FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

jabuticabeira o que fazer?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 03, 2009 1:50 pm    Assunto: jabuticabeira o que fazer? Responder com citação

tenho uma jabuticabeira mas não sei que estilo usar nem o substrato adequado gostaria de algumas dicas po favor

obrigado

[/img]

[/img]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 03, 2009 2:53 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Rodrigo Sandi, acredito que ainda não é a hora de pensar em estilos e estruturas. Na minha opinião você poderia colocá-la em um conjunto escorredor/mamadeira e deixá-la crescendo livremente por um bom tempo. Após este período você vai reparar que a sua planta deu uma bela encorpada além de emitir muitas brotações, as quais lhe possibilitarão a escolha de um estilo para formar um belo bonsai.
Att,
Salo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Mar 03, 2009 3:50 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Rodrigo

Concordo plenamente com o Salo

Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 03, 2009 3:55 pm    Assunto: jabuticabeira Responder com citação

ola salo obrigado pela dica daria também para mim plantalo em um vaso maior? e se eu plantar deicho la por quanto tempo? e em que terra?

obrigado Laughing
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 03, 2009 9:47 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Rodrigo, você pode sim plantar em um vaso bem grande, embora eu acredite que o escorredor/mamadeira seja melhor, pois possibilita uma oxigenação e ramificação muito boa para as raízes. Caso resolva plantar em um vaso grande faça muitos furos nas laterais e no fundo do vaso, apoiando o fundo do vaso em duas madeirinhas, para que fique mais alto que o chão, possibilitando deste modo uma melhor oxigenação das raízes na parte de baixo do vaso. Quanto ao substrato, use um substrato com muita matéria orgânica, mas que ao mesmo tempo seja drenante e aerado. Isso pode ser conseguido adicionando areia grossa e cacos de telha ao composto. O tempo é uma coisa relativa, na mamadeira é comum deixar pelo menos dois anos pra se notar alguma melhora, mas nada impede que se deixe dez anos até atingir o ponto desejado. Lembrando ainda que a jabuticabeira gosta de solos bem úmidos até mesmo ligeiramente enxarcados.
Abaixo segue um link muito esclarecedor no quesito escorredor/mamadeira, da uma lida que vai te ajudar muito.
Qualquer coisa sinta-se a vontade para perguntar.
http://www.atelierdobonsai.com.br/mamadeira.html

Att,
Salo.
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 04, 2009 9:19 pm    Assunto: jabuticabeira Responder com citação

Laughing salo muitissimo obrigado pelas dicas acho que vou botar no escorredor mesmo agora que entendi bem como fazer .Eu estou comesando faso bonsai a apenas um ano e onde moro não tenho muitos recursos por isso tenho improvisar algumas coisas queria saber também sobre a vitamina b1 vendida em farmacias qual é a proporção adequada para poda de raiz e como aplicala???

obrigado
Salo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 04, 2009 10:17 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo, a vitamina B1 ou tiamina é vendida nas farmácias em comprimidos ou drágeas na concentração de 300mg/comprimido, a concentração usada como enraizador é de 0,4%, ou seja, 400mg/L de água, como os comprimidos tem apenas 300mg o correto é diluir um comprimido em 750ml de água. Quanto a frequência a ser aplicada para podas de raízes é a seguinte: Após feita a poda submergir o vaso inteiro em uma bacia com essa solução de tiamina até que saia todo o ar do substrato, isso pode ser percebido quanto parar de sair bolhas do vaso, este procedimento serve para preencher a falta de substrato em determinadas regiões, que acaba ficando quando fazemos a poda das raízes, após feito isso deixe a planta na sombra e regue com a solução de tiamina uma vez por semana por pelo menos um mês. Lembrando que agora não é a época adequada para fazer a poda de raízes, e sim no começo da primavera. Quando for proceder a poda das raízes não esqueça de também diminuir a massa foliar da planta, pois assim ela não perde muita água por transpiração, e isso não é bom porque a planta ainda não terá o mesmo tanto de raízes de antes.
Este é um link com uma matéria bem explicativa sobre transplantação
http://www.bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/Transplantacao.htm
Att,
Salo.
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Mar 04, 2009 10:24 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Rodrigo Sandi
Vou dar o meu palpite para seu trabalho futuramente...
Eu tenho 6 jabuticabeiras encaminhadas e em 5 delas eu as moldei a cópia de jabuticabeiras que vemos na naturesa, ou seja, bem natural. Quando eu vejo um trabalho bem natural em Bonsai aqui no Fórum ou em fotos na net sinto que meu trabalho está chegando lá...
Tente uma forma Hokidachi, pois alem de ser o estilo + natural para as jabuticabeiras é um dos menos complicados.
Agraços
Rogério.
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 05, 2009 1:40 pm    Assunto: jabuticabeira Responder com citação

salo e rogério muitíssimo obrigado pelas dicas eu estava presisando muito mesmo até logo.
Wink
Bruno NF

MensagemEnviada: Qui Mar 05, 2009 3:23 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo, minha sugestão seria você já ir moldando um pouco a copa, tracionando esse galhos fininhos, descendo-os um pouco. Faz-se isso fácil fácil com barbante, nem precisa de arame. Puxe os galhos pra baixo, fazendo-os ficar quase na horizontal, um pouco acima. Com o tempo os galhos voltarão a crescer pra cima, mas você já vai ter dado uma curvatura legal à base dos galhos. Acho que ficaria bom.

Dei uma clareada na sua foto, porque não estava vendo direito, a foto está escura e meu monitor está muito escuro também. Ai está.
DigoF3
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 05, 2009 4:12 pm    Assunto: jabuticabeira Responder com citação

ola agradesso a dica vou fazer isso logo que botar na mamadeira.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: