Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcos Takigawa
Registrado: 23/02/09 Idade: 52 Mensagens: 83 Localização: Presidente Prudente-SP
|
Enviada: Dom Mar 08, 2009 1:38 pm Assunto: Jabuticaba e Romã! |
|
|
Caros amigos foristas, venho mais uma vez pedir ajuda a vcs!Ganhei estas duas plantas e gostaria de saber na opinião de vcs se serviriam pra bonsai,ambas foram recem transplantadas! O substrato eu comprei no Carrefour da marca West Garden, no composto tem cascas diversas, vermiculita, perlita e turfa, alguém já usou este substrato? Será que presta?
Ela esta bem grande!
[/img]
Por favor desconsiderem o arame, foi um rompante de novato  |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Mar 09, 2009 10:20 am Assunto: |
|
|
Marcos,
a jabuticabeira está muito alta. Sugiro uma poda nas marcas em amarelo por algumas razões:
1 - os galhos altos não ajudam em nada na formação da estrutura do futuro bonsai
2 - a planta recém transplantada consumirá muita energia para manter estes galhos desnecessários
3 - feita a poda, aparecerão brotações mais baixas que poderão mostrar uma boa modelagem para o futuro
Quanto a aramação da romazeira, não se preocupe, no começo é assim mesmo, mas é só aramando e eventualmente quebrando um ou outro galho que se aprende. O mais importante neste momento é que foi devidamente transplantada para um recipiente adequado.
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Marcos Takigawa
Registrado: 23/02/09 Idade: 52 Mensagens: 83 Localização: Presidente Prudente-SP
|
Enviada: Seg Mar 09, 2009 9:05 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas dicas Edson, estava pensando mesmo numa poda bem baixa, mas fiquei receoso de perde-la! |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Ter Mar 10, 2009 9:13 am Assunto: |
|
|
A Jabuticaba brota que é uma beleza. E gosta de muita água. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Mar 10, 2009 11:36 pm Assunto: |
|
|
Marcos Takigawa:
A observação 2 do Edson é válida se vc houver feito também a poda de raízes. Caso contrário, não há problema em manter todos os galhos, no que diz respeito a "consumo de energia".
Quanto ao substrato, a West Garden é firma conceituada, há muito tempo no negócio. Particularmente, estou começando a abandonar a "sofisticação" de preparar meu próprio substrato, valendo-me cada vez mais de produtos prontos encontrados no mercado. Além de ser muito mais prático, quase sempre saem mais baratos. Mantenho apenas a preocupação de, dependendo da espécie, misturá-los com areia e/ou pedriscos. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
Marcos Takigawa
|
Enviada: Qua Mar 11, 2009 7:17 pm Assunto: |
|
|
Realmente e bem mais pratico e barato comprar o substrato pronto, estou usando este da West Garden e estou satisfeito com o resultado, quanto a jabuticabeira eu podei bem pouco as raizes, e ja efetuei a poda reduzindo-a
bastante, agora e esperar pra ver no que da  |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 12, 2009 10:15 am Assunto: |
|
|
Boa sorte, então.
Reforço as recomendações quanto a água, principalmente aí em Prudente. Nesta onda de calor, por aqui chego a molhar as minhas até 3x ao dia. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
Marcos Takigawa
|
Enviada: Sex Mar 13, 2009 11:33 am Assunto: |
|
|
Mais uma vez agradeço os esclarecimentos dado por todos, gostaria de aproveitar e perguntar uma coisa a romã está amarelando e caindo as folhas, isto é normal? Ou fiz alguma besteira? Adiantando que faz uma semana que a tranplantei e portanto ela esta a sombra e sem adubo! Eu poderia dar um pouco de vitamina B1 agora?
Fico muito grato pela ajuda!
Abraços! |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 14, 2009 1:48 am Assunto: |
|
|
Marcos:
A romã é uma das indecifráveis. Aqui no fórum vc encontrará relatos sobre galhos que secam sem qualquer razão aparente, depois brotam de novo e por aí vai.
Há pouco mais de 1 ano comprei 6 mudas pequenas. Todas submetidas à mesma condição e 2 morreram. As que me restam foram para um vaso fundo e estão praticamente esquecidas. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
|