|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Mar 02, 2009 7:30 pm Assunto: TERRIÇO |
|
|
Buscando informações sobre substrato para Baobá, encontrei num site de Portugal a indicação 70% Terriço e 30% Areia.
Desconhecendo o significado do termo "terriço", pesquisei e encontrei o texto a seguir, que considero bastante interessante:
O terriço é um adubo natural criado a partir da ação de bactérias, fungos e vermes sobre o lixo orgânico da sua casa (restos de comida, plantas secas, etc.). Ele tem uma dupla função: servir como adubo para plantas e, ao mesmo tempo, reciclar os resíduos da casa. Veja como prepará-lo, mantendo tudo sempre longe do alcance das crianças.
Passo a Passo
1-Escolha o lugar do jardim mais adequado para juntar restos de comida e de plantas para a decomposição.
2-Junte cascas de ovos, folhas de árvore caídas, papéis, restos de frutas e verduras, saquinhos de chá, cinzas. Jogue-os sem se preocupar em organizá-los.
3-Nunca jogue no terriço restos de produtos lácteos nem gemas de ovo, carnes ou peixes, plantas doentes, gordura, fezes de animais e carvão, para não provocar cheiros desagradáveis nem atrair roedores.
4-Seguindo as recomendações anteriores, você fará com que a descomposição seja efetiva e rápida. O mais importante de um bom terriço não é a quantidade, mas sim o balanceamento.
5-Misture tudo com um ancinho ou com um pedaço de madeira. Isso ajudará a oxigenar o adubo.
6-Acrescente água se o terriço contiver muitas folhas e plantas secas. Se colocar água demais, o cheiro será desagradável.
Mexa para que entre oxigênio cada vez que houver mau cheiro e acrescente material seco.
7-Controle se está seco ou úmido, o que é fundamental para um bom terriço
Se estiver seco, você perceberá que os restos de comida não se descompõem.
Se estiver úmido, haverá mau cheiro. Cubra com um tecido velho para proteger da chuva.
8-Quando você já não distinguir os produtos do lixo devido ao estado de descomposição, use o adubo.
Obs:
Se aparecem formigas no terriço, é porque a mistura está muito seca. Acrescente água.
Para evitar moscas e mosquitos enterre bem os restos de comida frescos. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 02, 2009 7:52 pm Assunto: |
|
|
Pelo que entendi, deve-se colocar os dejetos em um buraco no quintal. Estava pensando em valer-me de um balde grande de plástico quando me dei conta que o contato com a terra talvez seja fundamental. Alguém sabe dizer algo? _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Seg Mar 02, 2009 9:21 pm Assunto: |
|
|
Olá Sambarilove
O que refere é a descrição de um processo de "compostagem"
Pode ser feito num local com um recipiente +/- artesanal, mas também já existem; são comercializados pequenos contentores para esse fim, por cá correu uma noticia no ano passado que algumas Câmaras Municipais iriam disponibilizar contentores desses aos habitantes, no sentido destes poderem reciclar os restos de comida e etc e consequentemente aproveitarem como adubo nos seus próprios quintais/hortas, se a coisa andou para a frente ou não, desconheço...pode ter sido propaganda na altura, mas que a ideia era óptima, isso era.
http://articulos.infojardin.com/articulos/Hacer_compost.htm
Quanto sustrato para Baobá, sendo o site de origem Portuguesa, não pretendendo contrariar o que está dito, dê as devidas reservas,...posso estar muito enganado, mas pelo tempo que já temos disto, essa não é uma das espécies muito usuais por cá, por isso pode ser informação retirada de um outro local, como tal se possivel cruze essa informação com outras de outros sites, embora em abono da verdade a julgar pelo que está dito acima, quer dizer simplesmente 70% de matéria orgânica e 30% de Areia (pedrisco de rio).
