FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Eugenia. Preciso de sugestões . . .
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
w_barroso

MensagemEnviada: Qua Abr 22, 2009 10:10 pm    Assunto: Eugenia. Preciso de sugestões . . . Responder com citação

Olá Pessoal, sou novo por aqui. Eu venho acompanhando a algum tempo o forum e decidi participar, pois preciso de ajuda. Sou iniciante nesta arte maravilhosa, a mais ou menos 1 mes adquiri o exemplar abaixo que acabei comprando porque achei muito bonito. Hoje tenho este e mais duas espécies que postarein em breve. gostaria de opniões sujestões sobre esta espécie, pois gostaria de saber se posso modificar alguma coisa. Segue:

Abraço a todos e obrigado
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 23, 2009 12:51 am    Assunto: Responder com citação

W_barroso, seja bemvindo.
Bom, não tenho experiência com esta espécie mas vou dar meus pitacos.
Tendem a trabalhar a copa redonda, que não fica legal.
É preciso dar um "cara" de árvore, definindo uma estrutura de galhos que vai formar a nova copa.
Veja alguns exemplos:
Bonsaikai

Marcelo Duprat - magnífico tabalho

Pedro Basso

Antes de mexer, leia bastante e se possível consiga a ajuda de alguém com experiência.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
w_barroso

MensagemEnviada: Qui Abr 23, 2009 6:08 pm    Assunto: Obrigado Ricardo Paiva. Responder com citação

Muito obrigado pelas sugestões, estou lendo bastante a respeito para poder mexer. Valeu pelo conselho.
Marcos Castilho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Abr 24, 2009 7:29 pm    Assunto: Responder com citação

Sua planta tem um bom desenvolvimento de tronco, procure aramar e direcionar alguns galhos.
w_barroso

MensagemEnviada: Sáb Abr 25, 2009 12:17 am    Assunto: Marcos Castilho Responder com citação

Marcos, fiz uma poda "quase" drástica, para ter os galhos amostra, mas estou sem idéias para aramação. Se tiver alguma sugestão de estilo como o amigo postou com fotos aí em cima agradeço. Estou até pensando em utilizar a segunda opção, mas com certeza, devido a espessura do tronco a minha Eugenia ficará com uma copa maior, e acho que ficará meio estranho.

Aceito mais sugestões. Obrigado amigos...
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 25, 2009 9:23 am    Assunto: Responder com citação

Minha humilde sugestão seria que colocasse num escorredor para que os galhos se desenvolvessem o mais rapido possivel .. Depois com calma vc poderia eliminar alguns dos galhos que se cruzam ou nascem juntos { comum nas eugenias } .. começe a aramar inclinando os galhos para baixo.. dando a impressão de peso ... esses espaços abertos entre os galhos vão permitir a entrada da luz o que forçará a densificação e formará a futura copa ...mais larga e com galhos mais arboreos e menos arbustivos .. Boa sorte . E seja muito bem vindo . Very Happy
w_barroso

MensagemEnviada: Dom Abr 26, 2009 2:11 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado Sergio, vou seguir o seu conselho e em breve postarei novas fotos. grande abraço!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Abr 26, 2009 10:18 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Barroso, conquanto pareça simples fazer um bonsai com essa espécie, voce pode encontrar algumas dificuldades. A vantagem, no caso, é que se trata de uma planta de custo acessível, e que permite, por isso mesmo, que voce execute nela o que achar viável, sem muito prejuízo para seu bolso. Very Happy

A primeira coisa que se observa é que sua planta está plantada num "morrinho". Isso é visivel, e denota que o cultivador inicial simplesmente retirou a muda de um saquinho e, sem nenhuma experiencia, a colocou com torrão e tudo dentro do vaso, acrescentando terra a volta. Rolling Eyes

Então, um primeiro e importante trabalho a ser realizado por voce, deverá ser a correção desse erro. Com isso, voce estará formando, inicialmente, um nebari mais interessante e técnico para seu futuro bonsai. Wink

Nebari é um termo japones que designa a parte das raizes que fica exposta sobre o solo. Para ser técnico e belo, ele deverá ser radial, isto é, as raízes deverão ser dispostas a toda a volta do tronco, como se fosse os raios de madeira de uma roda de carroça daqueles filmes de faroeste, quando vistos de cima. Para fazer isso, retire o excesso de terra do torrão inicial, separe as raizes que estão cruzando por cima umas das outras, separando-as com pedaços de bambu ou outra madeira qualquer. Se tiver uma raiz pivotante (que cresce grossa para baixo), não titubeie: corte sem dó. Wink

Após distribuir melhor as raízes de sua planta, prenda-as sobre o substrato inicial (esvazie o vaso, lave bem por dentro e por fora, e preencha até a metade com um substrato drenante: caco ceramico, casca de pinus, terra granulada e areia grossa sem peneirar. Disponha sua planta sobre esse substrato, prendendo as raizes, de forma a manter a planta firme. Complete com mais substrato, cobrindo tudo. O nebari irá ser exposto apenas numa segunda fase e não inicialmente, ok? Very Happy

A segunda parte para fazer um bonsai deverá ser iniciada tão logo voce observe que sua planta reinicia nova brotação, após o reenvase e reestruturação das raízes conforme indicado acima. Very Happy

Nessa nova fase, voce irá formar o tronco, que é a principal base do seu futuro bonsai. Aparentemente, parece que há dois troncos partindo de um mesmo ponto. Voce tem duas opções: formar uma estrutura com ambos, ou eliminar um e manter o outro. Se optar pelo tronco duplo, deverá então reduzir a altura do mais fino, de forma a obter duas estruturas complementares. Very Happy

Não se preocupe com galhos nesse primeiro momento. Os galhos são a ultima parte a ser formada em um bonsai, e como essa planta emite brotação vigorosa, poderá escolher com calma a melhor forma de distribuição dos galhos. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 30, 2009 1:04 am    Assunto: Responder com citação

Barroso, isitadoo Blog do Alexandre , encontrei estes belos explares de eugênia.
Dá um olhada: http://bonsai.pe.zip.net/index.html

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: