|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Mar 09, 2009 3:49 pm Assunto: AMOREIRA 02 |
|
|
Amigos
Segue uma amoreira para dicas e sugestões.
A estaquia foi feita á aproximadamente um ano.
Aguardo comentários!
Abraço a todos |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Seg Mar 09, 2009 4:01 pm Assunto: |
|
|
Teimosa ela né? não adianta podar e aramar ela segue crescendo pra cima..
a sugestão que dou é a seguinte, no momento que você achar que a estrutura está finalizada, coloca em substrato pobre, areia pura de repente... é essa terra gorda que faz ela desenvolver feito doida...
e sol direto também, tenho uma que passa o dia todo no sol e não se importa com isso... |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 09, 2009 4:35 pm Assunto: |
|
|
Arzivenko,
Obrigado pelas dicas.
A amoreira é uma das plantas com crescimento mais acelerado que já ví...
Abraços |
|
|
 |
pauloventura 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 09, 2009 7:42 pm Assunto: |
|
|
Caro Amigo Ezequiel !
Parabens pelo trabalho nesta amoreira , esta bem encaminhada
ainda mais porque como todos nos sabemos a amoreira e daquelas
plantas complicada pra se trabalhar.
G abraço .
Pv |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Seg Mar 09, 2009 8:14 pm Assunto: Informações |
|
|
Caro amigo Ezequiel!
Bela planta, gostei desta espécie, poderia fornecer maiores informações a respeito.
Alporquia?
Plantio?
Substrato?
etc....
Aguardando
Edmilson _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Seg Mar 09, 2009 10:17 pm Assunto: |
|
|
Caro Exequiel,
tua amoreira está sendo bem encaminhada.
É uma espécie muito atrevida: Quer ser grande o quanto antes possível!
Como foi dito cresce muito rápido...estou me batendo com duas pequenas mudas.
Abraços - Ivanil |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 09, 2009 10:20 pm Assunto: Quero provas rssrsrs |
|
|
Ivanil, mata a cobra e mostra o pau kkkkkkkkk
Mostra a foto de suas amoreiras, é uma especie que pretendo adquirir, preciso de fotos, de desenhos, inspiração, transpiração, etc......
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Mar 09, 2009 10:47 pm Assunto: |
|
|
Caro Edmilson,
um pedido seu é uma órdem....vou providenciar.
No lado de minha chácara , a beira de um rio existe uma amoreira grande.Nas ilhas em frente também existe várias amoreiras, é, e eu nem pensei nisso!
Costumo visitar a árvore maior na época de frutificação, para recolher seus deliciosos frutos para sucos, aceita um! KKKKKKKK
Nem pense vir para Vivida e efetuar aquela prática...se encontram numa área de preservação.
Do colega no bonsai - Ivanil |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Mar 09, 2009 10:55 pm Assunto: |
|
|
Ivanil,
a amoreira deve "pegar" bem de alporquia; é uma ótima oportunidade de conseguir um exemplar bem robusto!!!
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Seg Mar 09, 2009 11:06 pm Assunto: |
|
|
Amigo EZEQUIEL JUNIOR
Fique muito atento a ao desenvolvimento de sua amoreira. É muito fácil que de uma quinzena para outra um dos galhos tenha um desenvolvimento exagerado e acabe ficando marcado pelo arame.
Isso já me aconteceu.
Parabéns pela bela planta.
Abraços
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 09, 2009 11:22 pm Assunto: Sombra e suco de amora kkkkk |
|
|
Que vidão heinnnn, sobra e suco de amora fresquinha, isto sim que é vida kkkkk.
Mas, eu vou aceitar sim um suco de amora enquanto aguardo suas fotos.
Nem um alporque pode??? nada de yamadori, mas um alporquezinho ninguem vai se incomodar kkkkkkk
Abração fraterno meu amigo Ivanil _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Gilson Mendes de Góis 1.o PASSO

Registrado: 26/04/05 Idade: 60 Mensagens: 197 Localização: Campo Mourão - Paraná
|
Enviada: Ter Mar 10, 2009 9:10 am Assunto: |
|
|
Bem amigos,
Só para reforçar, ela vai muito bem em alporquias, mas pode cortar galhos grossos e plantar que também pega muito bem. Já fiz estacas da grossura de uma garrafa e enraizou.
Um abraço fraterno
Gilson _________________ Bonsaísta é um poeta que não escreve, modela seu poema vivo... e também é modelado pela árvore! |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Mar 10, 2009 9:25 am Assunto: |
|
|
Paulo, Ivanil
Obrigado pela força, os comentários dos amigos me encorajam para mostrar outras plantinhas...
Edmilson,
Obrigado pela participação e menção. Todas as amoreiras que tenho vem de estaquia. Coletei uns galhos casualmente, acho que foi lá pelo mês de fevereiro do ano passado... cortei estacas de 15 cm de coloquei em um pote com água e fui viajar, voltei 15 dias depois e notei que tinha raízes formadas, animei e plantei em areia pura, uns 2 meses depois tranferi elas para uma mistura de 60 a 70% de pedrisco com pequena parte de substrato para mudas de hortaliças (bioplant).
