|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Victor Ghirotto 2.o PASSO

Registrado: 10/04/09 Idade: 29 Mensagens: 261 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Dom Abr 12, 2009 6:00 pm Assunto: Ajuda com Aramação? Nunca fiz. |
|
|
Olá galera, primeiramente, Feliz páscoa à todos.
Segundo, vem meu problema.Tenho um pré-bonsai ficus, ele está indo muuito bem, brotando intensamente, e até as estaquia de suas podas estão pegando.
Mas, eu quero fazer minha primeira aramação nele, e nunca fiz, não tenho nem ideia de como começar.Me ajudem por favor. Minha meta:
ANTES DA ARAMAÇÃO:
DEPOIS DA ARAMAÇÃO:
Obrigado. |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Abr 12, 2009 11:31 pm Assunto: |
|
|
ninguém ajudará?  |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Dom Abr 12, 2009 11:49 pm Assunto: |
|
|
Olá Victor, não sou muito apropriado a lhe dar muitas dicas, mas já posso te dar um adianto.
Pelas fotos, percebi que você está cuidando muito bem do seu fícus, uma folhagem bem verde e os brotos novos demonstram a vitalidade da sua planta. Para que possamos dar mais dicas, seria interessante que você postasse fotos de posições diferentes, ou seja, os quatro lados do seu fícus.
Assim facilita pro pessoal ter uma visão melhor da sua planta. Já tem algum estilo definido para ela, ou algo que queira fazer com ela além da aramação?
No mais, é aguardar as demais fotos, blz? Não tenha pressa, pois normalmente no fim de semana o fórum fica muito vazio, pois é quando o pessoal fica com a família, faz suas coletas ou cuidam de suas plantas
Um abraço. _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Abr 12, 2009 11:52 pm Assunto: |
|
|
Hum... Obrigado! amanha, tirarei as demais fotos!
Isso porque meu ficus está sendo atacado por Tripes, mas não muito intensaente, estou contendo ...
Vou fazer um desenho no Paint, mostrando o que planejo para ele!
Abraços! |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Abr 13, 2009 12:03 am Assunto: |
|
|
Olá Victor, seu ficus está bem saudável.
Antes de aramar é importante definir um estilo e seguir um projeto pra ele.
Bom, aqui vão algumas dicas de aramação:
Eu apanhei e ainda apanho para aramar minhas plantas. É preciso praticar muito. Eu até te sugiro que pegue um galho qualquer de uma planta qualquer e treine nele.
Outra coisa que já ia esquecendo, esse tipo de ficus quebra com muita facilidade, por isso, vá com muita calma na força com os galhos.
Quando você ouvir "CREK", é hora de parar, hehehe Brincadeirinha.
Espero ter ajudado. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Seg Abr 13, 2009 12:16 am Assunto: |
|
|
Ricardo, isso quando o galho não vem na sua mão. As vezes faz o barulho e quando se vê, tem-se duas plantas  _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
thi_santos
Registrado: 27/02/09 Idade: 38 Mensagens: 75 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Abr 13, 2009 7:43 am Assunto: |
|
|
Eu desfolharia todo ele para ver melhor essa estrutura, mas a princípio cortaria esse primeiro galho frontal que está muito grosso e ficaria só com a metade daqueledo fundo, mas não dá para ver bem nessas fotos como o amigo acima disse posta outras! |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Abr 14, 2009 10:18 pm Assunto: |
|
|
Galera, obrigado pela ajuda e desculpe a ausência.
Ricardo Paiva, muito obrigado pelo manual, gostei.
thi_santos, não vou desfolhar meu ficus não. Acho que se desfolhar, ele fica muito fraco e tem perigo de secar.Fora que ele brota de mais, acho que ''o forte dele são suas folhas''.
Eu podei ele, com ajuda de um amigo, e ele ficou bonitão.Vou tirar e postar fotos amanha, mas pode ser que não dê, tenho coisas pra fazer, mas assim que puder eu tiro e posto aqui!!
Não vou precisar mais da aramação, já que podei aquele galho
Abraços, Victor!!
Obrigado. |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Abr 15, 2009 2:04 am Assunto: |
|
|
Victor:
A desfolha, a poda e a aramação nunca representam um fim em si; são procedimentos para se atingir um determinado objetivo.
Por isso a observação do Ricardo:"antes de aramar é importante definir um estilo e seguir um projeto para ele".
De acordo com o seu gosto, respeitando as características da planta à disposição, escolha primeiro um estilo e só então passe a cogitar as técnicas que permitirão chegar ao que pretende.
Algumas espécies de ficus, por exemplo, são muito difíceis de conduzir por aramação porque os galhos quebram com facilidade, sendo aconselhável trabalhar apenas com tração, para evitar danos maiores. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
thi_santos
Registrado: 27/02/09 Idade: 38 Mensagens: 75 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Abr 15, 2009 7:49 am Assunto: |
|
|
Estou com os amigos acima, você deverá escolher um estilo primeiro e aos poucos ir moldando sua planta, volto a dizer acho que deveria desfolhar para enchergar a estrutura como um todo, fazer aramação com ele assim fica difícil, em geral os fícus aguentam podas mais radicais são bem resistentes mas se quiser ter garantia espere o período mais apropriado, é mais fácil moldar agora que a planta é mais jovem do que no futuro. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Abr 15, 2009 8:03 am Assunto: |
|
|
Já que o tema principal do tópico é aramação, quero insistir na colocação do nosso colega Ricardo. O treinamento da aramação é indispensável para se chegar a um bom resultado tanto visual quanto eficiente nos seu propósito. Como a maioria não tem plantas sobrando para ficar fazendo estes testes deve-se pegar qualquer galho de árvore ou arbusto, fixar em um vaso e ir treinando: aramar, posicionar os galhos, retirar arame, colocar novamente, posicionar em outros lugares, e assim até aprender (ou cansar). Particulamente acho a aramação e poscionamento de galhos a parte mais gostosa do cultivo de bonsai. Mas como diz nosso amigo Nicky, gosto e pescoço cada um tem o seu...
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qua Abr 15, 2009 8:25 am Assunto: |
|
|
É isso ai Élio.
E para o pessoal que não tem acesso ao arame adequado, use fio de luz (rígido de cobre) mesmo.
Outra coisa, investir num alicate de bonsai para cortar arames é muito bom. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 15, 2009 1:30 pm Assunto: |
|
|
Galera, obrigado por responderem e darem atenção à mim.
Sambarilove, eu já cheguei num estilo, só não sei o nome, vocês verão com as fotos.O que é tração?
thi_santos, sim, vou aramar, postarei as fotos aqui, justamente para vocês me ajudarem sobre alguma armação boa nele...[Não se preocupem, vou tirar de vários ângulos hoje ]
Elio Luis Secchi, sim, estou ancioso para treinar em algum galho, mas preciso do arame. Onde posso achar?? Em lojas de construções/ferramentas?
Obrigado à todos, abraços! |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Abr 15, 2009 4:49 pm Assunto: |
|
|
Galera, como prometido, aqui estão as fotos dos 4 lados do bonsai. O que quero é simplesmente que a copa se torne mais densa, depois disso só aumentar de tamanho e ''pegar'' mais alguns galhos que poderão nascer do tronco.
Frente:
Lados:
Trás:
Detalhe de raíz exposta:
Abraços, Victor! |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Abr 15, 2009 6:39 pm Assunto: |
|
|
Não conseguindo arame próprio para bonsai, faça como eu que uso apenas arames de "outras" origens por simples questão de economia.
arames finos. Procure uma oficina de reboboinagem de motores. Eles descartam como sucata diariamente uma quantidade bem grande de diversas bitolas de arme fino. Estes podem e devem ser usados no estado em que você os receber. alguns até dão de graça, outros dê uns trocados 4-5 reias por uma boa quantia.
Arames mais grossos pode usar fio de luz que compra em lojas de materiais elétricos. Alguns usam ele do jeito que compram com o plástico. Eu não gosto de usar assim, mais por estética do que por outro motivo. Então tiro a capa plástica e daí tem que "queimar" ele para ficar mais macio. Faça uma fogueirinha e coloque o arame, se for de cobre deixando até ver as chamas sairem azuladas, retire e jogue diretamente num balde de água fria, para dar um choque térmico. Está pronto para uso. Se forem de alumínio, o que eu prefiro, não pode ser fogo muito forte que se não ele derrete, depois que aqueceu bem é só retirar e jogar na água. Se não tiver onde fazer uma fogueirinha, nem fogão a lenha, ou coisa assim, faça rolos bem pequenos e queime em cima da chama do fogão à gás. Tem que ser em chama. O forno elétrico não serve.
Mas normalmente nem este arame eu compro em lojas de material elétrico, mas sim em sucateiros, pois sai muuuuuuito mais barato.
Espero ter ajudado.
abraços _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|