|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 05, 2009 2:43 pm Assunto: Tenho 7 perguntas... |
|
|
ola gostaria da resposta de algumas perguntas que não sai de minha cabeça ai vai:
1--quando o bonsai é desfoliado ele pode ir au sol até que as novas folhas aparesão???
2--depois da desfólia as novas folias que nascem duram mais???
3--onde compro pó de xaxim???
4--o bonsai deve estar com a terra sempre úmida???
5--o que seria melhor como pasta cicatrizante clara de ovo ou pasta de dente branca eu posso usar como cicatrizante de raiz também???
6--qual a melhor época para fazer estacas de fiqueira???
7--este musgo usado para alporquia como preparalo e pode ser qualquer tipo de musgo???
ficaria muito grato se respondesem estas perguntas obrigado. |
|
|
 |
guifercon 1.o PASSO

Registrado: 06/10/08 Mensagens: 126 Localização: Sao Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Qui Mar 05, 2009 3:04 pm Assunto: |
|
|
Olá amigo,
Sou aprendir ainda, mas vou dar as respostas que conheço
1 - A desfolha tem como objetivo a redução do tamanho das folhas, associado ao sol.
2 - Meio genérico, porque depende da espécie
3 - Qualquer loja especializada em produtos de jardinagem, pode ser também ser substiuido por pó de coco, o que é bom pra natureza.
4 - Há espécies que precisam de mais água, e algumas que "aguentam" um substrato mais seco.
5 - Nunca usei porque não tenho nenhum exemplar a ponto de uma poda drástica
6 - Todo transplante, estaca, alporque que fizer terá mais sucesso na primavera, não sendo no inverno ou outono, acho que não há grandes problemas.
7 - geralmente é um musgo desidratado que vende em lojas do ramo, até floriculturas. Pode ser substituido por areia, po de xaxim, coco, depende se voce vai fazer um "bombom" de plástico ou cortar um vasinho.
Espero ter ajudado.
100+,
Guilherme. |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 05, 2009 4:03 pm Assunto: perguntA |
|
|
fico grato com a resposta t+ |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Sex Mar 06, 2009 1:48 pm Assunto: |
|
|
Só pesso aos amigos que evitem comprar pó de xaxim.
Pois sua árvore de origem, que é uma palmeira, está em extinção.
Pode ser perfeitamente substituido pela fibra de coco.
abraço.
Franz opes _________________ "O que fazemos em vida, ecoa na eternidade" |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 09, 2009 12:54 am Assunto: |
|
|
como foi dito pelo Franz, o xaxim está em extinção. tenho também várias orquídeas e parei de comprar xaxim.
o musgo usado em alporquia é sphagnum, é possivel achar em floriculturas, pela internet é possivel comprar também. _________________ P.C. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Seg Mar 09, 2009 11:51 am Assunto: |
|
|
Só uma correção, não se ofenda franz..
A palmeira que está em risco é Euterpe edulis, o palmito.
O xaxim é uma pteridophyta, Dickisonia sellowiana. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Mar 09, 2009 2:28 pm Assunto: |
|
|
Rodrigo,
Se você tiver acesso a algum local de campo aí em Lages que tenha banhado, vai encontrar o esfagno, que é nativo nesta "nossa" região da serra. É um musgo que cresce em locais com bastante umidade, banhado mesmo. Daí é só coletar, expremer o excesso de água e secar, preferencialmente à sombra, que é para ele manter mais proriedades nutritivas e enraizantes. Mas à sombra ele leva, dependendo da época do ano e umidade local, até seis meses para estar bem seco. Se você usar ele ainda verde, ele vai crescer no alporque e o enraizamento é prejudicado.
Já o pó de xaxim em tese não deve ser encontrado pois está proibida a sua extração, por força de lei, como os colegas colocaram. Uma forma de frear a sua extração. Uma coisa que discordo é quanto a estar em extinção. Isso é coisa de ecologista de escritório com arcondicionado. Xaxim está menos em extinção do que homens de bom senso, estes de fato cada vez em menor número. (mas este não é o assunto, desculpe)
Em todas as florestas serranas do sul do país tem xaxim às pancas. Em minha chácara (que é pequena) tem às centenas, assim como em toda a região. Nunca cortei nenhum, mas como cultivo orquídeas sempre que preciso, escolho um e tiro lascas do tronco (na verdade são pseudoraizes), o que não prejudica a planta. Em questão de um ano ele se recompõe totalmente.
