FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Germinação de sementes de Liquidambar
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rômulo

MensagemEnviada: Ter Mar 24, 2009 2:33 pm    Assunto: Germinação de sementes de Liquidambar Responder com citação

Boa tarde amigos foristas!!!

Gostaria de saber como é o procedimento para a germinação das sementes de Liquidambar Styraciflua:

Qual terra usar?;
Quanto tempo demora para germinar?;
Posso semear no outono?;
A semeadura tem que ser cada semente em seu saquinho separado?
Um amigo me falou que não necessita-se de estratificação, porém já me disseram que se a semente passou por um certo período de calor ela necessita de estratificação, um curto período, porém necessário;

Se puderem me responder sobre essas dúvidas agradeço, quero fazer tudo certinho, pois desejo muito possuir essa árvore.

até +.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Rômulo

MensagemEnviada: Qui Mar 26, 2009 10:52 am    Assunto: Responder com citação

Ninguém pode me ajudar??
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 26, 2009 3:10 pm    Assunto: Responder com citação

Rômulo:

Em 6/Mar plantei 40 sementes da espécie e ontem apareceu a primeira germinação.

Não sei lhe dizer se a época é boa ou má porque isso depende basicamente das características climáticas de cada região e do lote das sementes.

Procure usar substrato bem arenoso para a semeadura, colocando um pouco de vermiculita para manter a umidade. Coloque cada semente em recipientes separados pois isso facilita bastante o primeiro transplante.

Quanto à estratificação, a informação que tenho é para fazê-la com as sementes que não germinarem após 30 dias.

O lote que adquiri foi coletado em Set/2008, com prazo de validade até Set/2010, estando indicada uma taxa de germinação de 72%.

Boa sorte!
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 26, 2009 6:22 pm    Assunto: Re: Germinação de sementes de Liquidambar Responder com citação

Olá Rômulo,
Rômulo escreveu:
Boa tarde amigos foristas!!!

Gostaria de saber como é o procedimento para a germinação das sementes de Liquidambar Styraciflua:

Qual terra usar?;
Quanto tempo demora para germinar?;
Posso semear no outono?;
A semeadura tem que ser cada semente em seu saquinho separado?
Um amigo me falou que não necessita-se de estratificação, porém já me disseram que se a semente passou por um certo período de calor ela necessita de estratificação, um curto período, porém necessário;

Se puderem me responder sobre essas dúvidas agradeço, quero fazer tudo certinho, pois desejo muito possuir essa árvore.

até +.

Bom não sei se será o mais acertado ou não mas mesmo assim vou tentar.

Regra geral a maioria das espécies deixa cair os frutos/sementes na altura do Outono...porem estes ainda têm que passar por determinados processos até que estejam prontos para germinar.
Normalmente estão adpatados ao meio ambiente em que se inserem e como tal podem ter agentes inibidores que lhes permitem passar com alguma segurança as agruras do Inverno.
Para alguns esse será o tempo necessário para ter o desgaste do tegumento, para outros é a simbiose com determinados animais das redondezas, desde desgaste do tegumento com os bicos/dentes ou ácidos gástricos, complementando o ciclo com uma dose de adubo orgânico gratuito que ests providênciam ao defecar.

Como tal a altura mais propícia para semear é/deve ser um pouco antes da Primavera, contudo se for antes não tem problema, o importante é controlar bem a humidade para que não hajam apodrecimentos, quanto mais cedo o forem mais expostos ficam a esse problema...mas em abono da verdade isso é o que elas também passam na natureza, a difentça é que não temos a percepção de perca Wink

Eu vou amanhã dar o ultimo exemplar que nasceu no ano passado (2008), por falta de informação e por precaução acabei por proceder como costumo fazer para algumas outras que estão mais adaptadas ao meu meio ambiente....embora naquela altura a temperatura exterior fosse um pouco fria, ainda assim optei por proceder á estratificação.
Comecei-a no dia 22 de Dezembro 07 e retirei-as do frigorifico no dia 02 de Fevereiro 08 para as colocar em água morna durante 24 horas, semeei passados esses dois dias e nasceram-me no dia 24 de Fevereiro.

