|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Claudio 1.o PASSO

Registrado: 11/10/04 Mensagens: 170 Localização: SÃO FIDÉLIS - RJ
|
Enviada: Sex Jul 22, 2005 1:25 pm Assunto: CHUVA ENGARRAFADA |
|
|
PESSOAL
Olha só:
Regando com água normal do encanamento da rua, algum tempo depois o vaso de cerâmica fica esbranquiçado(parecendo que caiu talco nele)
Já li que isso é devido ao cloro da água e que esse cloro pode prejudicar um pouco a planta também.(A nós humanos sei que não faz mal.)
Pensando nisso resolvi colher água da chuva e estocar em garrafas pet para ir regando o pré-bonsai, principalmente nos meses de agosto, setembro até outubro, pois aqui na minha região nesses meses praticamente não chove.
Agora pergunto a quem puder me ajudar:Essa água guardada em garrafas por meses continua boa? ( eu acho que sim. Né?)
Essa prática compensa? Ou não faz muita diferença em se regar com água do encanamento da rua?
Tenho espaço no terraço e já pensei até em comprar uma caixa de 100 litros.
Será que é exagero de preocupação minha?
Abração a todos
Não consigo mais ficar muito tempo sem contato com meus amigos!
Claudio Faria _________________ Foi uma satisfação nosso contato.
fariadjoy@ig.com.br |
|
|
 |
Charles PARTICIPANTE

Registrado: 30/09/04 Mensagens: 1213 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Jul 22, 2005 1:48 pm Assunto: Re: CHUVA ENGARRAFADA |
|
|
Oi Claudo, tudo bem?
Talvez não seja necessário todo esse cuidado.
Não posso afirmar com precisão o quanto o cloro pode prejudicar os bonsai, mas certamente não é grave, uma vez que rego os meus há muito anos com água da rede de abastecimento, sem perceber nada de sério.
Se quiser um cuidado adicional, basta deixar a água da rede repousar de um dia para o outro, o que é suficiente para o cloro se desprender.
Assim, guardar por meses a água da chuva não me parece necessário. Não sei se é grave, mas a água sem cloro, guardada por muito tempo, favorece a proliferação de bactérias, tornando-se inadequadas para consumo. Se farão mal aos bonsai não sei dizer, mas certamente seria desnecesário tal cuidado.
Abraço,
Charles |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sex Jul 22, 2005 7:14 pm Assunto: |
|
|
Olá Claudio
Estou em querer que essas manchas não se devem ao cloro existente na água, mas sim aos indices de calcário da mesma.
Para evitar excessos de cloro, como bem referiu o "amigo"Charles basta colocar por ex: num garrafão de 5 litros ( mas aberto ) durante 24 ou 48h aberto, que ele acaba por sair.
Essa mancha com o tempo vai acaba por aparecer tambem na base dos troncos e pode ser retirada com uma simples escova dos dentes + água com limão.
Eu pessoalmente, embora tambem tenha bastante cloro na água de cá, administro assim mesmo e até á data nunca reparei que fosse um problema para elas.
Penso que será bem pior se a água já tiver um tempo armazenada, tambem me parece neste caso um optimo agente de propagação de bactérias.
Boa sorte
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Claudio 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 25, 2005 8:42 am Assunto: |
|
|
VALEU
Charles e Antônio
Eu já estava suspeitando que isso era um exagero de cuidado meu.
Mas eu queria a confirmação que os amigos me deram.
Obrigadão e um abraço
fariadjoy@ig.com.br |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Seg Jul 25, 2005 2:04 pm Assunto: |
|
|
Claudio,
Quando posso, eu também recolho água da chuva.
Não se preocupe em guardá-las para depois regar suas plantas; as bactérias, os micróbios, os vírus e todos os irmãos e amigos não farão mal algum a elas... Pode fazer mal a você! Nada de mais... Tenho certeza de que você não vai se atrever em beber desta água! - caso você queira ingerir, me avise com antecedência! Envio-te um frasco de gardenal... Rsss!
Também não vejo problemas nas regas com a água tratada (clorada) - nunca fizeram mal às plantas daqui!
PS.: Hoje amanheci com um espírito brincalhão.
Um braço.
Até mais, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
Claudio 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 25, 2005 3:30 pm Assunto: |
|
|
É NÉ LANDO?!!
Magoei heim(brincadeirinha)
Eu sabia que ia pagar maior micão com esse tópico.
Té mais.
fariadjoy@ig.com.br |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 25, 2005 4:37 pm Assunto: claudio |
|
|
Claudio,
Liga não. É importante que se manifeste toda e qualquer dúvida. O que não pode é ficar aquela pulga atrás da orelha, mesmo que seja um mico, ok?
Abraço,
Fábio
PS: Não se sinta envergonhado, isso também faz parte do aprendizado. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|