Desculpem os devaneios, mas a oportunidade me fez não calar...
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 09, 2009 10:06 pm Assunto: musgo |
|
|
sera que encontro o musgo?
vou tentar é um que da ensima do banhado o musgo é bem razinho acho que sei qual é muito obrigado por esclarecer minhas perguntas
t+ |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Mar 10, 2009 8:32 am Assunto: |
|
|
Elio, na verdade o xaxim ta em extinção mesmo, o que se vê aqui nas matas aqui do estado são outras pteridophytas arbóreas, se não me engano existem umas 3 ou 4 famílias diferentes de pteridophytas arbóreas por aqui, com algumas dezenas de espécies, e todas elas chamadas popularmente de xaxim, porém, Dicksonia sellowiana mesmo é bastante difícil encontrar, acho que vi uma quando eu era criança, que ja não existe mais, o que vejo sim são diversas outras espécies, mas posso estar errado, e de fato existir bastante ai na tua região.
Outro ponto é o crescimento, leva muito tempo até que uma pteridophyta destas atinja o porte adulto... |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Mar 10, 2009 7:37 pm Assunto: |
|
|
Arzivenko, concordo contigo que aí na região de Ijuí, principalmente em função do avanço da soja e o sistema de cultivo com altas doses de agrotóxicos, desde o secante para plantio direto até a maturação, fez com que o xaxim que não tolera estas coisas, tenha praticamente desaparecido. Já na região da Serra gaúcha, catarinense e paranaense, nos locais onde a agricultura não avançou e até regrediu em função do êxodo rural, se encontra em grande quantidade. Não só o xaxim mesmo (Dicksonia sellowiana), mas também estas outras variedades que você citou.
O seu crescimento de fato é lento e ainda depende de condições favoráveis de sombra e umidade para não se tornar mais lento ainda.
Alguns exemplares pequenos que recolhi em matas devastadas da vizinhança e plantei em local apropriado em minha chácara a cerca de 12 anos, cresceram em torno de 1 metro. Mas também tem que considerar que poucas vezes ele ultrapassa os 2 metros (tenho alguns que já ultrapassaram, mas são bem antigos). Cada planta anualmente solta milhões de sementes que, encontrando ambiente propício, germinam em quantidade razoável.
Só não envio algumas mudas para o amigo, porque se a fiscalização pegar, vou preso. E sem fiança... rsrsrsrsrsrsrs _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Mar 10, 2009 9:19 pm Assunto: |
|
|
Ta certo Elio... quando eu for pras tuas bandas eu arrumo uma autorização pra trazer uma muda..
Sabe como é o poder publico, mas to tentando dar um jeito de começar um jardim botânico por aqui, ai sim fica mais facil, existem programas de troca de espécies ameaçadas...
Quando vier pras missões avisa, tenho poucas plantas mas terei prazer de mostrar.. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Mar 11, 2009 2:52 pm Assunto: |
|
|
Beleza garoto,
Se vier visitar Gramado, me passe uma MP para a gente combinar. Minha casa fica a apenas 18 km de Gramado e programamos uma visita. Se eu for para aqueles lados, também te aviso.
Valeu!!! _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Sex Mar 13, 2009 10:58 pm Assunto: |
|
|
Colegas,
Ainda existe muito xaxim por aqui, principalmente em matas ainda prezervadas.Sua extração está proibida realmente, mas ocorre que uns vinte km distante de minha cidade tem início a maior Rezerva de Araucárias do mundo, habitada por indios de duas tribos. É conhecida por Rezerva de Manguirinha, no entanto faz parte dela Coronel Vivida e Chopinzinho.Mesmo com a Lei em vigôr, vasos eram oferecidos por pequenas importâncias , comércio feito pelos seus habitantes a beira do asfalto que cruza toda a Rezerva, sem interferência de ninguem. Mas isso acabou também.Passo pelo local e vejo grandes montes do pó ou farelo, mas nunca me animei a ajunta-los por temer ser pego por fiscais, mas que a gente fica com vontade, não dá para esconder.
Do colega no bonsai |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|