|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Qua Abr 01, 2009 10:20 pm Assunto: |
|
|
Amigo Dino,
estive olhando as fotos postadas e existe com espinhos e outras não.
O amigo fala que ai é conhecida por "Barriguda", estava lembrando de como é chamada por estas bandas; Algodão e Corticeira.Depois da floração solta sementes envoltas num tipo de algodão.
Uma planta que ganhei me falaram tratar-se de "Maria ", será que é da que o amigo fala ser Barriguda?Ainda está numa pequena lata, não retirei , mas aparece um pequeno tronco, depois acho que é a barriga ,KKKKKKKK, seguida de dois pequenos galhos.Desculpe, não é gozação ..é que estou com uma barriguda e nem sabia!Não é de minha região, veio de um Cerrado do Mato Grosso.
Abraços - Ivanil |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

Registrado: 23/02/09 Mensagens: 174 Localização: Montes Claros-MG
|
Enviada: Qua Abr 01, 2009 10:42 pm Assunto: |
|
|
Talvez seja amigo Ivanil. Pessoalmente nunca vi uma de pequeno porte já com a barriga, geralmente esta aparece quando a árvore atinge ceerca de seis mt de altura.
Mas, com ou sem barriga, com ou sem espinhos... são belas árvores.
Ah, geralmente suas flores são cor de rosa, que por coincidência é um dos nomes dela. "Paineira Cor de Rosa".
Valeu. _________________ Dino
Adote uma árvore, preserve a natureza. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 42 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qui Abr 02, 2009 8:42 am Assunto: |
|
|
A minha muda possui pequenos espinhos sim, apenas não começaram a ganhar tamanho..
O número de espinhos, variação em folhas, flores ou barrigas, são variações naturais dentro da mesma espécie, a seleção criteriosa dessas características poderia conduzir a formação de cultivares, mas de qualquer forma é errado pensar que são diferentes..
em breve quero fotografar a minha planta ja podada, até o momento sem brotações...
aguardemos.. |
|
|
 |
guifercon 1.o PASSO

Registrado: 06/10/08 Mensagens: 126 Localização: Sao Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Qui Abr 02, 2009 9:22 am Assunto: |
|
|
Arzivenko escreveu: | Claro, meti na terra, vamos ver.. |
Ah, entao ja tem no minimo 2!!!
To torcendo pra pegar e brotar!
Algum dia desses eu escalo uma pra arrancar um galho, hehehehe
Abraço! |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

