|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Fev 24, 2009 8:23 pm Assunto: Ajuda com Primavera |
|
|
Olá Amigos,
Ganhei esta Primavera de presente de aniversário. A mesma foi comprada em um mercado. Já a mais de 01 mês que eu a estava namorando, mas ñ tive condições financeiras p/ adquirí-la e ao saber disso minha mãe sabendo o qto estou me envolvendo com esta arte, me presenteou com a mesma.
Como poderão ver nas fotos ela ñ está lá aquelas coisas de beleza,rsrsrs, mas o que me interssou na mesma foi o tronco já com um bom diâmetro p/ iniciar um bonsai.
A mesma está com 11cm de circunferência e altura de 16 cm em seu tronco principal.
Minhas dúvidas estão no seguinte: Ñ sei se ficou bem visível nas fotos, mas a mesma está plantada em terra vermelha comum e mais nada e já bem compactada, ou seja, a drenagem deve estar deficiente. Digo deve, pois a ganhei na data de ontem 23/02/09 e ainda ñ fiz nemhuma rega.
Ñ sei em que estado estão as raízes, mas acredito que deve existir algum sistema radicular, pois como disse já estou namorando a mesma a mais de 01 mês e ñ notei problemas de saúde ou morte de folhas.
Agora estou preocupado com o seguinte: Ñ sei se devo transplantá-la nesta época p/ um outro vaso maior e com substrato com melhor drenagem? Qual a mistura d substrato usar (pensei em 40% de pedrisco de rio, 40% de casacalho mineiro e 20% de terra vegetal). Devo ou ñ diminuir os ramos, pois estão muito longos e com poucas folhas?
A intenção do transplante é visando uma melhora p/ as raízes da planta, mas ao mesmo tempo tenho medo de estarem debilitadas e acabar por matar a planta.
Poderiam me orientar quais procedimentos tomar, ñ pretendo nem começar com estilizações, quero primar pela saúde da planta e só pensar em transformá-la em lindo bonsai qdo sentir segurança de que a mesma está recuperada.
Desde já agradeço. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
edsonr junior
Registrado: 04/09/08 Idade: 42 Mensagens: 87 Localização: Diamantina-MG
|
Enviada: Ter Fev 24, 2009 10:02 pm Assunto: a |
|
|
prezado colega, muito bonita sua primavera! Eu tbem sua novo nessa arte mas eu acho que vc deveria trocar esse substrato da sua planta por um mais drenate, eu estou utilizando, 50% areia grossa,40% terra granulada e 10% umus. tive uma com as mesma caracteristicas de solo que acabou apodrecendo as raizes. valeu!! |
|
|
 |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Fev 25, 2009 8:58 am Assunto: |
|
|
Master,
Quando for transplantar, retire a planta com o torrão do vaso e mergulhe ela em uma bacia ou balde com água. Deixe ela por alguns minutos e vá desmanchando o torrão vagarosamente dentro da água. Isso faz com que as raízes sejam mais preservadas, daí vc planta ela com o substrato indicado pelo amigo Edson.
Outra dica é que vc faça uma poda leve nela, visto que o excesso de folha poderá desidratar demasiado a planta, e ela pode não ter as raízes necessárias para repor a água perdida. A espécie é bem resistente, mas sua cautela é muito importante.
abraço
Obrigado |
|
|
 |
Franz Lopes 3.o PASSO

