FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Adubação de inverno
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 10, 2005 6:39 pm    Assunto: Adubação de inverno Responder com citação

Pessoal, citar uma adubação interessante pra fazermos nessa época...

Cinza de madeira 00 00 15
Farinha de osso 02 24 00,

um pequena quantidade nesta época pode fazer a diferença na primavera....

Aproveitando o tópico
Principais Nutrientes

N Nitrogenio ( crescimento da parte aerea)
P Fósforo ( floração e frutificação)
K potássio ( crescimento das raizes e resistencia contra pragas)

Macronutrientes

Mg Magnesio (composição da clorofila e ativador de ensimas)
S Enxofre ( sintese de clorofila e absorção de CO2)
Ca Calcio ( crescimento das raizes e fecundação)

Micronutrientes

Cl cloro ( decomposição de agua na fotossintese)
Cu Cobre ( respiração e sintese de clorofila)
Co Cobalto ( absorção do nitrogenio na fixação simbiotica)
B boro ( desenvolvimento de raizes frutos e sementes)
Mn Manganes ( absorção do CO2 na fotossintese)
Mo Molibdenio ( fixação do nitrogenio)
Zn zinco ( produção e maturação de sementes)
Fe Ferro ( respiração, sintese da clorofila e fixação de nitrogenio )

outros...........

OBS cuidado com a adubação nessa época deve ser feita de maneira muito cuidadosa,.. evitando excessos...
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 11, 2005 9:13 am    Assunto: Responder com citação

Caro Rodrigo, não sei se você está expondo uma dúvida ou passando informações de algum texto. Ajude-nos sendo mais específico incluindo também de onde vem as suas informações. Se são pesquisas feitas por você ou se de algum autor. É sempre interessante sabermos. Parece ser um trabalho bastante elaborado.
Grande abraço!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 11, 2005 9:35 am    Assunto: Responder com citação

Olá Rodrigo,

Muito interessate mesmo... tambem gostaria de receber mais informações, so para melhor analisar esse processo. T+ amigo.

Abraços:

Illex
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2005 5:11 pm    Assunto: Responder com citação

Mário A G Leal , Illex

Desculpem a demora em responder.
esses dados tenho já faz alguns anos, a parte dos micro nutrientes peguei na página da Bonsai Kai, as proporções tambem,... e a afirmação de que usando P K na adubação de inverno, foi de conversas e deduçoes lógicas que tive com um grande amigo bonsaista, este amigo ,por curiosidade, comprou um adubo, dificil de se achar por aqui, na qual a composição é 00 10 10 ,
eu invente um método simples pra obter essas propoções usando a cinza e a farinha de osso, adicionando a farinha de trigo, para dar maior compactação, deixa com testura de uma massa, disolve aos poucos, libera os nutrientes e não se perde com as regas...
os blocos cinza claro são compostos de cinza e farinha de osso com farinha de trigo
os blocos escuros eu adicionei esterco de peru,... pra época de crescimento....

OBS não costatei mau cheiro, o que me deixou surpreso......

Cláudio C. Ratto
Visitante

MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2005 6:16 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Rodrigo,

Produzo por aqui também um adubo orgânico, o qual chamo de “adubo orgânico vivo”.
Gostaria de comentar, em cima do que você escreveu, as seguintes questões:
Quanto a adubação de inverno –
Ao meu ver, se nós adubarmos ao longo dos meses que antecedem o inverno, ou seja, durante a fase ativa da planta, não vejo a necessidade de uma adubação durante essa estação. Uma vez que as plantas estão com o metabolismo baixo e o utilizaram anteriormente. Também os excessos de nutrientes não absorvido pela planta, causada possivelmente pelas regas sucessivas nos meses que antecederam o inverno, estão ainda disponíveis no solo. Então estes seriam o suficiente para ajudar durante a baixa atividade em que elas se encontram. Também existe um outro inconveniente quanto a adubação de inverno, que seria os excessos e uma proliferação de animais nocivos as plantas, as chamadas pragas. Lembro também que a farinha de ossos nunca é pura, trazendo consigo um alto índice de matéria orgânica rica em nitrogênio. Com isso você estaria só acidificando o solo e conseqüentemente causando problemas a saúde da planta em questão................Como você mesmo escreveu em sua primeira observação: “...cuidado com a adubação nessa época deve ser feita de maneira muito cuidadosa,.. evitando excessos...”
Veja, como reação química natural no ciclo do nitrogênio a amônia pode ser fatal para a maioria das plantas envasadas !
Então para que fazer a adubação, não seria melhor esperar mais um pouquinho só ?
Outra coisa é quanto a sua segunda observação: “...não constatei mau cheiro, o que me deixou surpreso...... o cheiro. ....”
Acho pouco provável que um adubo como esse em que não tenha passado por uma maturação ou cura (fermentação) não apresente cheiro algum. Poderia explicar melhor, digo se este não apresenta mau cheiro mesmo depois de regado ?
Bem, são essas as minhas questões .........

Grande abraço,
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2005 7:28 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos

como já tinha colocado neste tópico

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=578&highlight=56

"Por cá comercializa-se um produto chamado "ALgreen-95" da Greendel, que eu utilizo no Outono c/ NPK 00:56:56 (quimico)".

Administro + ou - até meios de Outono, dependendo dos sinais que elas nos dão.

"Combate e previne as carências destes nutrientes, estimula as defesas naturais contra fungos, estimula o bom desenvolvimento radicular e evita a crise invernal.
Para estimular a floração e frutificação pode ser aplicado, durante a época de crescimento, pode ser aplicado na rega, nas folhas ou em simultaneo."

No inverno não adubo nenhum Bonsai, devido ao seu estado letárgico fará mais mal que bem, segundo consta, o que acontece neste caso é uma salinização do solo.
Agora se o periodo letárgico não existe, devido a um clima quente/tropical, isso é uma questão sobre a qual tenho dúvidas e tambem gostaria de saber.

[ ]s

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cláudio C. Ratto
Visitante

MensagemEnviada: Sex Jul 22, 2005 9:33 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Castro !

Pois é, aqui no Brasil há oscilação no comportamento fisiológico de cada espécie de planta. Como as estações não são muito definidas o que eu poderia dizer, é que tem sim uma baixa do metabolismo, porém varia de acordo com o clima local. Por exemplo, vejo os Chloroleucon tortum agora no inverno se despindo das folhas e produzindo frutos em seu ambiente natural. ....metabolismo baixo ? Duvido.
No início do inverno vi também alguns exemplares repleto de flores !
Por outro lado percebo que a jabuticaba, outra espécie nativa, no inverno baixa o seu metabolismo, não produzindo folhagem e não consumindo o adubo. Os ipês que são as nossas espécies caducas, por exemplo, caem as folhas e mostram as flores exuberantes.
Agora, trabalhamos também com as espécies exóticas e complica um pouco mais. Por exemplo, o Acer buergerianum aqui no sudeste não caem as folhas no inverno e percebo também que não absorvem muita água e não ligam para o adubo durante esta estação........com certeza mostra um comportamento letárgico.
Para complicar mais um pouquinho temos influência do El Nino, conhece ?
Ou seja, em pleno inverno fez calor de 32 graus centígrados aqui no Rio de janeiro alguns dias atrás !!!!
Concluindo, eu diria que isso tudo influencia, mas mesmo a planta reagindo um pouco eu não arriscaria na adubação de inverno, pois logo viria uma frente fria para retroceder a atividade da planta, entende ?
E outra, para as plantas que estão florescendo durante o inverno, não é conveniente adubar, pois isso afetaria todo o seu comportamento.....a sua fisiologia natural.

Espero ter sido claro e legal ver você por aqui novamente !