Creio inclusive que será uma espécie mais testada ai por vocês, recordo-me vagamante de um tópico, que se a memória não me engana talvez fosse/seja o Amigo Geraldo Inocêncio...é uma questão de se pesquisar lá mais para trás
A minha dúvida é que segundo julgo, o Baobá é de zonas aonde o solo não me parece ser tão fértil assim,...até que ponto poderá isso a curto/médio prazo interferir com o metabolismo do exemplar, será que não??? Eles são autênticos reservatórios de água para ultrapssar os periodos de carência, o que acontece se ele estiver sempre com niveis altos de hidratação e generosamente alimentados.... um crescimento acelerado???
Talvez seja mais uma boa questão para os nossos Amigos Eng.ºs Agronomos nos elucidarem
Boa sorte,
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 04, 2009 10:58 am Assunto: |
|
|
Castro:
Grato pelo link e pelo alerta quanto ao substrato. Tenho 3 mudas germinadas há pouco mais de 2 anos, que estou mantendo em 80%-areia e 20%-humus.
Vou transplantá-las para um vaso fundo e aumentar um pouco a proporção da matéria orgânica pois acho que o desenvolvimento está aquém do que deveria. Por certo não chegarei à recomendada mas acho que passarei para uns 40% de orgânico.
De qualquer forma, o que considerei como mais importante daquele site é a recomendação de aguar o Baobá somente a cada 30 dias! Considerando as diferenças climáticas, tenho feito a cada 15 dias, sem maiores problemas.
Lembro que o Geraldo enfrentou um "apodrecimento" do seu exemplar, o que talvez esteja relacionado com o regime de regas.
Obrigado mais uma vez. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Mar 20, 2009 8:28 pm Assunto: |
|
|
Olá Sambarilove!
Ano passado fiz uma compostagem, tal como vc citou acima, em um buraco, na terra, no quintal.
Porém, o que ocorreu é que, como os micro-organismos digerem a materia orgânica e o líquido gerado ( chorume) se infiltra na terra, pouco aproveitei.
Acredito que o "chorume" é um excelente fertilizante, assim, pretendo repetir o teste mas em uma vasilha (tambor).
Depois informo o resultado.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 20, 2009 10:59 pm Assunto: |
|
|
Elio:
Já havia arquivado a idéia porque não tenho "chão" aqui em casa. Mas a sua informação é coerente; voltarei a cogitar fazê-lo utilizando um tambor plástico.
Obrigado. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Mar 21, 2009 10:21 am Assunto: |
|
|
Amigos
Na compostagem com o tembor eu tenho experiência, fiz bastante disso quando tava na faculdade...
Usávamos tambores de 200 lts com tampa (barricas).
Fazíamos com resto de grama podada, folhas secas, frutos podres, cascas e tudo que consguíamos pedindo em frutarias...
Colocávamos tudo no tambor, enchíamos de água, adicínávamos uns 15 litros de esterco de curral sem curtir (fonte de bactérias)... quando tinha muitas folhas de grama, em relação às frutas, adicionávamos uns 0,5 a 1 kg de uréia.
Tampávamos a barrica (tambor) e abríamos ela depois de 3 meses...
O resultado é um dos melhores fertilizantes orgânicos que já ví.
Espero ter contribuído
Abraços |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 21, 2009 11:11 am Assunto: |
|
|
PQP! Já vi que vou arrumar mais uma briga por aqui. Desta vez acho que me expulsam... _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 23, 2009 9:10 am Assunto: |
|
|
Samba,
Não entendi por que o amigo postou isso...
Será que fui mal interpretado?
Se sim, peço mil desculpas, só quiz relatar algo que penso que pode colaborar com o amigo...
Abraços
Obrigado |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Seg Mar 23, 2009 12:04 pm Assunto: |
|
|
Foristas,
até quando iremos conviver com isso....
Letras são postadas e as palavras não, mas o texto revela a verdadeira intenção.
Senhores Moderadores; No meu ver tal postagem denigre a imagem do Fórun, que foi criado para outras finalidades
Me corrijam se etiver errado!
Ivanil |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 24, 2009 1:53 am Assunto: |
|
|
Ezequiel:
Apesar de não ter havido nenhuma interpretação equivocada de minha parte, parece que dei margem a que tal surgisse da sua parte.
