Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Salo 2.o PASSO

Registrado: 06/09/08 Idade: 41 Mensagens: 315 Localização: Maringá-PR
|
Enviada: Sáb Out 11, 2008 1:23 pm Assunto: Jabuticaba - Atualizado 08/04/2011 |
|
|
Olá amigos....estou postando uma jabuticaba que comprei a algum tempo e não fiz praticamente nada nela, somente achei que o tronco dela estava muito grande na primeira porção então fiz um aplporque no meio dele, resta saber se vai dar certo, pois dizem que a alporquia em jabuticaba é um tanto quanto complicada e demorada....segue as fotos dela neste momento e um projetinho para o futuro, opiniões e comentários são muito bem vindos.
Abraços!!!
Foto 1
Detalhe
Projeto

Editado pela última vez por Salo em Sex Abr 08, 2011 2:27 pm; num total de 6 vezes |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Out 11, 2008 2:14 pm Assunto: |
|
|
Salo,
gostei do projeto; ficou muito parecido com as jabuticabeiras que vemos nos quintais de casa. Você tem aí um belo material pra trabalhar.
A alporquia na jabu de fato é demorada. Uma sugestão é usar um recipiente para alporque maior. Assim as futuras raízes poderão se desenvolver mais livremente e você não correrá tanto risco de deixar secar o substrato do alporque. Imagine se depois de 10, 12 meses esperando, as novas raízes queimem por descuido na rega
Abraço e boa sorte...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sáb Out 11, 2008 2:21 pm Assunto: |
|
|
Além da idéia do amigo Édson você pode é claro utilizar hormônio enraizador. Mais mesmo assim pode demorar até um ano ou mais para alporque em Jabuticabeira enraizar conforme relatos de amigos aqui do fórum. Mais não desista....... _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 11, 2008 2:38 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado pelas opiniões....eu vou tentar colocar um recipiente maior apesar de estar regando todo dia o alporque, pois ele está bem acessível, eu estou usando biofert raiz uma vez por semana....vamos esperar os resultados, qualquer novidade e progresso postarei aqui no fórum.....Até mais. |
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 11, 2008 9:44 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo Salo!
Parabens pelo projeto .Como tenho algunas jabuticabas obtidas
por alporquia vou de passar alguns pontos que julgo importantes o
que não quer dizer que sejam imprescindíveis certo pois a jabu é
meio de veneta.
1º O corte anelar deve ser um pouco mais profundo ,pois a jabuti
cabeira reconstitui a casca com rapidez ,normalmente antes de emitir
raizes.
2º Na fase inicial usar sempre musgo ou algodão.potinho com substrato
so depois do aparecimento das raizes,pois teras que fazer algumas
vistorias ,p/checar se não houve a reconstituição da casca.
3º manter a umidade de forma constante.Pode ser até um gotejamento
com uma garrafinha pendurada.
4º A melhor época por aqui não é o inicio da primavera mas isto pode
variar de regiãop/região.
5º Não vedar totalmente o pacote do alporque pois como o processo
é demorado se vedar a tendencia é criar uma espécie de limo e em
seguida vem o apodrecimento do musgo.
Caro amigo eu tambem estou em fase de testes e aprendizado no
que diz respeito a alporquia em jabuticabeira porem este é o procedi
mento com o qual obtive melhores resutados.
Não deixe de postar o resultado da sua experiencia pode e sera
muito importante pra nos todos e boa sorte ok.
G abraço.
Pv. |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 11, 2008 11:22 pm Assunto: |
|
|
Olá Paulo, muito obrigado pelas dicas, eu nunca fiz alporquia em jabuticaba por isso estou um pouco apreensivo neste aspecto, já faz uns 40 dias que fiz este alporque e ainda não vi nenhum resultado aparente, o potinho está com substrato, será que era bom eu tirar o substrato e ver como tá? Eu estava vasculhando hoje na net e vi um trabalho publicado a respeito de alporquia em jabuticaba que falava justamente sobre a colocação de algodão ambebecido em solução de AIB (o fabricante do biofert raiz diz conter essa substância em seu produto) como você citou. Eu estava pensando em substituir o subsatrato por algodão, o que acha?
Segue o link do trabalho que li. Abraços!!!
http://guia.mercadolivre.com.br/alporquia-jaboticabeira-17138-VGP |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sáb Out 11, 2008 11:46 pm Assunto: |
|
|
Amigo Salo
As dicas de todos que até agora postaram são de extrema importância para que a alporquia tenha resultado.
Eu só acrecentaria um detalheque talvez vc desconheça que é sobre o Anel de Malpighi.
É importante que ele tenha a mesma distancia ou um pouco a mais da grossura do galho onde se está fazendo o corte da alporquia...
Exemplo: Se o galho tiver um 5 cm de espessura a distancia entre os cortes deve ter no minimo 5cm ou pouco +.
