FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

opiniao sobre meu bonsai
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Aluizio

MensagemEnviada: Dom Mar 01, 2009 5:07 pm    Assunto: opiniao sobre meu bonsai Responder com citação

Oi pessoal, sou novo aqui no forum, porem tento cultivar bonsais ja faz um tempinho, uns 8 anos, e queria saber a opiniao de vcs sobre alguns dos meus bonsais.
Aqui está uma caliandra de aproximadamente 4 anos:

tem mais fotos, o problema é q tá ruim de carregar

Editado pela última vez por Aluizio em Dom Mar 01, 2009 8:47 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 01, 2009 5:53 pm    Assunto: Responder com citação

A foto não está aparecendo Confused
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 02, 2009 1:36 pm    Assunto: Responder com citação

Escorredor e mamadeira

Fará com que saia novas brotações e ramificações para vc melhor estruturar sua planta!!!

Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 02, 2009 3:02 pm    Assunto: Responder com citação

O Ezequiel tem toda razão. Siga essa dica que com certeza a planta lhe dará outras opções de trabalho.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
RIDDHA - JOSE JORGE

MensagemEnviada: Qui Mar 05, 2009 9:13 am    Assunto: novo ápice Responder com citação

Eu colocaria no escorredor, como foi dito, mas antes transformaria o primeiro galho em ápice podando todo o resto para cima. Ainda, com arame poderia dar uma sinuosidade leve tipo moyogi.

Isso daria uma melhor conicidade para o tronco que deve ser grosso em baixo na base e a medida que vai alongando, vai afinando.
abraços, José Jorge

Editado pela última vez por RIDDHA - JOSE JORGE em Qui Mar 05, 2009 2:44 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 05, 2009 1:31 pm    Assunto: Responder com citação

Aluízio:

Tudo depende do que desejas para a sua planta. Sugestões e projeções são possíveis aos milhares, mesmo porque o papel aceita tudo.

Cabe a ti definir o que pretendes, onde queres chegar. A partir daí, os companheiros saberão orientar durante o processo. Pela foto percebe-se que estás trabalhando com tração, o que indica que tens algo em vista. Dizendo o que pretendes, as sugestões virão de uma forma específica e, por certo, serão mais valiosas.

Um abraço e seja bem-vindo.
RIDDHA - JOSE JORGE

MensagemEnviada: Qui Mar 05, 2009 2:36 pm    Assunto: Responder com citação

Sambarilove escreveu:
Aluízio:

Tudo depende do que desejas para a sua planta. Sugestões e projeções são possíveis aos milhares, mesmo porque o papel aceita tudo...

Eu dei sugestão porque foi pedida. O Aluísio tem a visão dele e, certamente, quer obter outras visões, mesmo porque ele já tem uma experiência de 8 anos. Penso que para isso existe este Forum. Uma possibilidade de receber sugestões e compartilhar visões diferentes.
Um grande abraço e desculpe se fui mal interpretado,
José Jorge

Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 05, 2009 3:21 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Riddha

Não tem porque pedir desculpas, afinal a sua sugestão não foi descabida de todo...se fosse minha era mesmo por ai Very Happy.
Se pretendemos uma boa conicidade no tronco, mais tarde ou mais cedo vai ter que fazê-lo e quanto mais cedo melhor, senão vai certamente acabar num tronco demasiado cilíndrico..., agora mesmo que se faça algo nesse/neste sentido, não tem forçosamente que passar por um moyogi Wink .

Como refere o Caro Sambarilove, a arvore já demontra uma intenção, sabendo qual, seria mais fácil para alguém opinar.

Tratando-se da espécie que é, o ideal não seria própriamente saber aquilo que desejamos para ela, mas sim qual o estilo que conhecemos, que melhor se adeqúe ao respectivo exemplar (em qual ela sairia mais beneficiada) já que ambos nem sempre são coincidentes Wink.

Sendo uma nativa é preciso alguma precaução na sua modelação mais concretamente nas puxadas dos ramos, porque não é só na escolha de um estilo "menos correcto" que se pode cair na tentação de transformar um exemplar como este, num dos ditos estilos próprios de uma Conifera, uma puxada excessiva da ramificação para baixo como acontece um pouco no 1.º ramo á direita na foto (faz um arco) está bem próximo de um desses casos.

Não é apenas com a silhueta (com ou sem copas definidas com patamares) em forma "Arrow" que se usa e abusa, que eles ficam parecidos com as mesmas, também precisamente com esse tipo de pormenor, as puxadas mais pronunciadas do que o que seria desejável num exemplar tropical/sub-tropical...
Embora neste caso em concreto ainda não esteja exagerado,...entendendo não ser esse o caso pretendido, creio que ainda assim, se fosse aliviado um pouco mais o tensor ela sairia seguramente mais enriquecida/natural Wink .