Estava a fazer chacota de minha situação aqui em casa pois, além de haver ocupado totalmente o quarto de empregada com estoque de substratos, vasos novos, vasos usados, escorredores e bacias novos e usados, caixas de madeira recolhidas ao final de feiras livres, ferramentas próprias e adaptadas, e vários outros penduricalhos, as informações dadas por você motivaram-me a partir para a compostagem. Por isso o meu receio de que a Dona Encrenca irá perder a paciência, optando por expulsar-me sumariamente.
IVANIL:
Já era tempo de você haver percebido que tenho ignorado seus comentários impertinentes, e vou continuar a fazê-lo. Primeiro porque você é uma pessoa intrometida, que frequentemente imiscui-se em conversas que não lhe dizem respeito. Segundo, porque não lhe reconheço verniz cultural suficiente, que justifique a perda de tempo em lhe dar atenção. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Mar 24, 2009 9:00 am Assunto: |
|
|
Sambarilove,
Fiquei aliviado em ver que não passou de um mal-entendimento...
Pensei que tinha contrariado o amigo com minha postagem...
Espero sempre poder ajudar, e ser ajudado não é?!
Abraços |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Ter Mar 24, 2009 9:42 am Assunto: |
|
|
IVANIL:
Já era tempo de você haver percebido que tenho ignorado seus comentários impertinentes, e vou continuar a fazê-lo. Primeiro porque você é uma pessoa intrometida, que frequentemente imiscui-se em conversas que não lhe dizem respeito. Segundo, porque não lhe reconheço verniz cultural suficiente, que justifique a perda de tempo em lhe dar atenção.
Vc ignorou meu pedido de esclarecimento quando solicitei informações por ter postado que eu não usei de bom senso ao pedir mais esclerecimentos ao fabricante do Biofert Raiz.. Não comento mais aqui daquele tópico mas solicito aos foristas que o visitem e tirem suas conclusões.
Vc diz que não tenho verniz cultural suficiente , que justifique a perca de tempo em me dar atenção. Veja senhor Sambarilove, vindo de uma pessoa como vc até que é um elogio, pois uma pessoa com grande estudo que tem, perdendo tempo com uma pessoa de uma pequenina cidade é realmente perca de tempo.Não se misture com pessoas sem cultura, porque éssa doença péga mesmo.
Me intrometi nos teus assuntos, e solicito que visite o Tópico Ferramentas e leia quem falou aos foristas daquele Tópico em apologia ao crime, também não comento mais do Tópico e solicito aos foristas que o leiam e vejam com seus próprios olhos.
Me intrometi neste Tópico, por ter colocado letras e não palavras onde falou em briga e ser expulso do Fórun.Com toda cultura que possui, jamáis imaginou que uma pessoa sem cultura iria perceber..Sai em defesa do Fórun e me submeto aos Moderadores se estou sendo inoportuno ou criador de caso.
Ivanil |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Ter Mar 24, 2009 10:53 am Assunto: |
|
|
Ivanil, não te preocupe, são as pessoas humildes que realmente demonstram o valor de sua personalidade. Estudo? Cultura? de nada adianta se vem misturado com arrogância. Sinceramente acho que pra um sujeito simples de uma pequena cidade, você está se virando muito bem... Qualidade moral e intelectual são coisas bem diferentes, não é fácil se dar bem nas duas, e na primeira você ja provou que não está mal. Enfim, acho bem mais fácil adquirir conhecimento e cultura (verniz cultural) do que adquirir o tal do verniz moral... |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Mar 24, 2009 12:21 pm Assunto: |
|
|
Olá Ezequiel!
Apesar de esclarecedora, a tua postagem me colocou em dúvidas:
-Vc fechava hermeticamente o tambor? Pelo que sei a compostagem pode ser com microorganismos aeróbicos (tambor aberto) ou anaeróbicos (tambor hermeticamente fechado).
- Outra questão: Depois de 3 meses, como vc usava o líquido (proporção líquido/água) para regar as plantas?
Se o amigo puder me ajudar, pois pretendo implantar um sistema assim.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|