Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Abr 06, 2009 5:00 pm Assunto: Piracanta - tratamento de sementes |
|
|
Tenho deixado no próprio vaso os frutos caídos de minha Piracanta. Gostaria de saber qual o tratamento a ser dado visando uma posterior semeadura.
Grato. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
Lúcio Manoel Picanço 2.o PASSO

Registrado: 06/08/04 Idade: 82 Mensagens: 290 Localização: Teresópolis - RJ
|
Enviada: Ter Abr 07, 2009 8:00 pm Assunto: |
|
|
Oi amigo,
Não tenho experiência com Piracanta, as mudas que fiz foram de galhos. Mas creio que as frutas tem de ser colhidas, e retirada as semente para secar. Depois de secas, uns 10 dias talvez, estarão prontas. Assim faço com as sementes de Piteco.
Sucesso
Lúcio |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Ter Abr 07, 2009 11:28 pm Assunto: |
|
|
Obrigado, Lucio. Seguirei sua recomendação. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
Seisdedos 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Abr 12, 2009 11:54 am Assunto: germinação |
|
|
Olá amigo,
Faço parecido com o colega acima, eu retiro as sementes dos frutos maduros, coloco-os em uma peneira e cozinha e lavo bem, depois deixo no sol para secar.
Não demoro muito para plantar, acredito que se ficarem velhas perdem o potencial de germinação, mas mesmo novas não atingem um percentual muito alto, mas pela quantidade de sementes que tem vale a pena tentar, eu já plantei em areia grossa de construção ou naqueles substratos comerciais para plantio de hortaliças, com bom resultado nos dois.
Depois de uns meses aramo o caule na primeira curva e jogo no chão ou em uma mamadeira e o crescimento é espetacular, após um ano poderá podar e após a primeira curva do caule desenvolver um ápice.
Valeu
Seisdedos _________________ Quatro coisas irrecuperáveis: a pedra... depois de atirada!
a palavra... depois de proferida!
a ocasião... depois de perdida!
o tempo... depois de passado! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Abr 13, 2009 3:06 pm Assunto: |
|
|
Um caminho mais rápido, em relação à formação do caule em se tratando de plantas iniciadas via sementeira, seja piracanta, piteco, acer, pinheiro ou qualquer outra, é semear em um vaso ou bacia, cobrindo a borda com uma tela metalica com furinhos os menores possíveis.
Como se sabe, a planta tão logo inicie seu ciclo, irá procurar a luz/calor solar. Então, ao encontrar a barreira da tela metálica, tende a se voltar sobre si mesma, reiniciando outra vez seu crescimento vertical em direção à luz. Isso proporciona, então, movimentos os mais variados e sinuosos nos troncos/caules das pequenas arvores.
Com isso, temos um "atalho", ou economia, digamos assim, na formação estrutural do tronco, vez que é dispensável o uso de arame para esse tipo de educação.
A tela metálica deverá ser firmemente presa na borda do vaso ou recipiente sementeiro, para evitar ser forçada pela planta em crescimento. As mudas deverão ser mantidas nesse confinamento até atingirem o tamanho e forma pretendidos pelo cultivador. Após, poderão ser retiradas e plantadas individualmente ou em grupo, formando o pré bonsai inicial proposto.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Seg Abr 13, 2009 7:51 pm Assunto: |
|
|
Super interessante esse procedimento Amigo nickyfury.
Depois de um tempo, as formas dos troncos ficarão muito interessante.
Ficamos muito gratos por compartilhar.
Grande abraço
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Seg Abr 13, 2009 8:56 pm Assunto: Que bom |
|
|
Nick sempre abrilhantando com postagens interessantíssimas.
Farei isto com minhas caliandra spinosas.
Abração a todos _________________ " Se você não tem dúvida, é porque não esta bem informado " |
|
|
 |
|