|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Fev 21, 2009 10:49 am Assunto: PAU-MULATO - Experiências pessoais |
|
|
By Sambarilove
Mudas com 6 meses e foram adquiridas na Bioverde, de Limeira-SP. Gostaria de saber sobre a experiência daqueles que tenham cuidado de paus-mulatos com essa idade.
Assim como outros já fizeram, quero deixar um testemunho pessoal sobre a www.bioverde.com.br
Possuem uma variedade incrível de mudas, preços excelentes e um atendimento extremamente simpático. Além disso, à menção de que as mudas eram para bonsai, ainda concederam um pequeno desconto nos preços.
Todos o que têm interesse em descobrir/trabalhar as potencialidades das espécies nativas, encontrarão muita coisa interessante por lá. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sáb Fev 21, 2009 7:20 pm Assunto: |
|
|
Fala colega. Olha só quem tem grande experiência com Pau Mulato é o amigo Sergivaldo do bonsai nativos do nordeste. Fale com ele já vi trabalhos seus maravilhosos. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 23, 2009 9:01 am Assunto: |
|
|
Descobri que o pau-mulato acima (calycophyllum spruceanum benth) não tem nada a ver com o pau-mulato bastante comentado aqui no fórum (myrcia aff. guianensis).
Inclusive, pelo texto que reproduzo a seguir, percebe-se que se trata de uma espécie bastante diferente.
Interessante matéria encontrada em pesquisa pelo Google:
,
,URL=http://img23.imageshack.us/my.php?image=paumulato1.jpg] [/URL]
O pau-mulato é uma árvore natural da Região Amazônica e atinge de 20 a 40m de altura, ramificando-se apenas na ponta. Apresenta tronco reto e liso com casca na cor parda quase bronze. Entre os meses de julho e setembro adquire cor de zarcão para, em seguida, tornar-se verde e, aos poucos, readquirir a cor que lhe deu o nome: "mulato".
O conjunto dessas árvores forma uma das mais belas aléias do Jardim Botânico. Fornece madeira branco-amarelada, tornando-se escura quando velha. É utilizada em obras externas e de marcenaria por ser resistente ao apodrecimento. No comércio do estado do Pará, a madeira recebe o nome de pau-marfim.
Mas o pau-mulato é lindo, comprido, elegante. E demora anos, décadas para ele ficar esse magrelo alto de casca firme e sedosa, sem um craquelado, uma ranhura, perfeita.
Aí vem um bando de deseducados, cretinos, vândalos, animais (com perdão dos verdadeiros), um grupo de boçais que usam suas faquinhas e canivetes para deixar mensagens ainda mais idiotas e imbecis nos troncos do pau-mulato. Como essa deste Doba do Ciep 370 e estes bando de casaiszinhos marcando o tronco com corações ridículos. Sinceramente, dá vontade de ir até Duque de Caxias, onde fica o Ciep, descobrir quem é esse Doba e perguntar se ele toparia que escrevessem "pau-mulato" com uma faca em seu braço. E os pseudoapaixonados com suas mensagens? Quem começa mal desse jeito tem mesmo é que ser infeliz. Tomara que tenha dado errado. Porque se você não respeita a árvore que está dentro de um parque que você pagou para entrar, vai respeitar o oiti da sua esquina, se preocupar com o meio ambiente, arrancar os cabelos por causa da Amazônia? _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
Mirian Valadão 1.o PASSO

Registrado: 15/08/07 Mensagens: 177 Localização: Bom Jesus do Norte-Espirito Santo
|
Enviada: Seg Fev 23, 2009 10:18 am Assunto: |
|
|
Caro Sambarilove,
Fiquei muito satisfeita em ver pela primeira vez num forum esta ávore que acho lindíssima.
Apesar de participar pouco do fórum, porque não tenho grandes conhecimentos, leio praticamente todos os dias as mensagens e vou aprendendo aos poucos.
Esta é a primeira vez que passo uma experiência minha.
Minhas mudas foram adquiridas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, tinham em torno de 20cm. Como tem crescimento rápido, quando chegou em torno de um metro fiz uma alporquia como teste. Deu certo.
As fotos que estou postando, são a parte da "planta mãe", o resultado do alporque, já está do mesmo tamanho das outras mudas.
Este ramo maior, pretendo cortar daqui algum tempo.
Abraços
Mirian _________________ "Seja como o sândalo, que perfuma o machado que o corta."
Buda |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 23, 2009 11:12 am Assunto: |
|
|
Salve, Mirian!
Por certo temos alguma afinidade: a família de meu pai é toda capixaba, de Vitória.
Que substrato vc usou? Estou agora passando-as para um vaso fundo mas, pelo que já li, a idéia de bonsai está praticamente descartada pois, segundo o próprio Jardim Botânico, a ramificação surge apenas na ponta. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
Mirian Valadão 1.o PASSO

Registrado: 15/08/07 Mensagens: 177 Localização: Bom Jesus do Norte-Espirito Santo
|
Enviada: Ter Fev 24, 2009 5:28 pm Assunto: |
|
|
Olá Sambarilove,
Então vc tem um pézinho na terrinha capixaba.
Como minha cidade é muito quente, não tem inverno, não deu certo os substratos que eles ensinam no forum, tive que fazer minhas adaptações.
No caso do pau-mulato, eu plantei com 50% de areia lavada, 40% de terra do meu quintal mesmo e 10% de esterco bovino. Como a maioria das plantas, ele não gosta de ficar encharcado mas não pode faltar água.
Nas outras mudas, nasceram mais ou menos no meio do tronco dois ramos, um para cada lado. Vou cortar a metade deles( onde tiver gema) e daqui uns dias te dou o retorno.
Abraços
Mirian _________________ "Seja como o sândalo, que perfuma o machado que o corta."
Buda |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|