|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Ter Mar 03, 2009 9:20 am Assunto: |
|
|
Paulo,
concordo plenamente com tua opinião, até mesmo pela maneira de se manifestar.
O autor do Tópico relatou saber de outras maneiras de se conseguir mudas de Ficus, só que não podemos sair por ai dizendo que é um contra-senso, afinal de contas cada um faz como quer e isso devemos respeitar. Opinar sim,mas de mameira construtiva.
Do colega no bonsai |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 03, 2009 10:06 am Assunto: |
|
|
Cada um pode escolher o que fazer sim. claro que pode.
Mas as figuerias, muitas citadas como Ficus Carica, Ficus Elástica, Ficus Benjamina, Ficus Pumila e todas as outras exóticas, exceto a Ficus Retusa, não produzem Sementes viáveis, por isso eu reafirmo: é um contrassenso ficar tentando reproduzí-las por esse método.
Ivanil, o Guilherme entendeu direitinho e você, me parece que tá querendo criar caso sem necessidade, leia e tente entender a minha resposta, sem melindres, talvez você possa vir a concordar comigo, mas isso não é necessário, como todos aqui no fórum, eu dei a minha opinião quando ela foi pedida.
Não vou ficar me lamentando se você não concordar com ela. |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Mar 03, 2009 11:33 am Assunto: |
|
|
Dori,
vc está muito, muito enganado comigo. Nunca criei caso ou desrespeitei a maneira de pensar de nenhum forista.Não sou de criar caso, mas não consigo suportar maneiras de pessoas se manifestar.Não discordei do que vc falou de germinaçao de sententes de Ficus em geral, até mesmo como um iniciante não passei por tal experiência, mas sei interpretar muito bem o que os outros escrevem.Vc fala para ler o que vc escreveu. Te devolvo sua sugestão e leia e interprete a palavra contra-senso.
Relato: O guifercon postou em "Sou Principiante" procurou saber de germinação de uma espécie de Ficus que não obteve sucesso, postou para receber ajuda."Quem poderá garantir que um dia possa ser possível, sim.
Vc fala que não irá se lamentar de não concordar contigo: se lamentar ou não, isso é problema seu e seria um contra-senso de isso ocorrer
De minha parte está de bom tamanho.Sei que logo haverá intervenção dos Moderadores e seus pedidos devem ser respeitados.
Ivanil |
|
|
 |
Gustavo Sutilo Martins
Registrado: 07/01/09 Idade: 44 Mensagens: 24 Localização: Alta Floresta-MT
|
Enviada: Ter Mar 03, 2009 12:44 pm Assunto: |
|
|
Vou relatar um pouquinho da minhas experiências com ficus cultivados a partir de sementes....
Plantei as seguintes espécies: Ficus Gomelleira (é a figueira branca nativa da floresta amazônica); ficus religiosa; ficus benjamina; ficus bengalensis; ficus obliqua.
De todos os experimentos, apenas gerninaram quando cultivados em estufas, com elevadas temperaturas (+/- 40ºC) e muita umidade.
Sempre usei substrato comprado e estério.
As platas levavam de 10 até 50 dias para germinar, sendo o mais comum com 25 dias.
É preciso cobrir as sementes para se obter um resultado melhor, mas é necessário que se peneire uma finíssima camada de substrato, pois as sementes são minúsculas.
O ficus Gomelleira (é a figueira branca nativa da floresta amazônica) eu plantei mais de 2.000 sementes. Germinaram apenas umas 20 delas, que atualmente (+/- 8 meses) possuiem, em média 45cm de altura.
As outras espécies, eu plantei, em média 200 sementes de cada. O ìndice de germinação foi relativamente alto, mais de 50%, contudo após 4 meses do plantio, restaram +/- 1% a 15%. Atualmente, 4 meses após o plantio, estão com +/- 3cm de altura.
O ficus benjamina, de 200 sementes, apenas uma germinou.
OBS: Minhas tentativas de retirar as mudinhas da estufa provocaram mortes nas mesmas, razão pela qual eu estou aguardando ao menos o escurecimento do caule, que continua verde, para tentar novamente.
Diante das minhas experiências, eu concluo que é bastante gratificante fazer vingar as sementes de figueira, vale como experiêncie...... Mas de fato, não compensa, os resultados são "ridículos" se comparados a outros métodos. No entanto, pra quem é fan do gênero ficus, sempre é possível obter espécies que não as comuns atraves de tais métodos.
Foi esse o meu caso, que não tinha à disposição as espécies de Ficus Gomelleira (é a figueira branca nativa da floresta amazônica); ficus religiosa; ficus bengalensis e ficus obliqua para realizar estaquia ou alporquia.
Abraço |
|
|
 |
dori 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 03, 2009 12:57 pm Assunto: |
|
|
Contra-senso
S. m. 1. Dito ou fato contrário ao bom senso; absurdo, disparate, despautério
(Fonte: Aurélio, versão eletrônica 3.0)
Contrassenso, conforme a ultima reforma ortográfica.
Assim, continuo afirmando, conforme o significado do termo, é um contrassenso tentar reproduzir por sementes plantas que não produzem sementes viáveis, como figueiras exóticas, abacaxis e bananas.
Mas se alguém quiser continuar tentando não há nada que impeça. _________________ http://www.bonsaidori.wordpress.com |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Mar 03, 2009 2:19 pm Assunto: |
|
|
Gustavo,
te agradeço pela postagem mesmo não sendo eu o titular do Tóplico. Aprendi muito com tuas experiências com a espécie.
Percebi que o colega é do MT, vou tomar a liberdade de te enviar foto de uma planta que deve ser nativa ai de tua região já colocada aki no Fórun mas que ainda não conseguirmos identifica-la.
Abraço - Ivanil |
|
|
 |
Gustavo Sutilo Martins
Registrado: 07/01/09 Idade: 44 Mensagens: 24 Localização: Alta Floresta-MT
|
Enviada: Ter Mar 03, 2009 3:07 pm Assunto: |
|
|
Ivanil Pimentel Vieira escreveu: | Gustavo,
te agradeço pela postagem mesmo não sendo eu o titular do Tóplico. Aprendi muito com tuas experiências com a espécie.
Percebi que o colega é do MT, vou tomar a liberdade de te enviar foto de uma planta que deve ser nativa ai de tua região já colocada aki no Fórun mas que ainda não conseguirmos identifica-la.
Abraço - Ivanil |
Pode mandar a foto, quem sabe eu ou os "matutos" daqui da minha terra sabemos do que se trata. |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Mar 03, 2009 7:54 pm Assunto: |
|
|
Gustavo,
te agradeço por aceitar o pedido de ajuda na identicação de uma planta.
Estou providenciando o envio de algumas fotos.
Do colega no bonsai |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