Se for trocar o substrato usado na alporquia indico que veja esse detalhe.
Espero ter ajudado...
Abraço
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 11, 2008 11:53 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado pela dica Rogério, nunca tinha visto nada a esse respeito, mas acredito que o anel que fiz coincide com a espessura do tronco, pois fiz um anel de 3,5cm aproximadamente, mas de qualquer maneira caso eu for trocar o substrato darei uma olhada para conferir. Até mais. |
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 12, 2008 6:51 am Assunto: |
|
|
Caro Salo!
O método de propagação por alporquia é sem duvida dos mais
simples e eficiente e aceita um cem numeros de modificações na sua
concepção basica incluzive uso de materiais alternativos os mais variados.
O problema é que vc pegou a jabucabeira uma espécie das mais
dificeis de propagar (salvo p/sementes).
Penso que vc deve substituir o pote com o substrato pelo plastico com
musgo/algodão ou estopa,ate mesmo para vc ter um controle visual.
No mais é ter bastante paciencia se for o caso va refazendo uma
hora as raizes aparecem ok.
G Abraço.
Pv. |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 13, 2008 7:29 pm Assunto: |
|
|
Você tinha toda razão Paulo, hoje eu tirei o pote com o substrato e coloquei estopa com o saquinho transparente, e realmente a casca estava se formando novamente, retirei novamente a casca e aprofundei mais o anel....Daqui quanto tempo você acha que devo abrir e olhar para ver se está tudo certo? Desde já agradeço. |
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 14, 2008 8:18 am Assunto: |
|
|
Caro amigo Salo !
Ja que vc pegou a dificil empreitada o negocio agora é não desistir ,vc pode começar as verificações daqui a ums 4 meses pois como te falei a jabuticabeira é imprevisível pode enraizar com 4~5 meses ou 1 ano e ate mais para a vistoria solte a parte de cima do plastico e afaste
o musgo e faça a verificação ,quando vc notar ums pontinhos de pontas
arredondadas ou raizes se desenvolvendo ai vc ja pode colocar o potinho
com substrato normal ok.
Qualquer duvida no decorrer do processo disponha é so fazer contato
ta certo.
G abraço.
Pv. |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 26, 2008 1:00 pm Assunto: |
|
|
Olá pessoal, com a ajuda dos colegas obtive algum resultao no alporque dessa jabu, as raizes já começaram a sair, e conforme prometido vou postar a evolução. Desculpe a qualidade das fotos, mas foram tiradas do celular.
 |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 02, 2009 11:06 pm Assunto: |
|
|
A alporquia dessa jabu deu certo e já está cheia de raízes e para não fazer a separação e as podas ao mesmo tempo estou pretendendo fazer as podas agora e aumentar o tamanho do pote da alporquia (que não é mais esse da foto, é um bem maior), pra quando for fazer a separação a copa estar menor e a planta sofrer menos. Fiz um outro projeto e acabei ficando em dúvida de qual seguir. Por isso peço a ajuda dos amigos do fórum para tomar a melhor decisão, críticas e sugestões são muito bem vindas.
Projeto novo
Att,
Salo. |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Mar 03, 2009 8:38 am Assunto: |
|
|
Salo
Muito interessante este tópico, fiquei motivado a fazer alguns alporques de jabu... obrigado pela partilha.
Com relação a separação de alporques, é sempre necessário retirar boa parte das folhas/galhos no momento da separação, visto que o excesso de folhagem pode comprometar a viabilidade da planta recém separada...
Vc pode proceder a poda dos galhos desde já, mas quando for separar sua jabu terá que desfolhá-la...
Eu sugiro vc deixar ela como está e esperar ela preencher no novo recipiente com raízes, daí quando vc for separar vc procede as podas coforme seu projeto...
Minhas informações podem não condizer com as dos demais amigos foristas, mais experientes, assim sugiro vc colher mais informações antes de qualquer intervenção!!!
Espero ter ajudado...
Abraços
Obrigado |
|
|
 |
Salo 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 03, 2009 2:41 pm Assunto: |
|
|
Caro Ezequiel, muito obrigado pelas dicas. Eu andei trocando umas ideias com nosso amigo Paulo Ventura, que também me indicou a não fazer as podas e desfolha junto com a separação, mas somente as podas agora, pois além de já ir adiantando o trabalho de estruturação, quando for fazer a separação a copa vai estar bem menor, exigindo deste modo um menor esforço da planta. Quanto a separação, eu pretendo fazer no final do inverno, enquanto a planta está em dormência, pra quando chegar a primavera ela estar bem adaptada com sua nova situação e poder voltar a ativa tranquilamente. Vamos aguardar novas opiniões e ver o que é melhor.
Att,
Salo. |
|
|
 |
|