Outro pormenor importante e que nem sempre levamos em consideração é o equilibrio que existe "sistema radicular vs copa".

Uma árvore com um sistema radicular demasiado confinado, para sobreviver sem precalços de maior, vai dar-nos/responder-nos em termos de copa, +/- nas mesmas proporções, mesmo que generosa, será sempre ás custas de energias que ela deveria estar a acumular...como tal, se pretendemos um desenvolvimento significativo do exemplar que temos em mãos, devemos facultar-lhes a melhores condições possiveis, podendo para isso começar por aumentarmos o recipiente (um dos tais ditos "vasos de treino"); escolher um substrato mais adequado e providenciar-lhe um plano de nutrição...não tem forçosamente que passar pela mamadeira, mas ajuda bastante Wink

Apenas como minha opinião, Ok! neste caso a minha Wink

Cptos.

Castro

RIDDHA - JOSE JORGE

MensagemEnviada: Qui Mar 05, 2009 8:22 pm    Assunto: Responder com citação

Antonio Castro escreveu:
Olá Riddha

Não tem porque pedir desculpas, afinal a sua sugestão não foi descabida de todo...se fosse minha era mesmo por ai Very Happy.
Se pretendemos uma boa conicidade no tronco, mais tarde ou mais cedo vai ter que fazê-lo e quanto mais cedo melhor, senão vai certamente acabar num tronco demasiado cilíndrico..., agora mesmo que se faça algo nesse/neste sentido, não tem forçosamente que passar por um moyogi Wink .

Antonio Castro obrigado por sua explicação segue fotos de uma caliandra postada neste forum pelo fabianoscosta em estilo moyogi, mas o tronco estava por demais cilindrico (todo por igual):

Felizmente ele corrigiu criando um shari em espiral e o resultado ficou muito bom (na minha opinião)

Um grande abraço, José Jorge
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 06, 2009 7:30 am    Assunto: Responder com citação

Olá Riddha

Very Happy Very Happy
Nesse tópico tal como neste também referi que "se fosse minha" eventualmente, talvez refizesse o tronco a partir do 1.º ramo da direita...sempre um "talvez" porque são decisões que devem ser bastante ponderadas Wink, nunca é fácil andar uns anitos para trás, mas também não vale a pena tentarmos tapar o sol com a peneira escondendo com ramos/copa como é usual, porque o problema por si só não se resolve e a árvore não é só para ser admirada pela sua massa verde, mas também pela estrutura que a sustenta, razão pela qual são tão admiradas e apeteciveis as caducas a nivel mundial.

No caso em concreto o Amigo Fabiano tinha outra coisa em mente ainda que o fim/objectivo fosse o mesmo, e graças a Deus conseguiu-o.
Obteve dois exitos, aplicar uma técnica deveras dificil e anular através da mesma esse efeito uniforme que o tronco demonstrava/aparentava....um exemplo de coragem, creio eu, tão grande ou maior ainda do que refazer a partir do ramo que mencionei/mencionámos...por se saber que em circunstâncias normais, um shari com estas caracterisiticas aumenta em muito as hipoteses de se ter que recomeçar muito mais a baixo, caso seja mal sucedido, isto se ficar algo dê para se recomeçar porque também é verdade nem sempre acontece.
Uma coisa já me deu para perceber, entre vários casos que tenho visto/lido, uma vez em resposta (noutra comunidade) a umas plantas de yamadori que o Rodrigo (Rdseg) trabalhou, foram efectuadas várias intervenções consecutivas praticamente em cima do periodo pós-transplante ( periodo de convalescença), o qual comentei nesse sentido, obtive respostas de outros colegas que também já o faziam á algum tempo e com bastante sucesso sem problemas de debilidade para o exemplar ....cá teria sido morte certa de qualquer exemplar que fosse submetido ás mesmas condições, as condições variam e perante tal facto acredito que com certeza o clima que vocês têm por ai, será uma mais valia que ajuda em muito a turbinar os exemplares autoctones e todos aqueles que se consigam adaptar, se isso se irá reflectir a médio longo prazo no periodo de vida do exemplar por estar sempre a bombar a todo o gás, sem descanso, não sei...para já, parece-me uma mais valia seguramente Very Happy .

Ao amigo Fabiano disse-lhe em tempos num desses tópicos uma velha máxima que tanto me businaram aos ouvidos "Audaces Fortuna Juvat"...quando o sonho existe, não devemos de deixar de tentar nunca.

Caro Aluizio as minhas desculpas pelo desvio do tema Embarassed
[ ]s

Castro

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: