desfolha quase total para que não sobrecarregue as poucas raízes nascidas, em breve haverá uma nova brotação de folhas.
Aqui a retirada dos plásticos no 2º alporque, observem a cicatriz do 1º alporque, terei que dar um acabamento com o alicate bola para facilitar e dar melhor qualidade na cicatrização, lembrando que terei que colocar uma pasta cicatrizante para proteger de umidade e consequentemente de fungos.
2º alporque retirado e pronto para ser replantado, neste aqui usei uma serra fina para separar do tronco.
Sequência em 03 fotos do corte no 1º alporque, acabamento com o alicate bola para dar mais profundidade e naturalidade na cicatrização e cobertura com uma pasta cicatrizante com o intuito de evitar umidade na ferida, vejam que ficou bem melhor.
Agora vejam como ficou o que restou da planta-mãe depois de aramado, havia uma outra opção em que ficaria mais baixa e compacta, mas infelizmente a angulação dos galhos depois de aramados ficaria muito artificial, então optei por um modelo mais alto e triangular, é um começo de trabalho mas acho que tem futuro. Que acharam ?
E depois de tudo pronto eu fiquei com um pré-bonsai de ácer tridente com um futuro promissor e mais 02 mudas para trabalhar no futuro, salientando que encharquei as duas novas mudas com hormônio enraizador para dar uma mãozinha à natureza, rsrsrs.
Espero que tenham gostado.
Abraços fraternos a todos.
Ps. O mais interessante é que tive que fazer este alporque 02 vezes, pois da 1º vez a planta regenerou a ferida e não emitiu raízes, resultado, descasquei novamente e com um espaço maior, rsrsrs. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 12, 2008 10:37 pm Assunto: |
|
|
ai ficaram muito bons seus alporques . e ainda ficou com a estrutura principal bem adiantada parabens pelas fotos. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Dom Jan 13, 2008 8:53 am Assunto: Tempo para enraizar |
|
|
Olá Glauco, quanto tempo demorou para enraizar? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 13, 2008 7:31 pm Assunto: |
|
|
Caro Flávio,
Muito obrigado pelo incentivo, levei bastante tempo sem saber o que fazer com este Ácer, até que resolvi fazer os alporques e fiz uma projeção com os galhos que sobrariam, acredito que futuramente fique legal após as brotações, creio que é um bom início de trabalho.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 13, 2008 7:36 pm Assunto: |
|
|
Marcos,
Na primeira tentativa de alporque deixei 40 dias e quando abri para verificar o desenvolvimento das raízes descobri que o galho havia se regenerado, refiz o alporque aumentado o espaço descascado e retirei agora com 45 dias, sendo que a cada 04 ou 05 dias eu injetava hormônio enraizador com uma seringa, mas na realidade o ideal é esperar 60 dias que é quando as raízes já estão bem desenvolvidas.
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jan 13, 2008 8:07 pm Assunto: |
|
|
Glauco
Estou muito contente que suas alporquias do acer foram um sucesso. Bom trabalho! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 14, 2008 10:20 pm Assunto: |
|
|
Amigo Ferreira,
Muito obrigado, realmente eu vibrei quando confirmei que era viável ter um ácer na Bahia, eu já estava quase desistindo, mas como esta muda já está comigo ha quase 03 anos e respondeu muito bem ao alporque, eu tomei coragem e encomendei na Belvedere um ácer de maior porte, acredito que em breve terei uma boa planta em mãos.
Abraços fraternos.
Ps. Boa parte do que faço hj com minhas plantas aprendi em fóruns como este, portanto só tenho a agradecer a colaboradores como vc. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Fev 09, 2009 5:04 pm Assunto: |
|
|
Glauco:
No carnaval passado ganhei uma estaca do tridente. Pegou relativamente rápido mas em seguida perdeu todas as folhas, possivelmente por causa do inverno.
Estando novamente com folhas, resolvi passá-la para um vaso apropriado e, em busca de informações, encontrei este tópico.
Gostaria de saber como estão suas alporquias e a composição do substrato escolhida por você.
Grato. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 39 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Seg Fev 09, 2009 6:59 pm Assunto: |
|
|
Olá Glauco,
Parabéns pelo sucesso, eu achava que demorava bem mais tempo para formar as raizes...apenas 45 dias!!!!
Abraço
Thiago Giaconi |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Fev 10, 2009 10:00 am Assunto: |
|
|
Glauco,
Eu também tenho muita cobiça nesta espécie e me animei em saber que ela vai bem aí em salvador, o clima daqui é bem parecido com o seu...
Sei que já há vários meses passados desse trabalho, mas segue uma dica mesmo assim:
Desculpe pelo desenho, sei que ficou péssimo...
