|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 11:39 pm Assunto: FIGUEIRA |
|
|
Esta figueira colhi numa forquilha de sibipiruna na rua de casa a uns 3 anos... no lugar dos troncos da sibip. coloquei pedras .. ela cresce muito rapido e solta raizes longas .. ja tirei algumas com 2 metros quando das podas.. gostaram ???
 |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 11:42 pm Assunto: |
|
|
 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qui Mar 26, 2009 11:46 pm Assunto: |
|
|
Adorei as raízes, tenho uma figueira e estou ancioso para que fique como a sua... as paineiras tambem sao assim, estou atras de uma! |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 12:13 am Assunto: |
|
|
Sergio,
o bonsaísta Valdir Hobus tem um Ficus microcarpa muito parecido com esse seu; acho que depois de uma poda assim
poderia modelar neste estilo:
A matéria completa pode ser vista no Fórum da Nipon Bonsai:
http://www.bonsaibrasil.com.br/forum/viewtopic.php?f=13&t=603&sid=8c0b394944564aa37296116f6cd319fd
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 8:58 am Assunto: |
|
|
Ficou sensacional essa figueira do Valdir já tinha visto esse tópico Édson no fórum Bonsai Brasil muito interessante. Segue os conselhos Sérgio do amigo Édson poda nela só não sei se pode podar agora. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 9:01 am Assunto: |
|
|
Ola Edson, vc disse ser um ficus , mas , ficus não nascem em cima de outras arvores , ou nascem ..??? Poraqui é conhecida como figueira mata-pau , ela se aloja em vãos e gretas de outras arvores maiores e cresce , lançando suas raizes em direção ao chão , depois de enrraizada no chão cresce muito e vai cobrindo a hospedeira até que acaba por sufoca-la e mata-la ... Nas cidades é comum aparecer do nada em rachaduras de concreto ou lajes , onde quer que hava um trinco ela aparece e apesar de cortar ela rebrota..... |
|
|
 |
guifercon 1.o PASSO

Registrado: 06/10/08 Mensagens: 126 Localização: Sao Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 10:00 am Assunto: |
|
|
Eh uma gameleira (segundo o dori), um ficus.
Olha um exemplo:
Esse esta crescendo num carramanchão (alguem conhece essa palavra? é assim mesmo que escreve? ) que tem em uma praça aqui na minha cidade.
Ja arranquei uma dessas da laje do predio de onde eu trabalhava, vide post:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10398&highlight=poss%EDvel+yamadori
Nao sei se funcionou ao certo, mas dobrando o galho ate ele "sangrar" faz surgir uma brotação aonde a casca partiu. Isso ainda é uma experiência, daqui algumas semanas eu dou a certeza, porque fiz isso em um galho, sugiu uma brotação, entao eu tentei com outro galho.
Vou manter o outro post atualizado, com o resultado dessa experiência.
A minha recomendação seria remover essa renda portuguesa que ta nascendo no vaso, pra nao haver disputa por espaço/nutrientes, juntamente com todos os "matinhos".
Ouvi falar que é muito dificil reduzir o tamanho das folhas e adensar a copa.
De resto, parabens pela planta, muito bonita a estrutura, so falta melhorar a copa.
100+,
Guilherme |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 10:18 am Assunto: |
|
|
ola Gui. Vi este topico dias atras. Houve até uma aposta ,rsrssr... De abacateiro e gameleira ..rsrrs a copa acho meio dificil adensar , as folhas diminuirem tb... estou pinçando os brotos para tentar reduzir o tamanho e forçar o surgimento de novos brotos .. acho que vou fazer a poda radical e começar uma nova copa .. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 10:27 am Assunto: |
|
|
Interessante, então quer dizer que talvez a acupuntura funcione para estimular novas brotações?
é algo a ser discutido, devido a plasticidade das figueiras eu realmente não duvido que possa acontecer... |
|
|
 |
guifercon 1.o PASSO

Registrado: 06/10/08 Mensagens: 126 Localização: Sao Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 10:49 am Assunto: |
|
|
SERGIO BONSAI escreveu: | ola Gui. Vi este topico dias atras. Houve até uma aposta ,rsrssr... De abacateiro e gameleira ..rsrrs a copa acho meio dificil adensar , as folhas diminuirem tb... estou pinçando os brotos para tentar reduzir o tamanho e forçar o surgimento de novos brotos .. acho que vou fazer a poda radical e começar uma nova copa .. |
Hehhehehe
Ate entao eu nao conhecia essa árvore, depois disso que eu comecei a ver várias nascendo nos lugares mais estranhos, assim como sei de uma que nasceu numa forquilha de arvore tambem, e outra num bueiro. (morreu ou mataram antes que eu pudesse yamadoriza-la )
Arzivenko escreveu: | Interessante, então quer dizer que talvez a acupuntura funcione para estimular novas brotações?
