|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Thiago Beck
Registrado: 19/04/09 Idade: 41 Mensagens: 10 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Seg Abr 20, 2009 5:15 pm Assunto: Primeiro Bonsai - Juniperus Jacaré |
|
|
Olá pessoal, este é meu primeiro bonsa - se é que eu já posso o chamar assim.
Gostaria de umas dicas de conservação, tratamento etc. Estilo inclusive.
Pelo que eu li por ai, eu acho que uma cascata ou semi-cascata já ta meio que "no sangue " da plantinha.
Antes de me informar, eu fiz uma limpeza na plantinha, já que comprei no mercado e ela tava toda empeirada e lameada! Fiz certo?
Aguardo comentários e opiniões.
Antes da limpeza:
Depois da Limpeza:
 |
|
|
 |
Luigi

|
Enviada: Seg Abr 20, 2009 6:45 pm Assunto: |
|
|
Caro Thiago, tambem sou principiante e pelo que ja li aqui no forum você deve trocar o substrato pois esse que vem cheio de pedrinhas acho que ja deve ta bem fraquinho, da uma pesquisada pra ve se pode troca agora no outono se puder acho que o pessoal vai te recomenda po ela no escorredor e depois escorredor e mamadeira, no mais tua planta ta muito bonita um abraço e seja bem vindo _________________ Viver a vida a cada batida do coração |
|
|
 |
Rogério PARTICIPANTE

Registrado: 14/02/08 Idade: 52 Mensagens: 1240 Localização: Cambuí / MG
|
Enviada: Seg Abr 20, 2009 10:11 pm Assunto: |
|
|
Caro Thiago Beck
O Luigi está com toda a razão. Existe, também, outro motivo para se tirar a planta desse vaso. Como se trata de um Junípero, planta de crescimento lento, quanto + espaço para suas raízes melhor ele se desenvolve e ai o espaço já está totalmente preenchido.
Você pode fazer um "falso" transplante. Isso significa transplantas sem cortar, ou cortar pouquíssimo, as raízes.
Vc pode acomodar ele em um escorredor fazendo uma "cama" com um pouco de substrato no fundo do escorredor, colocar a planta com o torrão e completar as laterais e em cima com + substrato. A dica é que vc solte um pouco as raízes que estão de baixo e dos lados do torrão com a ajuda de um palito de churrasco, por exemplo.
Depois que soltar um pouco as raizes acomode a planta e complete com o substrato.
Depois de um tempo, vc perceberá que algumas raízes estarão aparecendo pelos buraquinhos do escorredor. Já é, então, a hora de colocar a planta com escorredor e tudo na mamadeira.
Seu Jacaré está muito bonito e viçoso.
Parabéns pela aquisição.
Abraço
Rogério. _________________ "Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein) |
|
|
 |
Thiago Beck
|
Enviada: Seg Abr 20, 2009 10:58 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas dicas Luigi e Rogério!
Hoje eu percebi que a planta está "solta" do vaso, apareceram uns espaços entre a terra e a lateral do vaso. Aliás isso aconteceu tambbém numa jaboticabeira que comprei um dia depois desse junipero.
Quarta feita comprarei um escorredor grande para fazer entao esse transplante. Minha pergunta agora é: o que eu uso como substrato, que tipo de terra? eu sou realmente muito leigo no assunto...
Eu fiz mal de ter dado essa limpeza nele? E ele pode ser cirado dentro de casa? se não quais cuidados tenho que ter para ele não ficar ao sol e as mudanças bruscas de temperatura durante a noite? Posso traze-lo para "dormir" dentro de casa?
Agradeço novamente a ajuda dos amigos
Editado pela última vez por Thiago Beck em Seg Abr 20, 2009 11:34 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Luigi

|
|
|
 |
Thiago Beck
|
Enviada: Seg Abr 20, 2009 11:36 pm Assunto: |
|
|
Faleu Luigi! desculpa a perguntação! |
|
|
 |
Luigi

|
Enviada: Ter Abr 21, 2009 12:43 pm Assunto: |
|
|
Que isso desculpa o que amigão uma mão lava a outra e as duas lavam a cara, um ajudando o outro um abrção _________________ Viver a vida a cada batida do coração |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|