O Substrato é a velha história, por mais que se tente não existe o regra fixa/absoluta...sinto muito, mas tem que ser na base da experiência mesmo, o que serve para um, pode não ser bem a sua realidade, e isso não quer dizer que a informação dada seja/tenha sido errada.

Eu tenho vindo a semear quase todos os anos e todos os anos vou fazendo correcções a algo que me parecia certo...todos os anos me morrem bastantes por o ter conseguido "menos bem", ainda assim acredito que mesmo com essa adversidade, o que tenho feito se pode considerar como um experiência positiva...afinal tenho aprendido com isso e sempre sobrevivem algumas para mim e para oferecer e trocar com os amigos. Very Happy
Neste capitulo tudo conta...e isso vai desde ouvir os companheiros ai da zona, e partir para os nossos experimentos pessoais partindo desses mesmos principios...depois é ir registrando tudo (numa folha de excel por exemplo) para minimizar os erros na próxima experiência.
Eu semeei tudo no mesmo recipiente, é um vicio que tenho talvez provocado pela falta de espaço mas o recomendado é que se deixe algum expaço entre ela para não disputarem o mesmo espaço mais tarde.
Se é mesmo necessária a estratifciação, talvez, acredito que seja mais fácil e aumente a taxa de sucesso, contudo dependendo da temperatura de inverno do local, talvez não seja necessário mesmo para o Frio, eu tenho agora alguns prunus que plantei assim que começou o outono e não procedi a qualquer tipo de estratificação, limitei-me a deitar num progador que tinha das sementeiras do ano passado e que foi ficando...sim porque mesmo depois de terem nascido não é conveniente esvaziá-los, afinal existem espécies que se não houverem condições propícias para tal não nascem nesse ano, mas podem nascer no próximo e um bom exemplo disso é que me nasceu este ano uma Sequoia giganteum que plantei em 16 Fevereiro de 2006, não naquele progador mas com aquele substrato ( aproveitei-o Rolling Eyes Very Happy )

O ideal talvez seja como foi dito providenciar um solo que não fique encharcado em demasia apenas "Qb" e por vias das dúvidas se tiver espaço faça recorendo ás pequenas alterações, isso aumenta as hipóteses de vir a ser bem sucedido.... Wink

http://www.oceanwideimages.com/images/4776/large/liquid-amber-tree.jpg
http://www.oceanwideimages.com/images/5979/large/liquid-amber-tree.jpg
Para aguçar o apetite aqui vão umas explosões de cor Outonal que não se ficam nada atrás de outras especies igualmente interessantes como são o caso dos Aceres/Carpinus e etc Twisted Evil

Boa sorte e tudo de Bom

Cptos.

Castro

Editado pela última vez por Antonio Castro em Sex Mar 27, 2009 8:37 am; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 27, 2009 12:08 am    Assunto: Responder com citação

Castro:

Impressionante a sua informação sobre a sequoia! Há uns 2 meses parti para a minha terceira tentativa com elas e já estava a fim de jogar tudo fora pois não há qualquer sinal!
Rômulo

MensagemEnviada: Sex Mar 27, 2009 8:36 am    Assunto: Responder com citação

Castro, acho que foi bem esse o meu problema, ainda bem que tenho uma boa quantidade de sementes e posso fazer vários testes, pois, dia 13 de março plantei 16 sementes em terra comum mesmo, mas o problema acho que foi que encharquei demais, por isso apodreceram quase todas, agora plantei novas sementes em substrato e estou molhando bem menos, apenas deixando humido, ainda também estou fazendo um teste e quero ver no que da, plantei 15 sementes e as coloquei para estratificar na geladeira e também plantei 15 sementes e deixei-as em temperatura ambiente mesmo, quero ver quais irão germinar, estou controlando melhor desta vez a humidade, fico grato com suas dicas, pois, na vida tudo é um aprendizado e tendo pessoas que nos oriente para aprendermos mais rápido, fica mais fácil hehehe.

Valew!!!!
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Mar 27, 2009 10:05 am    Assunto: Responder com citação

Rômulo, via de regra, para não me alongar, em nossa região o substrato ideal para qualquer semeadura é areia pura. É isenta de gungos que na maiora das vezes provocam o apodrecimento das sementes e não fica encharcada, outro fator para perda de sementes.

abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: