FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Preciso de ajuda!! Sementes...
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
daelin

MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2005 10:28 am    Assunto: Preciso de ajuda!! Sementes... Responder com citação

Outro dia li um post aqui que explicava como cultivar uma macieira a partir de sementes.

Dei muita sorte e das 9 sementes de maça, 8 ja germinaram, isso na primeira semana. Entao acho que a lanterninha vai germinar tb.

Meu problema e que eu nao pensei que fosse dar certo e agora estou com esses bebes dentro de um copo plastico e nao sei o que fazer.

Quando devo colocar na terra?
Que tipo de terra devo usar?

Preciso do maximo de informacoes que voces puderem me passar. Ja procurei na internet toda e nao achei nada. Shocked
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2005 12:32 pm    Assunto: Responder com citação

daelin,

que tipo de substrato vc usou para germinar as sementes? terra normal, ou comprou substrato para hortaliças?

eu uso o seguinte, 1 parte de areia grossa 1 parte de humus de minhoca (feito aqui em casa) e uma parte de substrato para hortaliças (da marca PLANTMAX da eucatex, coloquei o nome do substrato só para facilitar) gosto também de misturar um pouco de calcário para fornecer Cálcio e Magnésio para as plantas.

dai misturo tudo e planto as mudinhas. também uso esse substrato para os meus bonsai, pois permite uma boa drenagem.
espero ter ajudado
abraços
daelin

MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2005 1:30 pm    Assunto: Responder com citação

Elas germinaram em papel toalha umidecido.

Vou procurar esses ingredientes que vc mencionou e coloca-las numa sementeira, o que acha?

Obrigada pela ajuda Smile
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2005 7:51 pm    Assunto: Responder com citação

coloque num recipiente maior, tipo um desses copinhos de iogurte.pelo fato da semente ainda estar germinando use apenas substrato agricola, depois que vc for replantar para outro recipiente maior dai vc utiliza outro substrato (essa mistura que te falei)

abraços
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2005 12:47 am    Assunto: Responder com citação

Daelin, fico feliz por ter conseguido com exito sua experiência. Eu coloco as sementes em potes maiores quando as raízes atingirem cerca de 1/2 cm. O substrato que utilizo é terra e areia 50% cada, lembrando de colocar no fundo do recipiente (furado) um pouquinho de pedras para facilitar o escoamento da água. O pessoal indica por em um vaso com +/- cerca de 15 cm de profundidade, afastadas cerca de 15 cm uma mudinha da outra. Em cerca de 1 semana elas já perdem as "casquinhas" e emitem as folhas. Por enquanto não pode essas duas folhinhas arredondadas, pois elas que dão força a muda. Fui fazer um teste cortando-as e ela está com apenas 4 folhas, mas muito miudinhas. Com esse experimento que fiz e citei (o mesmo que você está citando), consegui 21 mudas...No verão (é meio errado isso, mas irei fazer mesmo assim) irei plantá-las separadamente em vasos maiores, cerca de 20 cm de profundidade. Algumas delas irei plantar na casa da minha avó no Espirito Santo (ela mora na serra e lá a temperatura é bem amêna). As restantes irei deixar crescer naturalmente, apenas adubando e vamos ver no que vai dar daqui há uns meros 5 ou 6 anos Shocked Vamos ver no que vai dar Cool
daelin

MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2005 8:09 am    Assunto: Responder com citação

Oi de novo,

Amanha vou seguir o conselho de voces e vou coloca-las na sementeira, com terra.

Hj tive que tira-las do copo plastico. Notei que as sementes que estavam por baixo tinha o talo muito branquinho, enquanto as de cima estava com o talo bem verde.

Duas sementes se desenvolveram bem mais vigorosamente que as outras e fiquei com medo que elas se enroscassem.

Entao arrumei uma caixa e coloquei o papel umido la, e separei bem uma semente da outra.

A ultima semente que nao tava querendo germinar comecou a mostrar a pontinha. Essas sementinhas sao valentes!

Agora preciso comecar a tirar fotos pra guardar pra prosperidade Very Happy Pena que nao tirei foto da maça Sad
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: