Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rudi_paulo
Registrado: 09/03/09 Idade: 40 Mensagens: 32 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Mar 13, 2009 8:35 am Assunto: Jabuticaba |
|
|
Olá Pessoal!
Comprei esta Jabuticaba em um viveiro faz um mês mais ou menos e somente replantei ela até agora pois estava plantada só com terra pura e estava muito compactada. Já li em outros tópicos aqui no fórum que principalmente para iniciantes assim como eu não é bom comprar mudas assim de viveiros pois ainda não tiveram nenhum trabalho para se transformar em bonsai, mas eu gostei desta muda por isso comprei.
Gostaria de pedir a opinião dos amigos aqui do fórum se deixo ela crescer por enquanto ou pensei em uma poda drástica nela para deixar vir novas brotações, o que acham?
Espero que possam me dar algumas dicas ...
Abraços.
Rudi Paulo. |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Mar 13, 2009 8:46 am Assunto: |
|
|
Rudi,
Sugiro deixar ela como está, regando bem, deixe ela em pleno sol, as jabuticabeiras adoram o sol...
Acho melhor o amigo pensar em intervenções somente na primavera, creio não ser o melhor momento para trabalhos mais acentuados... tipo poda drástica, reenvase...
Mas espere mais dicas...
Abraços |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Mar 13, 2009 10:35 am Assunto: |
|
|
Rudi:
Interesso-me por essas mudas exatamente porque "ainda não tiveram nenhum trabalho para se transformar em bonsai". Uma de minhas primeiras aquisições foi uma Carmona de 8 anos, bonsai terminado. Qual a graça? Custou 10x mais mas não consegue me dar um décimo do prazer de trabalhar com essas mudinhas desde o início.
Seja bem-vindo! _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
rudi_paulo
|
Enviada: Sex Mar 13, 2009 11:05 am Assunto: |
|
|
Pois é Sambarilove, comigo também aconteceu a mesma coisa, já gosto de bonsai faz bastante tempo mas na prática comecei a mexer faz pouco tempo, aí comprei 2 Bonsai, um Ficus e uma Serissa, mas tbem já estão praticamente prontos, então não se tem muito o que fazer mais neles.
Então fui a um viveiro e comprei algumas mudas para realmente "por a mão na massa" para aprender. Assim que der vou postar as outras mudas que tbem comprei.
Então espero que os amigos aqui do Fórum possam me dar algumas dicas agora no início até eu pegar o jeito ... hehe
Abraços.
Rudi Paulo. |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Mar 13, 2009 4:28 pm Assunto: |
|
|
Rudi lembrando que para ela dar uma encorpada tem que deixar crescer livremente nada de poda e sempre ir aramando ela para direcionar os galhos e transformar um lindo bonsai. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sex Mar 13, 2009 5:35 pm Assunto: |
|
|
rudi_paulo
Quer uma dica?
Se fosse minha eu faria vários furos em baixo e do lado do pote ( que me pareece ser de plástico mole) onde ela esta e colocaria ela dentro de uma bacia grande com muito húmus de minhoca, esterco de vaca, farinha de osso, torta de mamona, areia gossa ou pedrisco e deixaria ela engorgando e seguiria a dica do amigo Marcos Castilho... aramando para dar o movimento e direcionamento.
Você verá que ela "logo" estará com uma base bem legal para se começar a trabalhar.
Abraços
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Sex Mar 13, 2009 7:00 pm Assunto: Boas vindas |
|
|
Rudi seja bem vindo, voce esta entre amigos e todos nós somos eternos alunos da mãe natureza.
Concordo com todas as dicas já faladas, da aramagem, da engordamas, so para dar meu pitaquinho, sugiro dar um movimento no tronco. Como deve ter notado, a madeira da jabuticada é bem resistente, se engrossar muito esquecer de dar movimentação.
Arame os galhos também para dar movimentação e se necessario faça ancoragem.
Também acho que o periodo não é muito proprio para para intervenções drasticas. deixe a poda radical para o final do inverno, inicio da primavera.
Abraço fraterno, espero ter ajudado e poste outras fotos _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Bruno NF
|
Enviada: Sáb Mar 14, 2009 9:36 am Assunto: |
|
|
Olá Rudi, desculpe eu fugir um pouco do assunto, mas é que já vi muitas vezes esses copinhos plásticos furados e virados de cabeça pra baixo em cima dos vasos, e nunca soube pra que servem. Dessa vez resolvi perguntar. Então, pra que isso, afinal? |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sáb Mar 14, 2009 10:04 am Assunto: |
|
|
Bruno, dentro dos copinhos é colocado adubo e depois são emborcados no substrato, com furinhos para a água ir fazendo o adubo ir penetrando no substrato moderadamente. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Bruno NF
|
Enviada: Sáb Mar 14, 2009 8:57 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela resposta!
Se souber de algum link onde possa encontrar mais a respeito eu agradeço. |
|
|
 |
rudi_paulo
|
Enviada: Seg Mar 16, 2009 8:18 am Assunto: |
|
|
Olá Amigos!
Obrigado a todos pela participação e pelas dicas.
Ezequiel, Marcos, Rogério e Edmilson, vou fazer o que vocês sugeriram e mais tarde posto novas fotos da planta.
Bruno, acesse o link abaixo que explica como fazer essa adubação:
www.labboshop.com.br/index.php?eid=70&acao=ex_see&id=149
Abraço!
Rudi Paulo. |
|
|
 |
|