FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Por que não transplantar nesta época?
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Mar 26, 2009 6:42 pm    Assunto: Responder com citação

dino44d escreveu:
...aqui faz calor o ano todo, quando faz frio, é somente numa pequena parte do mês de junho ou julho, mas não chega a trinta dias de frio, e ainda assim, a temperatura do frio aqui sempre gira em torno dos 25º (calor para muitos).

Olá Dino
frio Shocked....você tá de brincadeira Very Happy Very Happy, abaixo de 0.º graus é que é frio, 0º graus (neutro) nem faz frio nem faz calor Very Happy Very Happy Very Happy .
Agora eu fora de brincadeira Very Happy, o que referiu o caro Dino é um pormenor importante que muitas das vezes ao passearmos na net, não levamos em consideração quando absorvemos determinadas informações...."a Relatividade"das coisas
O Frio que o Caro refere ter no inverno, é para muitos locais do norte da Europa e para ondem pendem muitas das vezes os nossos olhares, pelos belos exemplares que têm/possuem, aquilo que é inverno para si, serão grande parte dos casos temperaturas próximas do pico do verão para outros.
Por isso tudo é muito relativo e deve ter-se em conta que aquilo que se lê será provavelmente a realidade deles e não a nossa, o mesmo se passa em relação á literatura que nos chega ás mãos.
A grande maioria dos casos, senão mesmo toda, não eramos nós própriamente o público alvo a atingir aquando dos respectivos lançamentos, e por isso devemos ter algumas reservas em aceitar tudo como se fosse um absoluto, mesmo que saia/parta dum qualquer "Guru" da Arte.

Cptos.

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 26, 2009 11:58 pm    Assunto: Responder com citação

Castro:

Quando abri este tópico tinha mesmo o objetivo de iniciar uma discussão sobre "a relatividade das coisas", para usar as suas palavras.

A mim sempre pareceu óbvio que recomendações atreladas às estações do ano só fazem sentido para aqueles que realmente as vivenciam, com mudanças climáticas bem definidas e nas épocas certas.

Aqui em São Paulo, por exemplo, é a coisa mais comum presenciarmos 3 estações distintas dentro de um mesmo dia, ao longo de vários dias! Por isso já cheguei a dizer que cultivar bonsai no Japão é mole...

De qualquer forma, é mais uma razão para valorizarmos os companheiros que conseguem exemplares magníficos apesar de toda a nossa "indefinição climática".
Dino
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 27, 2009 10:08 am    Assunto: Responder com citação

Concordo em plenitude com vocês. Frio aqui, é para muitos lugares um calor já considerado forte. A relatividade das coisas...

Entretanto, em si tratando de coletas, transplantes, podas, aramação e outras coisas mais, faço-as em qualquer das estações do ano e nunca houve caso de óbito.

Acho que gosto dessa região... Apesar do calor intenso.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
GustavoLP
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Mar 31, 2009 12:38 pm    Assunto: Responder com citação

Arzivenko, concordo com você que aqui no RS, o outono é uma época boa para mudar plantas, devido a temperatura ser amena e no inverno ser uma estação com bastante chuvas que propiciam a "pega" da planta. No entanto, ainda não tenho experiência com minhas plantas. Algumas já fiz a poda de raízes em pleno outono e se recuperaram bem.

Para algumas espécies, incusive, recomenda-se aramação e poda no outono, como já vi em alguns lugares recomendarem para aramação para Juníperus, já que os arames devem permanecer por 6 a 8 meses nesses, ás vezes, até um ano.

Agora, uma grande verdade é que a planta "trabalha" na primavera e verão produzindo e armazenando açúcares em sua raízes para suportar as estações com menos sol, e sendo assim, uma pode de raízes exagerada poderia debilitar a planta. Por outro lado, pensando de forma racional, uma poda proporional de galhos e raízes não deve causar estragos na planta. Ou seja, se podarmos as raízes, devemos podar os galhos de forma proporcional, pois diminuiremos o "estoque" de açúcares das raízes que estariam a disposição das folhas. Muitas vezes, a desfolha de plantas semicaducifólias no inverno serve justamente para isso, para que a planta não gaste suas energias a toa, e assim, na primavera ela ressurge de forma estrondosa, brotando intensamente.

Agora, queria saber se mais bonsaístas já fizeram poda de raízes, gaslhos e muda de vaso no outono.

abraço a todos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 02, 2009 11:54 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal!

Ajudando um pouquinho nesse tópico, principalmente aos amigos do RS, há que se diferenciar entre transplante com poda de raiz e puramente transplante.

Vejamos:

A partir do final do inverno, a planta se prepara para um ciclo ativo, quando então podemos transplantar, realizar podas radicais, inclusive de raiz, porque a planta prontamente se recuperará.

No Outono/Inverno (regiões onde o frio é marcante) as plantas param de largar novas brotações, inclusive de raiz.

Assim, se vc fizer poda de raiz e transplantar nesse momento a planta poderá não reagir.

Já o transplante sem desmanchar o torrão, sem mexer nas raizes, não prejudica tanto a planta. Mas, como regra geral, vamos deixar para fazer isso no final do inverno.

Mas, isso também depende da espécie. Cítricos, por exemplo, devem ser transplantados no mês de Junho. Se notarem, nos meses de maio, junho e julho são os meses onde mais encontramos caminhões vendendo mudas de cítricos.

Eu, particularmente, gosto de usar essa época (outono) para aramar.

Pessoal, acho que é isso aí.

Lembrando que estou me referindo ao clima da minha região (Curitiba)

Um abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
GustavoLP
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 03, 2009 12:30 pm    Assunto: Responder com citação

Elio, eu também gosto de aramar nesta época aqui no sul.

Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: