Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
douglas
Registrado: 31/03/06 Mensagens: 37 Localização: Itaú de Minas- MG
|
Enviada: Ter Mar 24, 2009 5:46 am Assunto: AJUDA COM ROMÃ! |
|
|
Pessoal to enviando 3 fotos de uma muda de romã daquelas que são ornamentais ou seja não se come o fruto, gostaria muito de dicas de como proceder com ela, ela está comigo a uns 3 anos, a algum tempo atrás tentei me iniciar na arte do bonsai, mas dei uma parada e agora estou tentando retornar, desde já agradeço.
[/img][img]
[/img]
[img][/img] |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Ter Mar 24, 2009 10:12 am Assunto: |
|
|
Douglas, uma boa poda para uma melhor ramificação de galhos ajudaria muito. Deixar ela encorpar o tronco para parecer mais velha seria melhor . Uma foto pra inspiração.
Eu não sou muito fã desta espécie, pois seca galhos aparentemente sem motivo. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Mar 24, 2009 10:46 am Assunto: |
|
|
Douglas:
A romã é meio ingrata para trabalhar. A observação do Junior é também a de quase todos que possuem um exemplar.
Há pouco mais de um ano adquiri no CEASA uma caixa com 6 mudas como essa sua. Já desisti de todas. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

Registrado: 23/02/09 Mensagens: 174 Localização: Montes Claros-MG
|
Enviada: Ter Mar 24, 2009 10:49 am Assunto: Re: AJUDA COM ROMÃ! |
|
|
Na minha opinião você deve eliminar um dos troncos para concentrar forças em um só, deixá-la desenvolver um pouco mais, engrossar mais o tronco que ficar, e formar um bom nebari.
Não aconselho desistir, tenho quatro dessa e gosto de trabalhar com elas.
Mas, vamos esperar que outros colegas opinem.
Boa sorte. _________________ Dino
Adote uma árvore, preserve a natureza. |
|
|
 |
douglas
|
Enviada: Ter Mar 24, 2009 1:32 pm Assunto: |
|
|
Mas será que poderiam por exemplo me explicar quais galhos podar e qual tronco podar? Vou insistir com ela mesmo assim. |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 24, 2009 2:32 pm Assunto: |
|
|
Minha opinião é que corte nos traços vermelhos, fazendo o corte no sentido dos traços (3mm acima da gema). Isso a forçará em uma nova brotação.
Se quiser aumentar sua coleção, pode usar galhos que forem retirados para fazer novas estacas, romã é fácil pegar por estaca.
Outra coisa; para engrossar mais o tronco seria bom colocá-la no escorredor e depois na mamadeira.
Mas é sempre bom ter mais de uma opinião. Vamos esperar pela opinião de outros colegas do forum. _________________ Dino
|
|
 |
zeluiz 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Mar 24, 2009 7:54 pm Assunto: |
|
|
Douglas
Se fosse minha eu faria uma poda leve nos galhos para adensar a copa. tenho duas romãs destas, uma está no escorredor, evoluindo muito bem. Boa sorte com sua planta.
PS: A propósito, os frutos desta espécie são comestíveis sim e até mais saborosos que os das romãs grandes.
abraços. _________________ "O tolo não vê a mesma árvore que o sábio vê" (Provérbio Chinês) |
|
|
 |
SANDRO II
|
Enviada: Ter Mar 24, 2009 8:13 pm Assunto: |
|
|
TBM TENHO UMA ROMA MEU AMIGO ELA ESTA EM FORMAÇAO AINDA MAIS GOSTEI DE TRABALHAR COM ELA PENA Q ELA SECA OS GALHOS SEM + OU - MAIS ELA E MUITO BOA OLHA A FOTO DA MINHA
DETALHE DA FLOR MUITO BELA NÉ
ESPERO Q T AJUDE _________________ {PACIÊNCIA É A CHAVE DA CRIAÇÃO} |
|
|
 |
douglas
|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 8:53 am Assunto: |
|
|
Gostaria de agradecer a todos pela ajuda, demorei 1 pouco para responder porque tava viajando, vou tentar fazer como me disseram! Depois mostro o resultado!
Teriam dicas de plantas mais faceis de se iniciar no bonsai? Grato a todos! |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 9:33 am Assunto: |
|
|
Douglas, a maioria dos amigos do forum sempre indicam "FICUS" para os iniciantes. Talvez pelo fato de ser uma árvore resistente e fácil de se conseguir e cuidar. Ficus pega fácil por estacas.
Boa sorte. _________________ Dino
|
|
 |
SANDRO II
|
Enviada: Dom Mar 29, 2009 10:00 pm Assunto: |
|
|
OLHEM O PROGRESSO , A MINHA PRIMEIRA FRUTA DA MINHA ROMA , QUANDO EU VI JA FIQUEI UM TANDO CONTENTE ?
 _________________ {PACIÊNCIA É A CHAVE DA CRIAÇÃO} |
|
|
 |
bad_clusters 2.o PASSO

Registrado: 21/08/08 Idade: 39 Mensagens: 227 Localização: Anápolis - GO
|
Enviada: Seg Mar 30, 2009 9:43 am Assunto: |
|
|
SANDRO III - vc disse "ELA SECA OS GALHOS SEM + OU - MAIS ELA E MUITO BOA OLHA A FOTO DA MINHA"
A romanzeira sempre seca o galho que deu frutos, muitos bonsaistas cortam os galhos após a frutificação.
Eu por exemp. deixo só as flores. Corto sempre os frutos, pois eles absorvem muita energia da árvore. _________________ Às vezes é necessario sacrificar coisa, que você pensava ser importante, para que no futuro possa alcançar o seu objetivo. (Marcio Gonzales Aggio)
Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Mar 30, 2009 9:54 am Assunto: |
|
|
O Bad tem razão quanto à energia, entretanto, os bonsaistas gostam de ver os frutos do que plantaram. Se a árvore estiver com boa saúde, não há nada de mais em deixá-los crescer e amadurecer.
Mas tudo bem... Todos podemos ter pensamentos diferentes.
Quanto aos galhos secos.... cortem-nos e pronto. _________________ Dino
|
|
 |
bad_clusters 2.o PASSO

Registrado: 21/08/08 Idade: 39 Mensagens: 227 Localização: Anápolis - GO
|
Enviada: Qui Abr 02, 2009 12:26 pm Assunto: |
|
|
dino eu penso assim... se tenho um bom galho não irei sacrificar ele por 3 meses.. entendeu... pq se deixar a fruta ele vai secar!
É bom frisar que é sempre bom deixar 1 fruta por galho senão as frutas não desenvolvem. _________________ Às vezes é necessario sacrificar coisa, que você pensava ser importante, para que no futuro possa alcançar o seu objetivo. (Marcio Gonzales Aggio)
Visite:
www.MUNDODOBONSAI.hpg.com.br |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 02, 2009 12:29 pm Assunto: |
|
|
bad_clusters escreveu: | dino eu penso assim... se tenho um bom galho não irei sacrificar ele por 3 meses.. entendeu... pq se deixar a fruta ele vai secar!
É bom frisar que é sempre bom deixar 1 fruta por galho senão as frutas não desenvolvem. |
Estou de pleno acordo, sacrificar em algumas ocasiões torna-se mais que necessário.
Valeu... _________________ Dino
|
|
 |
|