Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Eliseu Santos
|
Enviada: Qua Mar 04, 2009 10:24 pm Assunto: Jaboticaba oque fazer. |
|
|
Ola tem ai uma foto da minha primeira muda de jaboticaba feita pelo metodo sugerido pelo amigo Geraldo Inocêncio. Não sei se acertei no corte da estaca, ou se teria que fazer mais algum corte tipo tirar essa curva. Porem hoje me veio a cabeça que essa curva pode me ajudar a tornar essa muda em um Fukinagashi (Varrido pelo vento) tipo como se o vento soprasse ao contrario da curvo do tronco entederam, não cosequi desenhar por isso nao coloquei o projeto mas se alguem souder fazer o desenho e tiver tempo pra isso agradeceria. Quanto ao corte do galho(curva) tb aguardo sugestões.
Obrigado
 |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Qua Mar 04, 2009 10:31 pm Assunto: |
|
|
Amigo
Tire + fotos de outros ângulos para podermos ver melhor a planta e assim poder opinar.
Abraço
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Mar 05, 2009 7:52 am Assunto: |
|
|
Eliseu,
Quanto tempo levou para que ela desenvolvesse as raízes? Em que época vc fez e como conduziu com a muda?
Abraço |
|
|
 |
Eliseu Santos
|
Enviada: Qui Mar 05, 2009 5:05 pm Assunto: Tempo para enrrizamento |
|
|
Bom Ezequiel ela foi feita a dois meses a tras as folhas sairam com 1 mes ja as raizes começaram a aparecer agora ja tenho 6 ou 7 delas, a condução da muda deu-se da sequinte maneira.
Arranquei o ganlho de uma jaboticabeira ( um galho onde ja deu fruto pra que ela frutifique mais rapidamente) peguei um um vidro de tamanho medio que coubese dentro da garrafa de 2 litros de refrigerante, fiz dois furos na tampa desse vidro um para a estaca e outro para a magueirinha raspei o pe da estaca que ficara dentro do vidro que por sua ves estara cheio de agua, coloquei o vidro dentro da garrafa e combri com terra e ate uns dez centimetros acima da tampa do vidro pois e onde as raizes vão nacer,repus a agua pela mangueira a cada tres dias e o resultado foi esse ai.
[/img] |
|
|
 |
Eliseu Santos
|
Enviada: Qui Mar 05, 2009 5:07 pm Assunto: |
|
|
Rogério escreveu: | Amigo
Tire + fotos de outros ângulos para podermos ver melhor a planta e assim poder opinar.
Abraço
Rogério. |
e ai Rogério
Nao tenho muitas fotos mas coloquei mas duas ve se ajuda, des-de ja agradeço pela atenção. |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Qui Mar 05, 2009 5:17 pm Assunto: |
|
|
Eliseu, não quero te desapontar, mas já desapontando...2 meses é mto pouco tempo p/dizer que pegou...essa brotação nova pode (e deve ter sido) fruto da reserva energética do galho...
A jabuticaba não é conhecida pela facilidade na estaquia...
Minha opinião sincera...deixa ela bem quietinha por mais um tempo...na primavera, se ela estiver bem forte e vigorosa, eu arriscaria mexer em alguma coisa...antes disso, só reza p/pegar.... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Mar 05, 2009 5:17 pm Assunto: |
|
|
Eliseu,
Valeu pelas informações. Vou tentar alguma coisa assim, é mais simples pra mim e não dependo de quintal muito grande...
Com relação à estilização, sugiro vc deixar isso para o futuro, cuide da muda para que ela continue emitindo suas raízes, lá pra setembro vc começa a pesar em estilos.
Abraços |
|
|
 |
Eliseu Santos
|
Enviada: Qui Mar 05, 2009 8:20 pm Assunto: |
|
|
FrK_leal
Vlw pela dica realmente sei que não pega com facilidade mas eu acho que ta bem encaminhada porem com certeza ainda vo rezar muito pra dar tudo certo. vlw mesme mas uns meses e vou cavar pra ver as raizes ai tiro foto e mostro pra vc me dar sua opinião vlw.
ate a proxima |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Mar 06, 2009 7:45 am Assunto: |
|
|
Eliseu como disse o amigo Frk é cedo para dizer se enraizou. Eu tenho mais de vinte estacas de Jabuticabeira com mais de um ano e tem algumas com brotos intensos e todas estão em estufa. Não vi ainda nenhuma raíz em nenhuma estaca ainda. Você usou hormônio enraizador???? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Daniel Camargos

Registrado: 22/01/09 Idade: 43 Mensagens: 36 Localização: Contagem-MG
|
Enviada: Sex Mar 06, 2009 8:54 am Assunto: |
|
|
Ola Eliseu!
Amigo, desculpe a ignorancia, mas que pedaco de mangueira eh esse enfiado na garrafa?
Um abraco
Daniel _________________ "Sou do tamanho do que vejo. E não do tamanho da minha altura." (Fernando Pessoa) |
|
|
 |
Eliseu Santos
|
Enviada: Sex Mar 06, 2009 12:47 pm Assunto: |
|
|
Marcos Castilho escreveu: | Eliseu como disse o amigo Frk é cedo para dizer se enraizou. Eu tenho mais de vinte estacas de Jabuticabeira com mais de um ano e tem algumas com brotos intensos e todas estão em estufa. Não vi ainda nenhuma raíz em nenhuma estaca ainda. Você usou hormônio enraizador???? |
usei sim mas foi um Biofert Raiz mas a guantidade e bem pequena mergulhei a estaca em uma solução de 30 gotas para meio litro de agua, fiz todo o processo e reponho a agua todo sabado ou seja um vez por semana e a cada duas semanas coloco duas gotas de Biofert Raiz. A e o substrato ( areia grossa, terra e um poco de VERMICULIDA duas colheres). Ja tenho algo que acho que são raizes tipo 6 ou 7 mas ainda vou esperar mais um pouco pra ver se são mesmo raizes ou se estou enganado.
OBS cuidado com a quantidade de hormonio pois ja ouvi dizer que pode ser fatal pra sua planta.
abraço |
|
|
 |
Eliseu Santos
|
Enviada: Sex Mar 06, 2009 12:50 pm Assunto: |
|
|
Daniel Camargos escreveu: | Ola Eliseu!
Amigo, desculpe a ignorancia, mas que pedaco de mangueira eh esse enfiado na garrafa?
Um abraco
Daniel |
A primeira vez que vi tb achei muito loco, mas é o sequinte dentro dessa garrafe de refri tem um frasco de plastico cheio de agua onde fica o "pé" da estaca devidamente descascada, e essa magueira e pra repor a agua.
ok.
vlw te mais |
|
|
 |
Eliseu Santos
|
Enviada: Sex Mar 06, 2009 1:19 pm Assunto: |
|
|
E acho que me precipitei ainda não havia escavado totalmente a terra e devido aos comentarios resolvi faze-lo e pra minha surpresa não eram raizes oque achei que era, mas ainda acho que vai dar certo agora so vou ter que ter mais paciencia acho que o FrK_leal e o Marcos estavam certos assim que tiver raizes coloco as fotos, mas paciencia gente pq eu tava meio apresado rrsrsrsrsr. |
|
|
 |
|