Rogério,
Realmente não se pode descuidar. Faço aramações a cada 20 dias e corto os novos galhos deixando duas ou três gemas...
Tenho umas 8 amoreiras, é uma espécie bem legal de se trabalhar, ainda mais que sou iniciante e insisto em apressar com os trabalhos...
Como o amigo Gilson falou, ela pega bem por estaquia e alporquia, até com galhos de bitola acima de 10 cm...
Fiquei muito feliz pela participação de todos...
Abraços |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Mar 10, 2009 9:34 am Assunto: |
|
|
Olá Pessoal,
Caro Edson, possivelmente a espécie aceite muito bem alporquia.Eu não sei se ainda é época para essa prática, tendo em vista a mudnça da tenperatura que já começou a cair aki no Sul. Mas não descarto tal possibilidade de o fazer em época mais propícia.
Amigo Edmilson, falei da prática de yamadore, não que seja contra, ocorre que nos locais que falei somos em dois proprietários que nos propuzemos lutar contra caça, pesca predatória , retiraça de sipó, bromélias , orquideas e assim vai. Imagine quantos problemas que enfrentamos por manter tal postura.E dai o nosso dever de nem mesmos ser beneficiado com yamadori para ao menos dar o exemplo para os demais.As ilhas possuem algumas espécies como limão, bergamota, amorinha, canafístula, sarandi, sete capetes ?,ingá, figueira dentre tantas que poderão ser aproveitadas para bonsai, mas justifico com o exposto no meu post e pessoas vem pelo rio, sendo complicado serem proibidos de andar pelas ilhas, até mesmo por que legalmente pertencem a um òrgão Federal e ai se aproveitam para imporem suas vontades pessoais.
Tudo isso devera desaparecer com a construção de uma Uzina Hidroelétrica e assim que se confirmar bem como a autorização par plantas serem retiradas ai tudo muda, não é mesmo.
Vou postar fotos, sim, pretendo conseguir fotos de plantas adultas colhidas nesses locais para vc ter uma idéia e como disse inspiração para aplicar na arte-bonsai com a espécie.É, uma amorinha....bonsai....frutificado...é um espetáculo a parte.
Do amigo e colega no bonsai - Ivanil |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Ter Mar 10, 2009 3:07 pm Assunto: |
|
|
Caro Ezequiel,
Se me permite gostaria de discordar da forma como esta conduzindo sua amoreira. Primeiramente devo deduzir que você queria que ela "engordasse", vez que lançou mão do recurso da mamadeira, correto ?
Então neste momento era hora de deixar crescer, aproveitar toda a estação de crescimento que vai de uma primavera até o início da outra. Esqueça arames, esqueça formação de copa e principalmente esqueça a desfolha. O correto seria deixar crescer livremente durante no mínimo 1 ano. Findo este periodo proceda uma poda drástica a aproximadamente 5 centimetros do solo. Espere brotar, faça a escolha de um novo ápice. Se quiser pode usar um arame para direcionar este novo ápice (se houver necessidade). Deixe crescer por mais um ano livremente e depois repita a operação da poda drástica um pouco mais acima da primeira. Perceba que com isso você passará a "construir" a árvore de baixo para cima, fazendo com que o tronco vá se afunilando. Nesta fase retire qualquer galho que nascer abaixo da poda drástica, deixe crescer apenas o ápice e os galhos que neste surgirem, não se importe com a massa verde , deixe crescer.Repita esta operação quantas vezes achar necessário, ou até que atinja a grossura de tronco que lhe agrade. Creio que com aproximadamente 5 anos terá um resultado satisfatório.
Todo este procedimento deve ser feito sem replantar, o que também retardaria o processo. Feito isto é hora de começar a pensar em formar a copa. Agora seria conveniente retirar do escorredor e passar para um vaso, ainda de treinamento. Feito isto é chegada a hora de aumentar a intensidade das podas ,(aproximadamente 2 a 3 podas anuais) fazendo com que sua planta ramifique (é o famoso, cresce/poda). Com isto, agora, você estará formando a base dos galhos. Quando podar os galhos, pode-os de forma a deixar 2 gemas de brotação apenas. Quando a base dos galhos estiver formada é hora de começar a pinçar para adensar a copa.
Nesta etapa deixe os galhos (que neste momento ja devem ser numerosos) crescer até que tenham aproximadamente 6 a 8 pares de folhas, depois pode no segundo par de folhas e desfolhe as que sobrarem, isto aumentará a ramificação. Fazendo desta meneira a árvore será "construida" de baixo para cima e o resultado final é infinitamente mais gratificante. Por vezes temos o hábito de nos preocuparmos muito com a copa, porém esta é a parte mais fácil da planta. Se pensarmos em copa na fase de engorda nossa planta parecerá sempre inacabada, visto que a tendência é o tronco manter a mesma grossura de baixo em cima, o que empobrece nosso trabalho.
Só mais uma última coisinha que ia esqueçendo, mantenha uma adubação forte durante o primeiro período de formação de tronco, se puder user osmocote com formulações altas em nitrogênio, tipo 19-6-10.
Boa sorte |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|