Registrado: 23/02/09 Mensagens: 174 Localização: Montes Claros-MG
|
Enviada: Qui Abr 02, 2009 9:50 am Assunto: |
|
|
Em minha cidade há muitas com galhos relativamente baixos... dá pra pular e agarrar a ponta deles. Mas faria isso só se for de madrugada. kkk _________________ Dino
Adote uma árvore, preserve a natureza. |
|
|
 |
guifercon 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Abr 02, 2009 10:05 am Assunto: |
|
|
dino44d escreveu: | Em minha cidade há muitas com galhos relativamente baixos... dá pra pular e agarrar a ponta deles. Mas farei iusso só se for de madrugada. kkk |
heheheheh
Eu nao ligo muito pra essas coisas nao!!!
Direto eu volto na caminhada com uma planta na mão!
Ja arranquei planta do telhado do trabalho, de canteiro, de tronco de outra árvore (um ipê amarelo, lindo, ainda vou postar fotos dele aqui.)
Uma vez ate conheci um senhor que ia pra amazonia, cria araras e tem mudas de nativas como pau-brasil, porque ele me viu catando umas mudinhas de ipê amarelo e me perguntou: - Que planta é essa?
hehehehe
Imagina a cena de uma pessoa andando com um galho de ficus elastica (falsa seringueira) de +- 40 cm na mão, com aquelas folhas bem "pequinininhas", ou catando sementes no chão. ESSE SOU EU!!!!!!
Se tivesse uma paineira com os galhos baixos eu até levava uma serra pra não judiar da planta, hehehehe
Tem uma alporquia que ja vou tirar, numa arvore que fica na calçada de casa, incrivel como surgiu raiz em menos de um mês, assim que retirar posto as fotos pra identificação da espécie. Os vizinhos ficaram olhando com aquela cara de
"Mas o que esse japones ta fazendo enrolando um saco na árvore e molhando com cerveja(meu regador é uma garrafa, hehehehe)"
Aproveitei, pra não ficar sozinho nessa e passei o vicio de plantas pra um amigo meu.
AHeuaheaehaUheAUEHUAHeuHAe
Ainda acho uma paineira acessível!!!
 |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Qui Abr 02, 2009 7:01 pm Assunto: |
|
|
Ola,
num post anterior falei da Paineira ser conhecida por aki também como Corticeira.Falando hoje com um mateiro me falou que poucos falam por tal nome e que a Corticeira é outra espécie.Desculpas...!
Do colega no bonsai. |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Abr 02, 2009 8:02 pm Assunto: |
|
|
guifercon, eu também sou assim como você. Até já precisei correr de cão de guarda em um prédio em demolição. Minha esposa disse que ainda vou ser preso pois se pararem meu carro vão querer saber o que faço com uma pá de corte, sacos de lixo preto ...
Como não consigo sai da cidade faço yamadori urbano mesmo! _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Abr 02, 2009 10:20 pm Assunto: |
|
|
Eu também sinto falta de ter mais algum louco pra sair atras de plantas comigo, mas fazer o que..
pelo menos eu tenho acesso aos viveiros e plantas que estao para ser cortadas, graças ao meu trabalho, agora é só aguardar as oportunidades surgirem.. |
|
|
 |
guifercon 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 03, 2009 10:22 am Assunto: |
|
|
Ricardo Paiva escreveu: | guifercon, eu também sou assim como você. Até já precisei correr de cão de guarda em um prédio em demolição. Minha esposa disse que ainda vou ser preso pois se pararem meu carro vão querer saber o que faço com uma pá de corte, sacos de lixo preto ...
Como não consigo sai da cidade faço yamadori urbano mesmo! |
Difícil explicar essa hein!!!
Deixa uma embalagem de adubo junto pra não te acusarem de ocultador de cadáver, mas POR FAVOR, não uma de farinha de osso, heheheheh
Ah, leva um pacote de ração pra despistar o cachorro!!
Arzivenko escreveu: | Eu também sinto falta de ter mais algum louco pra sair atras de plantas comigo, mas fazer o que..
pelo menos eu tenho acesso aos viveiros e plantas que estao para ser cortadas, graças ao meu trabalho, agora é só aguardar as oportunidades surgirem.. |
Poxa, que invejinha hein... Eu sou um rato de escritório... Mas nem isso me impede de ter uma muda de pata-de-vaca que eu peguei aqui mesmo em um potinho na minha mesa, e uma calliandra que secou pq esse ar condicionado bebeu a água do copinho
Os caras aqui tão me chamando de jardineiro.
hehehehe
Mas Arzivenko, você não está sozinho, todos nós do fórum estamos juntos nesta paixão chamada Bonsai.
Abraços! |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Abr 03, 2009 10:51 am Assunto: |
|
|
Pois é Guifercon, acontece que eu trabalho na Secretaria de Meio Ambiente da minha cidade, e tenho o prazer de ser responsável pela arborização urbana, executando laudos, emitindo autorizações de podas/supressões.. da mesma forma que controlo os plantios e compras de mudas. Portando tenho acesso bastante frequente aos viveiros da cidade, e as vezes sei exatamente quando e onde vão cortar alguma planta interessante... agora é questão de tempo até surgirem boas oportunidades de salvamento.. |
|
|
 |
guifercon 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 03, 2009 11:35 am Assunto: |
|
|
Nossa, que invejinha maior ainda!!!
hehehehe
Que ótimo trabalho!
Ainda bem que um conhecedor e apaixonado por plantas como você tem este cargo, então não tem perigo de acontecer algo deste tipo:
http://arvoresdesaopaulo.wordpress.com/fotos-arvores-e-florestas/ficus-elastica/
hehehehehe
PS: esse site é otimo, tem muita informação interessante sobre árvores x selva de pedra |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Abr 03, 2009 11:41 am Assunto: |
|
|
hahahha, eu vejo esse tipo de coisa diariamente. Mas de vagarinho vamos criando consciência na população, ocorrem muitos problemas futuros por falta de conhecimento na hora de plantar uma árvore. |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Abr 04, 2009 8:08 am Assunto: |
|
|
Ainda não brotou, mas para quem estava curioso sobre a poda...
Sem comentários sobre o formato fálico, hahahhaha |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Abr 05, 2009 3:34 am Assunto: |
|
|
Arzivenko, vendo a poda que você fez, vi que preciso fazer ainda mais baixa a minha. Veja como brotou:
Detalhe - brotações em vários pontos:
 _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|