Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcos Takigawa
Registrado: 23/02/09 Idade: 52 Mensagens: 83 Localização: Presidente Prudente-SP
|
Enviada: Ter Abr 14, 2009 7:58 pm Assunto: Mamadeira! |
|
|
Olá, boa noite!
Amigos foristas, gostaria de obter a ajuda de vcs, tenho uma romã, que esta no escorredor já algum tempo, e queria coloca-la na mamadeira fiz um composto de terra vegetal e esterco de ave, minha duvida é: devo deixar este mistura descansar, antes de usa-la? Pois ouvi dizer que deve-se deixar
fermentando por 15 dias, isto procede?
Agradeço a quem puder responder!
Abraços! |
|
|
 |
DigoF3 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 14, 2009 8:06 pm Assunto: mamadeira |
|
|
ola eu uso esterco de gado deicho curtir no sol por 1 mês. |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qua Abr 15, 2009 7:35 pm Assunto: |
|
|
Tem que deixar curtir sim ainda mais o esterco de ave que é muito forte. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Qua Abr 15, 2009 9:46 pm Assunto: |
|
|
Olá Marcos Takigawa
Vou te falar um pouco sobre o substrato que uso nas mamadeiras de minhas plantas.
Eu costumo colocar partes iguais de de areia grossa de rio peneirada (escarte a parte fina) e substrato para mudas (Plantmax ou outro que vc conheça) ai vou misturando uma boa porção de torta de mamona, farinha de osso, esterco de vaca, esterco de galinha, humus de minhoca e carvão moído (descarte o pó). Coloco tudo em um saco grande, enrolo a ponta e deixo descansar. Misturo tudo e deixo curtir por uns 20 dias.
Depois do descanso, coloco a mistura em uma bacia grande e bem perfurada em baixo e um pouco na lateral e coloco a planta que já está no escorredor e com as raízes aparecendo nessa bacia e molho bem.
Acho que vc poderia melhorar um pouco + sua mistura, pois a planta vai ter + nutrientes para crescer e se desenvolver.
Abraço
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Marcos Takigawa
Registrado: 23/02/09 Idade: 52 Mensagens: 83 Localização: Presidente Prudente-SP
|
Enviada: Qui Abr 16, 2009 7:06 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado pelas respostas, agora ja tenho uma noção de como proceder, Rogério esse carvão é o usamos pra churrasco mesmo? |
|
|
 |
Marcos Takigawa
|
Enviada: Qui Abr 16, 2009 7:08 pm Assunto: |
|
|
Desculpe mais uma duvida essa areia seria a areia lavada grossa que é vendida em lojas de material de construção?? |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Abr 16, 2009 9:42 pm Assunto: |
|
|
Sim Marcos
A areia é encontrada a venda em lojas de material de construção e o carvão que eu uso é o de churrasco (não o já usado na churrasqueira).
Abraço
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Marcos Takigawa
|
Enviada: Sex Abr 17, 2009 6:49 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas dicas Rogerio, vou fazer um outro composto, e sem querer abusar que tipo de composto vc costuma usar no escorredor?? |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Abr 17, 2009 10:18 pm Assunto: |
|
|
Olha
Geralmente, uso terra granulada (30%), areia grossa(60%) e um pouco de esterco de vaca (10% e bem seco). Misturo tudo e coloco a muda.
Rego bem e no dia seguinte coloco Biofert Raíz (8 gotas para cada 100ml) no substrato até molhar bem a terra.
Abraços
(Albert Einstein) |
|
|
 |
edsonr junior
Registrado: 04/09/08 Idade: 42 Mensagens: 87 Localização: Diamantina-MG
|
Enviada: Sex Abr 17, 2009 11:06 pm Assunto: |
|
|
Não sei se vai ajudar muito mais foi uma coisa que aconteceu comigo por acaso. comprei 3 sacos de esterco de vaca, mas como estava no periudo das chuvas e aqui chove um tanto bom, dexei ele ali mesmo no saco recebendo todos as ações da natureza. Passando uns 2 meses retirei um pouco e vi que estava quase tudo transformado em umos e uma grande quantidade de minhocas dai, resolvi arrumar mais esterco e esta curtindo do mesmo modo, eu tenho usado em minhas plantas e o resultado é muito bom! Agora terra granulada eu arranco de cupinzeiro mais tem que ir ao forno por que se nao o cupins fazem a festa. o esterco tbem vai ao forno para eliminar minhocas e outros. |
|
|
 |
Marcos Takigawa
|
Enviada: Seg Abr 20, 2009 7:11 pm Assunto: |
|
|
Mais uma vez obrigado pelas respostas, rogério já providenciei outro composto com base em suas dicas, quanto ao biofert já venho usando algum tempo, eu estou misturando o biofert com a tiamina, não sei se é necessario, mas até agora não apresentou nenhum problema!
Edson vc usa apenas, esterco na mamadeira?
Abraços!! |
|
|
 |
|