Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
guifercon 1.o PASSO

Registrado: 06/10/08 Mensagens: 126 Localização: Sao Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 12:17 pm Assunto: |
|
|
FrK_leal escreveu: | Guilherme, quanto a essa de ser difícil de ramificar e reduzir as folhas, acho tem um pouco de inverdade aí...
Eu tenho uma dessas e consegui uma boa ramificação e um excelente tamanho de folhas (é um shohin). Tudo é questão de paciência e trabalho... já estou trabalhando nessa planta há quase 3 anos talvez, mas só se me der na loca eu vou envasar na próxima primavera... |
Caramba, fiquei curioso!!!
mostra! mostra! mostra!
hehehehehe
SERGIO BONSAI escreveu: | já tenho uma filha desta figueira , resultado de uma poda feita a 2 anos .. vou postar prá vcs neste final de semana .. Plantas que tem leite como essa e os ficus são muito resistentes e brotam com facilidade .. qualquer galho vira uma nova planta em pouco tempo .. quanto mais leite , mais facilidade , quanto menos .. mais dificil mudas por estaca ..Ex: jabuticaba ou outras da familia das mirtaceas.. goiabeiras .. etc... |
To pra ver uma que pega melhor que amoreira hein!
Corta um galho, com facão, faz um monte de estacas, MARRETE no chao e pronto, floresta de amoras, heheheheh
To com um balde cheio de toco e galho de amora em casa, imerso na agua, assim que surgir raizes eu vou completar com substrato e tentar fazer um bonsai mutante de encostia, exertia, etc...
Essa também é uma das razões que eu adoro ficus.
Nao importa quantos maus-tratos receba de um inexperiente, so se faltar agua por uma semana morre, hehehehe |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 2:55 pm Assunto: |
|
|
Assim que eu fizer fotos novas em mostro, pode deixar...
Realmente acho que a amoreira pega ainda mais fácil que o ficus...é incrível..
Mas sérgio, se eu fosse você eu pensava sério na possibilidade de seguir aquele projeto parecido com o do Valdir Hobus...tu vais conseguir uma excelente conicidade desse jeito...
Esse ficus brota bem, com certeza vais conseguir um bom resultado...
Uma coisa que notei trabalhando com ele, são as defolhas e as pinçagens...volta e meio eu faço uma pincagem nos brotos novos p/aumentar a ramificação...tem dado bom resultado... já a desfolha, faço uma desfolha completa pelo menos 2 vezes por ano...tb ajudou bastante... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Sex Mar 27, 2009 5:26 pm Assunto: |
|
|
SERGIO BONSAI escreveu: | Rogerio .. Seria um filodendro ..???? ouvi essa palavra de um amigo agronomo e gravei .. agora surgiu a oportunidade de usar .. rsrsrsrs |
Acredito que não SERGIO.
As plantas dessa familia são tipo as trepadeiras como essas:
... e muitas outras.
Abraços,
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Seg Maio 18, 2009 1:26 pm Assunto: |
|
|
Bom pessoal , fiz algumas intervenções e registrei .. tentando seguir as orientações.....
 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 18, 2009 1:32 pm Assunto: |
|
|
e vamos tentar nosso primeiro enxerto...
 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 18, 2009 1:39 pm Assunto: |
|
|
 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 18, 2009 1:52 pm Assunto: |
|
|
 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 18, 2009 2:00 pm Assunto: |
|
|
Já com todos os procedimentos feitos... usei cola de madeira como selante , fita isolante para manter bem unido o enxerto e cobri tudo com insulfilme{ aquele plastico fininho que estica , usado para embalar alimentos ... } .. agora vamos esperar ..e.... rezar... rsrssr
 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 18, 2009 2:10 pm Assunto: |
|
|
as sobras ... bem .. não são sobras.... vão para as estifinhas feitas com garrafas pet.
 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Maio 18, 2009 2:22 pm Assunto: |
|
|
as folhas ... ainda não descobri o que fazer com elas ... vão para o lixo .
 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Maio 18, 2009 8:36 pm Assunto: |
|
|
Sergio,
belo trabalho; mas não sei se esta é uma época boa para uma enxertia. Se correr tudo bem terás em mãos um belíssimo exemplar dentro de poucos anos...
De qualquer modo, como diria o Luciano: Oremos...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Diego Santana PARTICIPANTE

Registrado: 01/01/08 Idade: 43 Mensagens: 1049 Localização: Londrina-PR
|
Enviada: Ter Maio 19, 2009 1:24 pm Assunto: |
|
|
faz uma mini estufa somente no vaso que ela se encontra e deixa na sombra vai dar tudo certo.... _________________ Se o vento soprar de uma única direção, a árvore crescerá inclinada.
Provérbio Chinês |
|
|
 |
LG 2.o PASSO

Registrado: 10/08/06 Idade: 45 Mensagens: 243 Localização: São José do Rio Preto - SP
|
Enviada: Sáb Jun 13, 2009 7:29 pm Assunto: |
|
|
Belissima planta, potencial enorme!
Porém eu sugiro trocar a pedra, usar uma com aspecto mais natural e não um seixo (pedra rolada).
Veja:
Acho que fica muito artificial essas pedras aí. Eu trocaria enquanto é possível. Abraços! |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jul 11, 2009 10:38 am Assunto: |
|
|
Bem ...o enxerto não pegou como podem ver, mas surgiram muitos brotos novos . Agora espero a época certa para a troca de vaso e estilização ... Os brotos são vigorosos e crescem rapidamente ...
 |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Jul 11, 2009 10:44 am Assunto: |
|
|
Tb não gosto destas pedras , mas na epoca eram as unicas disponiveis ... Agora acredito ser tarde para tentar trocar
As raizes já estão muito grossas para se moldarem a outro tipo de rocha/pedra... Mas quem sabe um dia encontro as pedras ideais .. A busca nunca termina ;
 |
|
|
 |
|