Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
tercio
Registrado: 09/04/09 Idade: 39 Mensagens: 43 Localização: São Luís-MA
|
Enviada: Seg Abr 13, 2009 1:13 pm Assunto: MAME / MINI BONSAI EM XÍCARA |
|
|
Olá a todos,
Me chamo tércio e sou novo por aqui, há uns quatro anos eu sempre vejo imagens de bonsais na internet, porém como moro em apartamento e a falta de espaço é uma coisa séria... nunca levei a frente o cultivo de bonsai.
Mas recentemente descobri os fantásticos mini-bonsai ou como alguns chamam mame. Então resolvi que vou tentar cultivar algumas espécies. Estou precisando de dicas específicas sobre o cultivo e cuidados com os bonsais desse estilo.
Outra dúvida é sobre os mini-bonsais cultivados em xícaras de chá, estas xícaras não possuem um orifício no fundo correto? Como a água escoa? Pergunto isso, porque nos vasos de bonsai como pude constatar, existe um furo no fundo onde se coloca uma tela e tudo mais para que somente a água e não a terra escape.
Quem puder me ajudar com essas e outras dicas a respeito do cultivo dos mini-bonsais eu agradeço desde já. |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 13, 2009 1:57 pm Assunto: mame |
|
|
ola tercio seja bem vindo no fórum
sobre o cultivo de mames eles devem medir menos de 7 centimetros e a terra mais utilizada no cultivo de mames é
Vermiculita - Material de origem mineral com grande capacidade de absorção e retenção de umidade e de nutrientes, pH neutro, isento de nutrientes. Usado somente em vasos muito pequenos (mame) ou em regiões muito quentes, em proporções não
maiores que 10% do total da mistura. Pode ser encontrada em casas de agro-pecuárias.
mais acho que mesmo com pouco espaso pode cultivar bonsais grandes um exemplo: (entre nesse site) http://pedrobonsai.wordpress.com/ ele cultiva no apartamento.
boa sorte  |
|
|
 |
tercio
|
Enviada: Seg Abr 13, 2009 2:07 pm Assunto: Obrigado! |
|
|
Opá Rodrigo valeu pela receptividade e pelas dicas. |
|
|
 |
guifercon 1.o PASSO

Registrado: 06/10/08 Mensagens: 126 Localização: Sao Caetano do Sul-SP
|
Enviada: Ter Abr 14, 2009 10:08 am Assunto: |
|
|
Aproveitando o assunto do post,
Qual a técnica usada pra estilização, formação da copa desses Bonsais?
Poda drástica, ou plantar desde a semente num recipiente minimo?
Qual espécie nativa mais indicada ao estilo? E a mais comum?
Obrigado!
Guilherme |
|
|
 |
tercio
|
Enviada: Ter Abr 14, 2009 10:11 am Assunto: |
|
|
Tenho as mesmas dúvidas...Se alguém puder nos ajudar, agradeço desde já!!! |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 14, 2009 8:11 pm Assunto: mame |
|
|
ola
respondendo algumas perguntas: eu particularmente planto elas no escorredor e depois no vaso pequeno acho que as espécies que mais vejo como mame é serissa foetida e buxos pelas folhas pequenas e na minha opinião a poda drastica é o melhor recurso pois se estilizar a planta des de pequena o tronco não engrossara e os galhos não se desenvolverão melhor.
valeu... |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sáb Abr 18, 2009 10:19 am Assunto: |
|
|
Tércio,
é possível sim fazer um mame numa xícara ou recipiente ainda menor. No caso da xícara você deve fazer um furo no fundo com uma furadeira de ponta vídea pois independente do vaso onde estará o bonsai é imprescindível que a água possa escoar.
Quando nos dispomos a fazer um mame temos que ter em conta que é uma tarefa mais difícil que fazer um bonsai. Um bonsai é a miniatura de uma árvore e o mame é a miniatura da miniatura!!!
Pode-se plantar a muda num maior como um escorredor e educá-la desde cedo para ser um mame.
veja neste link um mame que estou tentando fazer:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10904
Depois que me convenci que ele ainda não tinha estrutura para ir para um vaso definitivo, plantei-o num vaso maior para engordar e modelar.
O bonsaísta Valdir Hobus tem belos mames, um deles pode ser visto em
http://www.bonsaibrasil.com.br/forum/viewtopic.php?f=13&t=139&sid=e134574d9126060ecff5247deaf6ce92
Espero ter ajudado...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
|