Registrado: 28/02/07 Idade: 50 Mensagens: 522 Localização: João Pessoa - PB
|
Enviada: Qua Fev 25, 2009 7:09 pm Assunto: |
|
|
Como vai Master?
Além das recomendações dos colegas, eu também te recomendaria uma redução drástica nesta copa. A não ser que os amigos mais experientes nos mostrem (muitas vezes há um caminho que não enxergamos...) oura opção, não vejo muitas possibilidades de trabalho com estas ramificações e galhos que sobem....
Como disse o amigo Ezequiel, você teria que reduzir a folhagem de toda forma, para diminuir estresse sobre a planta...
Mas não se preocupe, Primaveras brotam muito bem... Após um período de repouso, vamos ver como as novas brotações viriam para vislumbrar um trabalho futuro.
Volte a postar fotos das evoluções futuras, OK...
Abraços e boa sorte.
Franz Lopes _________________ "O que fazemos em vida, ecoa na eternidade" |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 26, 2009 11:15 am Assunto: |
|
|
Olá Amigos,
A idéia é mesmo diminuir a copa p/ dar mais força aos galhos e aumentar a formação foliar próximo ao tronco.
minha dúvida era qto ao transplante, pois fiquei com medo de piorar a situação da planta. Perdi uma muda (bem menor e mais nova) há alguns dias atrás, após o transplante p/ o escorredor.
Qto ao substrato, a terra granulada mencionada pode ser substituida por tijolo moído? _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Sáb Mar 14, 2009 1:48 pm Assunto: Novas intevenções |
|
|
Olá amigos,
Segue imagens e descrição das interveções feitas desde a última postagem. Por favor opinem.
Poda realizada nos galhos superiores, diminuido a copa com a intenção de dar mais força a base. Data: 07/03/09
* Desconsiderem as datas impressas nas fotos, pois a máquina esta desregulada. Nos 1ºs dias após essa poda a planta já aprensetou ótima brotação.
Mudança p/ vaso maior com colocação de base de madeira p/ melhorar o nebari. Data: 13/03/09
Substrato utilizado: 40% terra vermelha (aproveitando a maior parte da terra em que a planta se encotrava), 40% de terra vegetal (sem adubo), 20 de areia de construção grossa (peneirada e lavada).
Foto da planta logo após a retirada do vaso antigo, torrão de terra retirado com jato de água p/ ñ danificar as raízes. Poucas micro-raízes.
Madeira utilizada p/ base.
Parte das raízes foram deixadas por cima da base de madeira e parte por baixo.
Planta já no vaso definitivo.
Observações:
A intenção é depois de a planta ganhar força e boas novas brotações, passar um arame em torno do tronco (técnica de torniquete) na parte de cima da base de madeira fazendo com as raízes superiores se desenvolvam melhorando o nebari e depois podando as raízes da parte de baixo da madeira.
Dúvidas:
O que acham do que foi feito?
Devo podar mais algumas folhas p/ evitar a falta de umidade, pois hj. um dia depois ao replante as mesma apresentam-se menos vistosas e com aparência de planta que está com faltade água?
Agradeço susgestões anteriores e fico no aguardo de observações dos amigos e mestres.
Abraços. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 17, 2009 9:53 am Assunto: |
|
|
Olá amigos,
Resolvi o problema de desidratação sem fazer novas podas.
Envolvi toda a planta com um saco plástico formando uma estufa improvisada, sem machucar os brotos e folhas e no mesmo dia a planta já apresentou melhora, voltando a ter viço e com as folhas e brotos em bom estado.
Qto as outras intervenções, qual a opinião dos amigos?
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Mar 17, 2009 4:49 pm Assunto: |
|
|
Espero sinceramente que ela sobreviva, pois vc eliminou quase que totalmente as raízes. Nesta época não é o ideal para tal procedimento....Sombra total e muita água fresca. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Ter Mar 17, 2009 9:43 pm Assunto: |
|
|
Também concordo com o amigo Junior/pr.
Mas lenvando em conta que SP é bem mais quente que aki no Sul, tem muitas possibilidades de sobreviver.
Do colega no bonsai. |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 19, 2009 6:18 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos,
Acho que ñ entenderam, ganhei esta primavera que foi comprada em um supermercado, mas o solo do vaso que ela veio era somente terra vermelha e bem compactada. Tive medo que começasse a apodrecer a base do tronco.
Qt as raízes, ñ houve nenhuma poda, apenas retirei do vaso em que estava e lavei as raízes p/ que justamente ñ houvesse danos as mesmas, as raízes que vcs vêm nas fotos estão exatamente como foram retiradas do vaso anterior. A única intervenção nas raízes foi a colocação da base de madeira entre elas.
Com a estufa q improvisei a planta está indo bem.
Gostaria que comentassem a respeito das outras intervenções. A base de madeira e a idéia de futuramente usar o sistema de torniquete p/ melhorar o nebari.
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |

|
Enviada: Qui Mar 19, 2009 7:36 pm Assunto: |
|
|
master.don
entendi tua preocupação em melhorar as condições de tua planta.Olhando todas as fotos percebi que vc separou as raizes com tábuas, entendi anteriormente ter reduzido grande quantidade delas.
Aki no Sul nessa época não efetuamos mais reevase pela proximidade do inverno e já ter caído a temperatura em algumas regiões.
Veja, não saberia opinar em teus procedimentos em separar raizes com tabuas, sou franco em dizer que é primeira vez que vejo.Nunca efetuei a distribuição de raizes em radial para um fortalecimento e melhoria das mesmas.
Vomos aguardar opiniões para que respondam tuas indagações.
Do colega no boansai |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 20, 2009 8:38 am Assunto: |
|
|
Olá Ivanil,
Realmente está ñ é a melhor época p/ transplante de vaso, mas no caso específico, foi um risco necessário. Estou pensando em preparar um enraizador com tiririca e fazer uma rega com este p/ ver se as raízes respondem melhor.
As técnicas utilizadas na verdade são uma experiência, ou melhor, são uma junção de duas técnicas diferentes que encontrei em matérias na net, inclusive o amigo Geraldo, em MP me havia comentado sobre utilizar a técnica da madeira. A do torniquete eu resolvi utilizar depois de ver uma matéria sobre a mesma, mas ela só será implementada daqui a alguns meses, qdo a planta estiver fortalecida.
Vou postando imagens do desenvolvimento da planta, ao longo dos meses p/ acompanhamento dos amigos. As podas nos galhos tb só serão feitas posteriormente e aos poucos, vou podar um galho por vez.
Abraços! _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |

|
Enviada: Sex Mar 20, 2009 8:55 am Assunto: |
|
|
Olá master.don
fico feliz em saber ter entendido as postagens que se preocupavam com a tua planta.
Essas técnicas aplicadas em conjunto, na verdade será mais uma que pretendo acompanhar com muita atenção.
Poste fotos e informe com frequência para podermos acompanhar todos os passos.
Abraços,
Do amigo e colega no bonsai. |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 20, 2009 5:31 pm Assunto: |
|
|
Olá Ivanil,
Ñ tenho nem como agradecer aos amigos pelas orientações, por iso procurei detalhar o melhor possível, inclusive c/ fotos dos procedimentos adotados e é claro, pretendo continuar postando as fotos do desenvolvimento da planta p/ todos possam acompanhar e aconselhar sobre o mesmo.
Gd abraço amigo. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |

|
Enviada: Sex Mar 20, 2009 9:24 pm Assunto: |
|
|
Td. bem, ficaremos no aguardo de novas postagens.
Abraços,
Do amigo e colega no bonsai[/b] |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|