Grande abraço,
Rodrigo-RS
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 23, 2005 3:34 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Cláudio C. Ratto

Quanto a adubação de inverno –
Você citou: "Ao meu ver, se nós adubarmos ao longo dos meses que antecedem o inverno, ou seja, durante a fase ativa da planta, não vejo a necessidade de uma adubação durante essa estação.
Eu citei uma opção, no meu ver não é errada, fiz questão de expor o perigo de uma adubação em excesso no inverno, ate busquei agora, para uma maior credibilidade, informações no livro A Arte do Bonsai ( Peter D. Adans) Sobre as especies de folhas caducas ele cita: " podem ser adubadas com "C" ( Adubo C : 0 10 0; as vezes substituido por 0 10 10) quinzenalmente, ate meados de março, ( inverno no emisferio norte : 21 de dezembro ate 21 de março) . Isto vai Fortalecer a árvore sem incentivar um crescimento prematuro que pode ser prejudicado pelo inverno" Pag 147 do livro A Arte do Bonsai

Voce citou: "farinha de ossos nunca é pura, trazendo consigo um alto índice de matéria orgânica rica em nitrogênio. Com isso você estaria só acidificando o solo e conseqüentemente causando problemas a saúde da planta em questão"

A farinha de osso que conheço e que tenho contem Calcio e baixa concentração de N, o Calcio evita acidez

você citou: Acho pouco provável que um adubo como esse em que não tenha passado por uma maturação ou cura (fermentação) não apresente cheiro algum. Poderia explicar melhor, digo se este não apresenta mau cheiro mesmo depois de regado ?
Eu comentei que misturei agua e farinha de trigo com os adubos citados, ate atingirem aquela consistência, deixei secar, e não constatei mau cheiro, Claro que a farinha de osso pura contem um mau cheiro, o esterco de peru tambem comtem um mau cheiro, mas misturados como citado, não cosntatei esse mau cheiro, apenas quando aproximamos ate uns 30 cm o adubo das narinas, ai sente-se o mau cheiro,... Creio que isso seja influenciado pela grande umidade que permanece aqui na minha cidade durante todo o inverno.....
Concordo com as demais afirmações feitas por você.

Grande abraço Cláudio C. Ratto.

Antonio Castro

esse adubo que vc citou NPK 00:56:56 (quimico), a concentração é muito alta,.. mas se vc diz que é bom, basta dizer que sinto não ter por aqui para comprar.....
este adubo 00 10 10, tenho escrito que é conhecido, ou a marca dele é Fison, pode ser substituido porTomorita.
uma citação muito interessante : " Agora se o periodo letárgico não existe, devido a um clima quente/tropical, isso é uma questão sobre a qual tenho dúvidas e tambem gostaria de saber. "
Nosso inverno foi ate agora, um pouco atipico, registrando temperaturas muito altas pra a época, apesar de morar numa cidade muito fria, foi sentido essa irregularidade aqui tambem, o por causa disso algumas plantas começaram a soltar brotos mais cedos, e como sabemos , apos o periodo letargico ao primeiro sinal de brotação devemos iniciar com uma adubação, de preferencia observando a aplicação de P K, apos as folhas se abrirem por completo aplicação de N.
nosso inverno aqui no hemisferio sul vai ate dia 22 de setembro as 19 horas e 23 min.
A maioria das minhas plantas estão soltando brotos,.... apenas os Aceres , PN ... estão em dormencia total, tenho um romã que brotou por completo, um ulmus que esta no inicio da brotação, uma luehea divaricata que esta brotando tambem,... estamos no inverno e a aplicação CUIDADOSA, de adubo que estou, e vou aplicar em outras plantas é esta por mim citada acima.

um abraço Antonio Castro

Muito obrigado pessoal pelas dicas, pelos cuidados que devo ter, e os perigos que estamos espondo nossas plantas, como citou Cláudio C. Ratto, com aplicação equivocada de adubos...
Mas fica a ideia, vale pensar!!
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 23, 2005 5:53 pm    Assunto: Responder com citação

Olá a todos Very Happy

Rodrigo Smile
É bastante alta sim, e foi-me ensinado/aconselhado a aplicar pelo meu "prof" de curso, por cá muita gente nem conheçe o produto, o unico sitio onde vi á venda era no centro de Bonsai da minha zona.