Abraço |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Fev 12, 2009 9:27 am Assunto: bonsai |
|
|
Glauco, pela experiencia que tenho adquirido com essa espécie, recomendo ao nobre amigo que a replante em uma bacia grande, perfurada na lateral e no fundo, contendo um substrato bem drenante e rico em matéria orgânica, onde sua planta irá repousar pelos próximos tres a quatro anos, permitindo assim que voce receba em troca um tronco mais robusto, além de possibilitar o crescimento vigoroso de galhos via novas brotações.
A condução final mostrada pelo colega Ezequiel é bem interessante e muito fácil de ser obtida. O acer tridente ou KAEDE, responde bem a podas e intervenções via aramação. Geralmente, forma-se primeiro o tronco e o nebari para só depois cuidar dos galhos que é a ultima parte da estruturação nessa espécie, quando cultivada como bonsai.
A cobertura do alporque é mais recomendável quando empregamos plastico transparente. Ele permite uma melhor visualização das raízes. No caso de sua planta, apenas quando as raízes estivessem marrom cor de terra é que seria o ideal para retirada, e não brancas, pois assim ainda estão frágeis. Por sorte não houve perda de material.
Com novas e vigorosas brotações, voce poderá podar vários galhos e formar novas peças, via estaqueamento com elas, o que irá render outras plantas, que, no futuro, poderão vir a ser usadas para aumentar o volume do tronco via enxertia. Essa técnica, aliás, é amplamente usada e bem divulgada nas revistas sobre bonsai, particularmente as revistas européias e japonesas (Bonsai Europa e Kindai bonsai, respectivamente).  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 18, 2009 10:51 pm Assunto: |
|
|
Sambarilove escreveu: | Glauco:
No carnaval passado ganhei uma estaca do tridente. Pegou relativamente rápido mas em seguida perdeu todas as folhas, possivelmente por causa do inverno.
Estando novamente com folhas, resolvi passá-la para um vaso apropriado e, em busca de informações, encontrei este tópico.
Gostaria de saber como estão suas alporquias e a composição do substrato escolhida por você.
Grato. |
Amigo Sambarilove, desculpe a demora na resposta, mas estava um pouco sem tempo para acompanhar o fórum em função de excesso de trabalho, mas parece que agora terei uma pequena folga, rsrsrs.
Bom, tanto a planta matriz como os alporques estão bem, escolhi um substrato bastante drenante composto por 60% de areia grossa+média e 40% de composto orgânico(uso ecoterra que é similar o plantax e o plantmax), sendo que em função do calor de minha região (Bahia) atualmente eu fiz uma área com sombrite a 50%, pois anteriormente as folhas estavam queimando em função do sol e vento forte, o uso do sombrite tem melhorado sensivelmente a conservação das folhas saudáveis, inclusive fui orientado para utilizar água gelada durante as regas agora no inverso e molhar mais de uma vez ao dia, por isso o substrato tem que ser tão drenante para não acumular muita umidade e assim desenvolver fungos.
Espero ter ajudado em alguma coisa.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 18, 2009 10:57 pm Assunto: |
|
|
Ateliê Bonsai Giaconi escreveu: | Olá Glauco,
Parabéns pelo sucesso, eu achava que demorava bem mais tempo para formar as raizes...apenas 45 dias!!!!
Abraço
Thiago Giaconi |
Amigo Thiago,
Realmente o desenvolvimento desta espécie é bastante rápido, mas como frisou o Nicky eu deveria ter esperado até que as raízes lignificassem(elas adquirem uma coloração mais amarronzada durante este processo) um pouco para ficarem resistentes, felizmente meu pecado não foi tão grave pois a planta sobreviveu e está saudável, mas com certeza em uma próxima oportunidade esperarei um pouco mais, ou seja, entre 60 a 70 dias pelo menos, rsrs.
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 18, 2009 11:01 pm Assunto: |
|
|
Ezequiel,
Com certeza vc irá conseguir manter um destes com saúde em sua cidade, principalmente com o conhecimento técnico que o amigo possue, e quero agradecer pelas dicas, embora façam alguns mêses desta postagem não houve uma mudança muito radical na estrutura e com certeza é bastante viável seguir o seu projeto, vou aguardar a chegada da primavera para poder iniciar os trabalhos, valeu mesmo irmão.
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 18, 2009 11:13 pm Assunto: |
|
|
Amigo Nicky,
Como sempre suas dicas são corretas, agora na Primavera transplantarei para uma bacia grande e tentarei a sugestão do Ezequiel , inclusive meu Acer grande (irmão do que foi para Brasília) está se adaptando bem melhor agora que pus em área com sombrite a 50%, creio que ficará uma belíssima planta quando finalizada a parte aérea.
Abraços fraternos.
Ps.Espero rever o amigo no Bonsai 2009. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|