Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sáb Fev 28, 2009 11:29 am Assunto: Trabalho com Eugenia |
|
|
Amigos
Tenho essa Eugenia a + ou - 4 anos, sendo 2 de mamadeira.
Ainda não tinha mexido com ela... Só uma poda de um galho ou outro que se despontava muito no crescimento.
A 3 dias atrás criei coragem e resolvi trabalhar ela.
Vejam...
A máquina fotográfica não ajuda muito +...
Aramação e tração de galhos
Escolhi esse galho para dar inicio a copa...
+ agora estou com uma dúvida...
Devo ou não dar 2 copas para essa planta?
Direciono esse galho para cima para formar outra copa ou devo baixa-lo para trás e formar outro patamar??????
Gostaria muito da opinião dos Amigos para terminar meu trabalho.
Grande abraço a todos e espero as sugestões...
Rogério _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Sáb Fev 28, 2009 9:16 pm Assunto: |
|
|
Como vai Amigo Rogério.
Bela Eugênia... Tem uma boa estrutura de caule.
Tomando a 5ª foto como base, eu tenderia ao estilo Shakan, eliminando o tronco da esquerda (conforme projeção). Em seguida direcionando os galhos da copa restante na horizontal.
Mas a possibilidade de tronco duplo, também, é válida.
Abraços e boa sorte.
Franz Lopes
 _________________ "O que fazemos em vida, ecoa na eternidade" |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Mar 01, 2009 11:56 pm Assunto: |
|
|
Rogério
Minha opinião é semelhante a do amigo Franz... o "V" formado pelos dois troncos acima da base me parece estranho  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Mar 03, 2009 5:21 pm Assunto: |
|
|
Amigos Franz e Alexandre
Agradeço muito a dica + se observarmos a planta, retirando a parte da esquerda eu teria uma planta muito reta, ficando muito monótona a visão que ela teria sem contar que tenho poucos galhos para esse lado. Não seria + interessante deixar o outro lado?
Agradeceria muito a ajuda de vcs e se puderem me abrir a visão com um desenho acredito que ficaria + fácil o entendimento.
Grande abraço
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Ter Mar 03, 2009 5:41 pm Assunto: |
|
|
Cara, não desmerecendo as opiniões dos outros colegas, mas eu acho que vc devia manter os dois troncos...
Tenta um misto de shokan com hokidachi, uma copa mais cheia e mais arredondada...
Eu ainda tenho um pouco dessa neura das regras, mas estou tentando abrir um pouco mais a minha cabeça...tá dificil mas estou tentando....
Aqui no forum se fala mto do naturalistic, tenta levar mais p/esse lado...
Tentar fazer como o povo diz no forum do IBC, deixar mais com cara de árvore e menos com cara de bonsai...
Ela parece ter crescido mto bem e tem um porte e uma base bem interessante...vai dar uma bela planta... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Saulo Prazeres
Registrado: 02/01/09 Idade: 42 Mensagens: 94 Localização: Sao Luis-MA
|
Enviada: Ter Mar 03, 2009 7:37 pm Assunto: |
|
|
Que belo material... da pra trabalhar! o q me impressionou foi o resultado q vc conseguui com o escorredor / mamadeira. Qual substrato vc usou?? E a adubação qual foi o tipo utilzado?
abracos |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Mar 03, 2009 9:18 pm Assunto: |
|
|
Amigos
Eu gosto de todas as formas da arte bonsai! Estilos, escolas, tamanhos... desde que transmita HARMONIA! Mais ou menos o que bem comentou o amigo Leal: deixar a planta mais com cara de árvore
Para atingirmos isso tudo, precisamos das regras! Precisamos, porém não quer dizer que vamos utilizá-las ao pé da letra... a ARTE (criatividade/visão) prevalecerá
O que fazer então??? Depende do gosto (ARTE) de cada indivíduo
 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Ter Mar 03, 2009 9:40 pm Assunto: |
|
|
Alexandre, é incrível o dom que tu tens com essas tuas projeçoes...
A terceira projeção é exatamente oq eu pensei p/essa planta do Rogério...
Rogério, se eu fosse você, tomava esse desenho como base...pena ele ter surgido só agora, talvez antes da sua intervenção existem alguns galhos que pudessem ser aproveitados nesse projeto...mas com esse crescimento acelerado da tua planta, num instante tu chega lá...
Aliás, repetindo a pergunta do saulo...oq vc tá usando nessa mamadeira? como vc tá fazendo a adubação? O crescimento parece mto bom... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Mar 03, 2009 10:24 pm Assunto: |
|
|
Amigos FrK_leal e Saulo Prazeres
Utilizei nesse substrato da mamadeira uma mistura de farinha de osso, torta de mamona e esterco de ave em partes iguais (+ ou - 5 colheres de sopa) e partes iguais de Plantimax, esterco de vaca bem curtido e uma terra muito rica em decomposição de folhas que eu consigo no sitio do Tio de minha esposa (+ ou - 5 pazinhas de jardinagem de cada item).
Geralmente utilizo essa mistura em todas minhas mamadeiras.
Confesso que tenho um grande trabalho nos primeiros meses para limpar os matos e outras plantas que crescem na mamadeira, pelo motivo de utilizar essa terra que pego no sitio. Vem com muitas sementes, principalmente de jabuticabeiras, pois lá tem muitas árvores dessa.
Acho que a mistura é muito boa + completo com pulverizações de Fosway e Biofert Plus alternado quinzenalmente os adubos.
Grande abraço e muito obrigado pelas dicas,
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Mar 03, 2009 11:29 pm Assunto: |
|
|
Amigo Alexandre
Vou ser bem sincero...
A idéia que tive logo que começei a olhar essa planta foi impressa por vc na primeira foto.
Gostei muito da projeção e acredito que vou seguir meu trabalho por ela.
Agraço muito sua ajuda e quero lhe dar os parabéns pelos projetos que faz para ajudar os iniciantes como eu. Nós iniciantes, precisamos muito de dicas de pessoas como vc que sempre que possível, dedica seu tempo e conhecimento em beneficio da evolução da arte Bonsai.
Muito obrigado Amigo pela sua ajuda
Grande abraço,
Rogério _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
|