Registrado: 23/02/09 Mensagens: 174 Localização: Montes Claros-MG
|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 12:21 pm Assunto: |
|
|
Poste as fotos para que os colegas do forum possam lhe ajudar. _________________ Dino
Adote uma árvore, preserve a natureza. |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

Registrado: 23/02/09 Mensagens: 174 Localização: Montes Claros-MG
|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 12:25 pm Assunto: |
|
|
guifercon escreveu: | Hehehehehehe
Dori, voce poderia ter aparecido um pouco antes no post!
Obrigado pela informação, mas discordo de você quanto a plantar ficus por sementes...
Eu gostaria de ter um bonsai de Ficus Elastica, ja segui um procedimento que vi num site gringo que ensinava a fazer por estacas, mas nao vingou.
Ontem mesmo eu peguei uma ponta de galho com umas 10 folhas, imaginem eu andando com aquelas folhinhas gigantes, hehehehe
Vou ver se esse vinga.
Interessante você ter mencionado o Ficus Retusa, pensando bem é a única mesmo que vejo nascer nas frestas.
A alporquia e estaquia são ótimas pra acelerar a obtenção de um bonsai, mas será que elas não vão um pouco contra às regras básicas do Bonsai???
1-Paciência
2-Paciência
3-Paciência
4-Paciência
5-Mais Paciência
Tenho Pau-ferro, Calliandra, Jacarandá, Goiaba, Mangueira, Macieira, tudo plantado por sementes, estou treinando minha paciência, heheheh
Recentemente mudaram o lugar do meu trabalho, e olhem o que o vício de plantinhas:
Abraços a todos
Guilherme |
Guilherme, discordo de ti quando diz que estacas pode ser contra a regra básica do bonsai.
Mesmo por estaca, um bonsai pode demorar quase o mesmo tempo que por sementes. e ainda exige os mesmo cuidados.
A grande vantagem das estacas é que se pode com elas, criar movimentos incríveis que seriam dificílimos de se realizar com arames. _________________ Dino
Adote uma árvore, preserve a natureza. |
|
|
 |
sanchesjf

|
Enviada: Qui Abr 09, 2009 9:00 am Assunto: |
|
|
[quote="Elio Luis Secchi"]Amigos,
Certa vez numa exposição de bonsai em Porto Alegre, um colega nosso disse que as sementes germinam se colocarmos elas numa pequena porção de areia e ficar "esfregando" entre as mãos, as sementes junto com a areia a fim de "extratificar" elas. Depois semear sobre um composto com pouca terra e maior quantidade de areia e restos de madeira, casca de pinus, etc... Diz ele que germinam facilmente. Fiz uma tentativa há pouco tempo e ainda estou aguardando os resultados, portanto esta sugestão para mim ainda carece de provas. Mas vale tentar.
Olá amigo, essa técnica da areia tem fundamento sim, as enzimas digestivas fazem na verdade é embobrecer a estrutura dura da casca da sememnte permitindo assim que o broto possa rompe-la assim como um pinto quebrando o ovo. A técnica da areia tem o mesmo objetivo. _________________ www.bonsaisan.com.br |
|
|
 |
Roger Bell
Registrado: 29/01/13 Idade: 41 Mensagens: 15 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Fev 05, 2013 8:11 am Assunto: |
|
|
Gustavo, ainda tens a Ficus Religiosa? Tem como mandar algumas estacas? |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|