é algo a ser discutido, devido a plasticidade das figueiras eu realmente não duvido que possa acontecer... |
Arzivenko,
Certeza eu so vou poder dar quando surgir um broto aonde eu "trinquei a casca dobrando o galho.
Tenho quase certeza que vai funcionar, porque a minha chegou a ficar sem nenhuma folha, e so brotava na ponta, ai eu dei uma entortada e "do nada" apareceu um brotinho.
Vou ver se lembro de tirar uma foto hoje.
Sergio,
Ja que voce está pensando em fazer uma poda drástica, porque não remove os galhos com uma alporquia, ai, quem sabe voce nao tem 3 plantas ao inves de 1, pra um futuro enxerto?
Eu faria uma alporquia separada da outra, pra nao correr risco algum da base morrer.
Bom, ja to me intrometendo demais no seu bonsai, heheheh
Abraços
Guilherme. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 10:50 am Assunto: |
|
|
Sergio,
quando eu disse que é muito parecido com o Ficus do Valdir, eu quis dizer muito parecido na forma e possível de ser modelado no mesmo estilo; mas não há dúvidas de que se trata de espécies diferentes de fícus...
Quanto ao estímulo de novos galhos por acupuntura é viável, tendo inclusive alguns relatos no Fórum...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 11:03 am Assunto: |
|
|
Caro SERGIO BONSAI
Mais uma linda planta e como já agarrou bem às pedras...
Belíssimo nebari. As raízes expostas são, realmente, uma característica dessa planta e um atrativo a parte...
Uma bela planta com um apelido terrível
Abraço da morte
"É um fenômeno que observamos na natureza de entre dois vegetais, um que serve de hospedeiro e o outro de hospede, que necessita se desenvolver ao fixar no caule do hospedeiro, permitindo a emissão suas raízes, que servirão de apoio quando adulto, de tal forma que suas raízes se tornarão frondosas e fortes, comprometendo a vida de seu hospedeiro, através de estrangulamento ocasionado por suas raízes, este fenômeno é bem característico do Apuizeiro, vegetal que pertence a família Cecropiaceae. É um vegetal que cresce sobre outras árvores lançando suas raízes aéreas em direção ao solo, e a medida que cresce desenvolve um sistema radicular resistente para melhor apoioar quando se tornar adulto e frondoso. Este fenômeno são dispersos geralmente pelos pássaros quando defecam suas sementes germinando na casca dos galhos ou tronco das árvores, assim a natureza demonstra que a sobrevivência de alguns vegetais mais fortes depende das fragilidades de outros vegetais."
F. clusiifolia, ou figueira-vermelha, Família: Moraceae nativa do Brasil, é uma das que se comportam como "estranguladoras". Ocasionalmente germinam sobre outras árvores, e crescem como epífitas até que suas raízes alcancem o solo. Então as raízes engrossam, crescem em volta da árvore hospedeira, até que a figueira a sufoca por cintamento ou compete com a planta hospedeira na absorção de água do solo, que acaba morrendo. Seus frutos são vermelhos, pequenos, mas saborosos. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 11:48 am Assunto: |
|
|
Guilherme, quanto a essa de ser difícil de ramificar e reduzir as folhas, acho tem um pouco de inverdade aí...
Eu tenho uma dessas e consegui uma boa ramificação e um excelente tamanho de folhas (é um shohin). Tudo é questão de paciência e trabalho... já estou trabalhando nessa planta há quase 3 anos talvez, mas só se me der na loca eu vou envasar na próxima primavera... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 11:51 am Assunto: |
|
|
Rogerio .. Seria um filodendro ..???? ouvi essa palavra de um amigo agronomo e gravei .. agora surgiu a oportunidade de usar .. rsrsrsrs |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 11:55 am Assunto: |
|
|
já tenho uma filha desta figueira , resultado de uma poda feita a 2 anos .. vou postar prá vcs neste final de semana .. Plantas que tem leite como essa e os ficus são muito resistentes e brotam com facilidade .. qualquer galho vira uma nova planta em pouco tempo .. quanto mais leite , mais facilidade , quanto menos .. mais dificil mudas por estaca ..Ex: jabuticaba ou outras da familia das mirtaceas.. goiabeiras .. etc... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|