|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
guifercon 1.o PASSO

Registrado: 06/10/08 Mensagens: 126 Localização: Sao Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Qui Fev 26, 2009 4:57 pm Assunto: Ficus em geral - Como GERMINAR sementes???? |
|
|
Olá pessoal
Sou um amante dos ficus, pela beleza dos troncos, raízes aéres, e ligeira facilidade ao cuidar, mas tenho essa dúvida imensa...
COMO PLANTAR UMA SEMENTE DE FICUS???
Vejo milhares de mudinhas de ficus nas frestas, saindo de bueiros, telhados, calhas, mas nunca consegui fazer germinar.
Tentei de tudo que me veio em mente:
deixei os frutos inteiros na terra
amassei os frutos pra extrair as sementinhas,
regando muito
regando pouco
a sombra
na luz
frutos maduros que cairam no chao
frutos que colhi na arvore
frutos secos do chao
mas NADA funcionou...
Como proceder?
Sei que os ficus pegam de estaca, alporquia e outros metodos, mas e as sementes? hehhehehe
Será que tem que passar pelo sistema digestivo dos passaros pra ativar a germinação? Como simular isso com sementes tão minusculas????
Obrigado!
Guilherme. |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Qui Fev 26, 2009 9:21 pm Assunto: |
|
|
Guifercon,
posso estar enganado mas ate aonde eu sei as sementes de ficus não germinam por si só..
O que acontece é que após ser ingerida pelos passaros acontece uma mistura de enzimas que torna os restos (fezes) ferteis e por isso ela passa a germinar após ser defecada..
vamos esperar mais comentarios dos outros amigos. _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Fev 27, 2009 8:00 am Assunto: |
|
|
Existe também uma linha de pesquisa sobre morcegos que seriam úteis a dispersão das sementes...
Realmente há necessidade do contato das sementes com enzimas...
Porém algumas espécies de pássaros têm efeito inverso... o trato digestivo inibe a germinação das sementes...
é a Mãe Natureza né? |
|
|
 |
guifercon 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 27, 2009 8:47 am Assunto: |
|
|
rdseg
Interessante... Vou pesquisar se tem algum modo alternativo, tipo mastigar as bolinhas e cuspir, hehehehe.
Alias, vou fazer a experiência, sei aonde tem uma gameleira forrando o chão com os frutinhos...
EZEQUIEL
Faz sentido o negócio dos morcegos, sempre via alguns voando perto da minha faculdade, sempre perto dos Ficus Benjamina(se não me engano, tem muitos tipos parecidos)
Agora o que eu acho é que alguns pássaros, morcegos, ou seja la o que for que disseminam as sementes assim tem umá ótima mira a laser na retaguarda, heheheheh
Isso vale pra FIGO que a gente compra na feira também? Queria uma dessas pra mim, só que não gosto muito de gastar dinheiro com o que eu posso plantar.
Obrigado pelas resposas
Abraços!
Guilherme. |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Sex Fev 27, 2009 1:13 pm Assunto: |
|
|
guifercon escreveu: | rdseg
Interessante... Vou pesquisar se tem algum modo alternativo, tipo mastigar as bolinhas e cuspir, hehehehe. |
Guilherme,
as bolinhas saem por baixo rssrrssrsrsr
boa sorte _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Fev 27, 2009 4:04 pm Assunto: |
|
|
Amigos,
Certa vez numa exposição de bonsai em Porto Alegre, um colega nosso disse que as sementes germinam se colocarmos elas numa pequena porção de areia e ficar "esfregando" entre as mãos, as sementes junto com a areia a fim de "extratificar" elas. Depois semear sobre um composto com pouca terra e maior quantidade de areia e restos de madeira, casca de pinus, etc... Diz ele que germinam facilmente. Fiz uma tentativa há pouco tempo e ainda estou aguardando os resultados, portanto esta sugestão para mim ainda carece de provas. Mas vale tentar.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
guifercon 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 02, 2009 9:57 am Assunto: |
|
|
rdseg escreveu: | guifercon escreveu: | rdseg
Interessante... Vou pesquisar se tem algum modo alternativo, tipo mastigar as bolinhas e cuspir, hehehehe. |
Guilherme,
as bolinhas saem por baixo rssrrssrsrsr
boa sorte |
AheuHAeuAUHEuhAEuHAEuh
Vou comprar um periquito e dar frutinhos de Ficus pra ele comer então!!!
Elio Luis Secchi escreveu: | Amigos,
Certa vez numa exposição de bonsai em Porto Alegre, um colega nosso disse que as sementes germinam se colocarmos elas numa pequena porção de areia e ficar "esfregando" entre as mãos, as sementes junto com a areia a fim de "extratificar" elas. Depois semear sobre um composto com pouca terra e maior quantidade de areia e restos de madeira, casca de pinus, etc... Diz ele que germinam facilmente. Fiz uma tentativa há pouco tempo e ainda estou aguardando os resultados, portanto esta sugestão para mim ainda carece de provas. Mas vale tentar.
abraço |
Interessante...
Vou tentar também!
Por favor, assim que nascer suas sementes venha dar um grito aqui no meu tópico!!!
Obrigado!
Abraços!
Guilherme. |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Seg Mar 02, 2009 11:48 am Assunto: |
|
|
Pessoal,
li a citação de morcejos no presente Tópico e me interessei pelo assunto.
Não sou um entendido em morcegos mas precisei estudar bastante e acabei descobrindo que algumas espécies são muito benéficas para a natureza.
Encontrei um morcego caído em meu terreno e o manipulei por ponta própria mas sem toca-lo e o entreguei na saúde local, não se tratava do hematófogo, mas assim mesmo percebi ser estranho um morcego caído e ainda vivo.Deu o piór, depois de examinado se contatou estar com o vírus da raiva e imaginem o que aconteceu numa cidade pequena. A imprensa local a regional, isolamento em 500 mts de minha casa, foi uma dos pióres momentos que vivi até hoje.Revacinar meus cães, eu na saúde efetuando as vacinas 0-3-7, mas ainda bem que tudo não passou de um grande susto, mas que aprendi muito com êles aprendi.
Existem mis de mil espécies, 138 no Brasil.Cada espécie tem seu próprio cardápio, comedores de frutas ou frugívovos come fruta é claro e espalham sementes ue logo se tornarão árvores, na verdade ajudam a manter tão devastadas matas.Nas regiões do cerrado e florestas são esses pequenos que ajudam a mante-las.
Alguns comem o pólem os da Subfamília dos Glossophagineo que ao passar de flor em flor vão fazendo a polinização e criação da vida.
Os hetatófogos se alimentam de sangue, alguns de aves(imagino que foi o que ocorreu com o que encontrei) e outros animais, como vacas e cavalos. os morcegos não atacam em vôo livre, mas com coutela por tráz dos animais, até o local que furam uma veia para se alimentar.Nos locais atacados fica marcas que descobertas pelo seu proprietário imediatamente solicita a intervenção de pessoal da saúde animal.No Pr a SEAB.
Pelo visto os morcegos de algumas espécies na verdade são grandes colaboradores no surgimento de várias espécies de árvores, mas ue são detestados por todos isto é uma realidade.
Sei que me alonguei demais no assunto,mas quem dúvida que muitas plantas que os bonsaístas retiram nos terrenos e da natureza não tem ai uma grande participação dos morcegos.
O que relatei foi alguns dados conseguidos até mesmo para saber como agir diante de minha família, amigos e com todos que mantive contato durante o período de vacinação.
Do colega no bonsai |
|
|
 |
guifercon 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 02, 2009 1:28 pm Assunto: |
|
|
Ivanil,
creio que algumas pessoas não gostam de morcegos, assim como algumas não gostam de gatos: Puro preconceito e falta de informação (quando não a ignorância).
Morcegos viraram sinônimo de vampiro por causa do conde drácula.
Chupadores de sangue e transmissores de raiva, nem fazem idéia da importância do bichino no ecossistema, seja polinizando plantas, espalhando sementes, comendo insetos, etc.
Mudando de animal vou contar outra história:
No meu bairro sempre vi gatos sendo envenenados por causa da época de cio, que eles miam e fazem muito barulho, por se tratar de uma espécie de hábitos noturnos.
Eu mesmo quando criança joguei água num filhote de gato pra espanta-lo de casa. Depois disso minha irmã chamou meu pai e por pouco não levei uma surra. Acabamos por adotar a gatinha preta e dando o nome de Lika.
Certo dia, abriram a caixa de inspeção de esgoto de um vizinho, e toda a vizinhança foi invadida por ratos, menos a minha casa. Por quê? Minha gatinha, a simples presença dela foi suficiente pra que nenhum rato entrasse em casa.
Se tivesse uma máquina do tempo eu voltaria e daria uma surra em mim mesmo por ter maltratado esse bichinho tão lindo que virou minha irmãzinha, hoje ela tem 13 anos de idade!
Assim como muitas pessoas chamam Bonsaistas de "aleijadores de árvores", temos que nos informar antes de usar a opnião de todos como a nossa, assim como você fez com o assunto morcegos, e eu com gatos.