Dou apenas uma dose ( fraca) a meio da Primavera, só nas espécies que dão flores e frutificam e depois só passando Agosto, ( mês do Verão que não dou adubo), depois começo a dar em todas até + ou - a meio do Outono, mas sempre em doses baixas
Por acaso agora é bem dificil de ver, como foram legisladas novas leis para o comércio de produtos fitossanitários, muitas empresas deixaram de poder comercializar esse tipo de produtos, o que o centro vende agora é:
http://www.luso-bonsai.com/produto.php?id=820

O "ALgreen-95" da Greendel e neste aqui, mas como já tinha sido comentado pelo amigo "Olavo", curiosamente o produto não se encontra informação nenhuma .

http://www.greendel.com/es/product.htm

Podendo no entanto ser visto neste aqui.

http://www.lleida.net/clientes/greendel/insec_fung.html

Como ainda tenho a minha saqueta a meio, nem tive curiosidade de saber quais os valores de "PK" do Produto comercializado agora pela Luso-Bonsai, mas vou procurar saber e depois informo.

Até á presente data ainda não tive nenhum problema com ele.

Olá Cláudio C. Ratto Smile

"Espero ter sido claro e legal ver você por aqui novamente"

Isso digo eu, muito legal vê-lo por cá novamente Very Happy e mto. obrigado pelo esclarecimento, era o que tinha na ideia e que tambem verificamos cá.

O fenomeno "El Nino" afecta-nos a todos Confused .
O nosso país está a ficar sem as estações Primavera/Outono como estavam definidas e no inverno passado por ex: a minha zona que costuma ser temperada, ficou alguns semanas com temperaturas de 0º e -1 e -2ºC em lindos dias de sol e no Verão chega em algumas zonas do país aos 47 e 48ºC, não é própriamente o clima testemunhado pelos nosso pais e avós Confused .

[ ]s

Castro

verdura

MensagemEnviada: Sáb Jul 23, 2005 8:17 pm    Assunto: Responder com citação

Antonio Castro escreveu:
...muitas empresas deixaram de poder comercializar esse tipo de produtos, o que o centro vende agora é:
http://www.luso-bonsai.com/produto.php?id=820

...

Como ainda tenho a minha saqueta a meio, nem tive curiosidade de saber quais os valores de "PK" do Produto comercializado agora pela Luso-Bonsai, mas vou procurar saber e depois informo.

Tenho o referido produto em casa e aí vão os valores...

"7,5% de Fósforo [P205] e 5% de Potássio [K20]"

Espero qie ajude!
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 24, 2005 7:47 am    Assunto: Responder com citação

Olá Vitor Verdura ( Verdura)

Obrigado pela ajuda Very Happy

E o outro "ALgreen-95" alguma vez utilizaste???
Tambem era comercializado pela luso, só que agora têm esses em estado "liquido"...fizeram promoção de todos os outros produtos que se vendiam em saquetas e desapareçeram que foi um ápice. Confused
A ultima vez que lá fui só havia "quelatos de ferro" e parece-me que micro-nutrientes, de "Cobre" nem uma.
Mas dessa forma são bem mais práticos de administrar.

Como e quando é que aplicas esse? como é mais fraco dás com mais frequência??

[ ]s

Castro

verdura

MensagemEnviada: Dom Jul 24, 2005 8:35 am    Assunto: Responder com citação

Ola António Castro,

Sim usei! Usei apenas o ano passado antes do Inverno. Acho que ainda tenho uma ou duas colheres de pó...

Sabes Castro, um dos assuntos que terei de ter mais atenção é mesmo a nutrição. Dei apenas uma vez no inicio da Primavera e agora depois de Agosto, tenho de aumentar a dose por causa do Inverno.
Aplico uma tampa por litro de água. Só agora é que me apercebi que realmente é mais fraco... mas como é liquido é provavel que tenha uma absorção mais rápida! Não sei... talvez...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: