|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Ter Abr 21, 2009 9:34 pm Assunto: Ficus Refugo 01 |
|
|
Este é o primeiro de dois ficus que comprei hoje, estavam em um canto, jogados, cheios de brocas, doentes, quebrados...
Este em especial estava inclusive apenas no torrão, sem pote... Perguntei o preço, 5 reais cada um.. levei pra casa pra salvar..
começando pelo substrato, o ideal é tirar tudo, deixar uma madrugada na água, mas estava sem paciencia, então vou quebrar o galho até a primavera, ai sim eu replanto com calma...
Será que ja está bom?
Ainda não, vamos cortar metade dessa raíz..
Após cortar as raízes e replantar, fiz as podas necessárias e usei a micro retifica nas partes mortas, a fim de não deixar nenhuma folha doente nem mesmo brocas nos troncos..
Claro que o projeto terá que evoluir muito, mas por hora o importante é a recuperação da planta..
Atual frente:
Trás:
 |
|
|
 |
mateusbm
Registrado: 30/12/08 Idade: 43 Mensagens: 48 Localização: Marília (SP)
|
Enviada: Qua Abr 22, 2009 8:39 pm Assunto: Ajuda |
|
|
Arzivenko,
Estou numa situação parecida com a sua. Encontrei um ficus que foi atropelado em minha cidade e perdeu o vaso em que estava a anos. O coitado ficou com o torrão exposto ao tempo por um tempo, um belo dia emprestei a saveiro de um amigo e fui la de noite e sequestrei a arvore de frente da loja. Ela tem mais de 2 metros de altura, eu trouxe pra casa e desbastei um pouco o torrão, coloquei a própria terra (peneirada) q tirei do torrão num vaso e taquei a arvore dentro.
Isso ja fazem 2 semanas, porem eu ja perdi um ficus fazendo isso, na ocasião as folhas amarelarão e a arvore secou. Eu acho que isso aconteceu pq o solo ficou pouco drenante e acumulou agua... sei lá... Não quero que isso aconteca novamente. Tem alguma dica pra mim? Depois eu coloco alguma foto.
Abraço _________________ Mateus
e-mail/msn: mateusbm@gmail.com |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Qua Abr 22, 2009 9:11 pm Assunto: |
|
|
o que posso dizer é que esse substrato que vem com as plantas é muito ruim, o ideal é remover todo ele, mesmo que tenha que podar parte das raízes.
Aqui está bem difícil de conseguir areia grossa, que eu gosto de usar, então quando a planta vai direto pro pote (sem escorredor) eu misturo com terra rica em nutrientes, assim tenho boa drenagem e um solo bem completo.
espero ter ajudado um pouco. |
|
|
 |
mateusbm
Registrado: 30/12/08 Idade: 43 Mensagens: 48 Localização: Marília (SP)
|
Enviada: Qua Abr 22, 2009 9:16 pm Assunto: |
|
|
Então, eu to com medo de remover o torrão pois se trata de uma arvore grande já... e eu nao quero tirar a copa dela pois ja tenho outra que removi a copa... essa eu quero deixar do jeito que peguei na rua.
bom, vou esperar mais um pouco, se eu perceber que as folhas começam a amarelar e a cair dai eu arranco do vaso e tento outro substrato.
Vlw. _________________ Mateus
e-mail/msn: mateusbm@gmail.com |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Qui Abr 23, 2009 10:20 am Assunto: |
|
|
Arzivenko,
muita sorte tua em residir numa cidade que possui muito material para a prática de bonsai.Precisa aproveitar sim, nem sempre tal maré continua para sempre!
Abraços - Ivanil |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|