Saudações,
Guilherme |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 02, 2009 2:56 pm Assunto: |
|
|
Caro Guilherme,
nos passam uma imagem e a carregamos por muito tempo até que alguém aparece e nos fala totalmento o contrário.
Mesmo havendo a ocorrência comigo, não fiz campanha contra, até falei na imprensa muito bem dos morcegos pelo bem que registram com suas ações.Claro que na minha cidade se registrou uma verdadeira caçada aos bichinhos, mas logo tudo voltou ao normal, já que estava-mos a poucos dias do Natal e ai o assunto passou a ser outro.Houve discriminação a minha pessoa, mesno não tendo se registrado ter contraído o vírus.Até mesmo (amigos) se afastaram, como se eu estivesse espalhando eté mesmo pelo olhar, por pura falta de informação.
Foi bom vc falar dos que se alimentam de insetos, pelos relatos chegam a comer mais de trinta veses o seu peso numa só noite.
Os benefícios que os morcegos trazem para nós amantes da arte ainda são desconhecidos, mas será que não ajudam na polinização de nossas plantas quando floridas?Ainda bem que não são os morcegos hetatófogos!
Do colega no bonsai |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 02, 2009 10:10 pm Assunto: Germinação de sementes de Ficus |
|
|
Nem que você criasse morcegos e pássaros.
O processo de reprodução sexuado dos Ficus depende de larvas de vespas que se desenvolvem no interior da inflorescência (aquilo que chamamos erroneamente de frutos da figueira).
Acontece que as Figueiras exóticas não encontram aqui em nosso território as espécies de vespas polinizadoras de suas flores, assim, nenhuma delas gera sementes viáveis.
Isso acontece com todas as espécies de figueiras exóticas, desde o Ficus carica, benjamina e outros.
a excessão à essa regra é o Ficus Retusa que parece ter encontrado aqui uma vespa que gostou dele, por isso, é comum vermos essas árvores crescendo em frestas de construções, pontes e calçadas nos centros urbanos.
Um ficus benjamina, apesar da abundante floração de espécimes mais velhas jamais germinará por aqui.
Quanto às figueiras nativas, essas sim poderão germinar de sementes. o processo de estratificação com areia já descrito é bastante eficaz. mais eficaz ainda é o processo dos periquitos, alimente os com os figos e recolha seu cocô, misture com fibra de coco e areia, mantenha levemente úmido e terá muitas mudinhas.
Porém, em todos os casos, considero um contrassenso plantar ficus por sementes, dada a facilidade de reprodução por estaquia e qlporque que essa espécie oferece. _________________ http://www.bonsaidori.wordpress.com |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 02, 2009 11:54 pm Assunto: |
|
|
.........CONSIDERO UM CONTRASSENSO PLANTAR FICUS POR SEMENTE.....
Será que os foristas não podem escolher suas maneiras de criar suas plantas: Seja por estacas, alporquia, mergulhia ou sementes?
Isso sim, acho ser um contra-senso......
Me desculpem colegas foristas!
Ivanil |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 03, 2009 1:30 am Assunto: |
|
|
também acho que não vale a pena tentar fazer mudas de ficus através de sementes, pois é muito fácil fazer através de estacas. _________________ P.C. |
|
|
 |
guifercon 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 03, 2009 9:00 am Assunto: |
|
|
Hehehehehehe
Dori, voce poderia ter aparecido um pouco antes no post!
Obrigado pela informação, mas discordo de você quanto a plantar ficus por sementes...
Eu gostaria de ter um bonsai de Ficus Elastica, ja segui um procedimento que vi num site gringo que ensinava a fazer por estacas, mas nao vingou.
Ontem mesmo eu peguei uma ponta de galho com umas 10 folhas, imaginem eu andando com aquelas folhinhas gigantes, hehehehe
Vou ver se esse vinga.
Interessante você ter mencionado o Ficus Retusa, pensando bem é a única mesmo que vejo nascer nas frestas.
A alporquia e estaquia são ótimas pra acelerar a obtenção de um bonsai, mas será que elas não vão um pouco contra às regras básicas do Bonsai???
1-Paciência
2-Paciência
3-Paciência
4-Paciência
5-Mais Paciência
Tenho Pau-ferro, Calliandra, Jacarandá, Goiaba, Mangueira, Macieira, tudo plantado por sementes, estou treinando minha paciência, heheheh
Recentemente mudaram o lugar do meu trabalho, e olhem o que o vício de plantinhas:
Abraços a todos
Guilherme |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|