|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Mar 05, 2009 12:13 pm Assunto: Amoreira 01 |
|
|
Amigos,
Esta é uma de minhas amoreiras.
Não me lembro a data em que fiz a estaquia.
Posto para colher sugestões dos amigos, parece que está faltando alguma coisa, mas não consigo visualizar o que é... por isso peço ajuda aos amigos para intervir enquanto os galhos ainda são maleáveis.
Segue:
Aguardo sugestões
Abraços |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Mar 06, 2009 7:59 am Assunto: |
|
|
Ezequiel na realidade não sei fazer muito bem projeções mais sua planta está sendo bem conduzida com certeza amigo. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Mar 06, 2009 8:14 am Assunto: |
|
|
Olá Marcos
Fico muito agradecido pelo amigo ter contribuído com sua opinião!
Abraços |
|
|
 |
Mirian Valadão 1.o PASSO

Registrado: 15/08/07 Mensagens: 177 Localização: Bom Jesus do Norte-Espirito Santo
|
Enviada: Sex Mar 06, 2009 9:36 am Assunto: |
|
|
Oi Ezequiel,
Eu também estou começando, mas achei seu projeto interessante, tenho umas mudas meio abandonadas aqui, e vou tentar copiar o que vc está fazendo.
Abraços
Mirian _________________ "Seja como o sândalo, que perfuma o machado que o corta."
Buda |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Mar 06, 2009 10:08 am Assunto: |
|
|
Olá Mírian,
Obrigado por sua participação. Fique à vontade...
Tenho outras amoreiras, em outros estilos, com o tempo vou mostrando...
Abraços |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 01, 2009 5:02 pm Assunto: |
|
|
Atualizando...
 |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Qua Abr 01, 2009 10:14 pm Assunto: Meu pitaco |
|
|
Ola Ezequiel!
Bela planta, impressionante o quanto é vigorosa.
Que tal colocar no chão com uma tábua por baixo para engrossar e criar um nebari.
Outro ponto, são alguns galhos saindo do mesmo ponto. Tem galhos saindo também na mesma altura do tronco, ou seja, tanto na esquerda quanto na direita está na mesma altura, procure intercalar. Os galhos mais baixos devem ser maiores que os galhos mais altos
Procure dar uma movimentação ao tronco.
No mais esta otima sua planta, não deixe de postar as futuras intervençoes.
Abraço fraterno _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Abr 01, 2009 11:37 pm Assunto: |
|
|
Beleza de trabalho Ezequiel.
Siga as dicas do Edmilson e ficará ainda mais bela.
A idéia de colocar no chão para ela engrossar galhos, tronco e nebari também é ótima.
Parabéns. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Abr 02, 2009 8:20 am Assunto: |
|
|
Olá amigos, Edmilson e Ricardo, obrigado pelas dicas...
Com relação aos galhos de baixo serem mais longos, foi intencional, eu deixei eles assim para melhor aramar e dar movimento, mas já cortei no ponto onde achei que era o ideal..
Com ralação a plantar ela no chão, infelizmente não tenho espaço disponível, mas a idéia da tábua é boa...
Os galhos que saem da mesma altura do tronco, apesar de lados opostos, também é intencional, deixei como glahos de sacrifício, com o tempo, pensei em ir retirando os sobressalentes...
Mas pelo que estou olhando, vou ter que proceder com intervenções mais severas, esse tronco reto também não me agrada...
Mais uma vez obrigado pelas dicas.
Abraços |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Abr 03, 2009 4:05 pm Assunto: |
|
|
Olá Ezequiel!
Complementando o que o Edmilson disse, os galhos mais baixos, além de ter que ser mais longos, deverão ser mais grossos, o que vc consegue sem podar o ápice dos mesmos. De resto o pessoal já opinou.
Quanto ao estilo, embora vc esteja conduzindo para um Chokkan, creio que um moyogi seria mais harmônico com a espécie.
Um grande abraço!
Aproveitando, Ezequiel, vou tentar fazer o adubo líquido anaeróbio. _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Abr 03, 2009 4:48 pm Assunto: |
|
|
Olá Elio,
Neste fim de semana pretendo tomar uma atitude mais drástica com ela... rss, reristi até o momento por ser praticamente minha primeira planta que eu trabalhei desde o início, desde a coleta da estaca, sabe com é...
Vou aproveitar que fiz desfolha para aramar novamente e vou dar uns movimentos e partir para o moyogi...
Com relação ao adubo, vc verá o quanto fará bem às plantas... para gramados e outras plantas ornamentais também é muito bom...
Abraços, obrigado por comentar sobre minha planta |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Abr 03, 2009 5:13 pm Assunto: |
|
|
Ezequiel:
Adquiri recentemente uma muda de amoreira mas as folhas são enormes, talvez umas 4x maiores do que as da sua.
Sabe me dizer se há variedades diferentes e, se for essa a explicação, se seria possível reduzí-las pelos processos conhecidos? _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Abr 04, 2009 9:59 am Assunto: |
|
|
Sambarilove,
Sei que existem algumas variedades de amoreira, mas particularmente não as conheço, apenas tenho conhecimento destas da que cultivo, amoreira comum...
Com relação ao tamanho da folha, observo que a espécie responde bem às intervenções visando a redução...
Nas minhas, sempre que deixo um galho crescer livremente, ele desenvolve folhas imensas, pois como elas estão na engorda, não deixo faltar água e nutrientes para seu desenvolvimento.
Se o amigo submeter sua planta às intervenções para redução de folha, creio eu que a planta irá responder muito bem...
Tive uma que certa vez, ela estava com folhas de uns 20 cm de tamanho, com duas desfolhas e não oferecendo muita água, consegui reduzir 90% das folhas a uns 2 - 3 cm, mas como a estrutura da planta ainda não estava formada, tive que deixar ela desenvolver um pouco mais, daí voltei com regas e adubação normal, o resultado foi o aparecimento de folhagem grande novamente...
Acho que respondi sua pergunta... certo?
Abraços |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Abr 04, 2009 10:48 am Assunto: |
|
|
É isso ai, Ezequiel!
Enquanto formamos a planta, não devemos nos preocupar muito com o tamanho das folhas, pois até queremos que a planta tenha um crescimento vigoroso.
Quando ela estiver no "ponto": Muito sol, pouca água e pouco adubo e ainda, à medida que os galhos vão se ramificando, galho secundário, terciário, quaternário, as folhas vão diminuindo também.
Na teoria aprendi assim e assim faço na prática. Funciona!
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Dom Abr 05, 2009 2:42 am Assunto: |
|
|
Ezequiel e Elio:
Bastante esclarecedor. Pelo que disseram, não é hora ainda de me preocupar com o tamanho das folhas.
Obrigado. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|