Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Seg Abr 20, 2009 1:20 pm Assunto: maior de todos { outro ficus} |
|
|
Esse é o meu maior projeto ... com mais de 1 metro, bom nebari e tronco bem grosso , quero conduzir a copa para baixo até quase o vaso , tentando esconder esse tronco reto demais , fiz a desfolha e aramei . Outra opção que pensei foi fazer uma alborquia e dividir em dois aproveitando esse uro para desbastar o tronco e formar uma copa na lateral
...

Editado pela última vez por Sergio Batalini em Seg Abr 20, 2009 1:26 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Seg Abr 20, 2009 1:22 pm Assunto: |
|
|
Foto errada, hehehhe |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Abr 20, 2009 1:27 pm Assunto: |
|
|
putzzz.. desculpa , já corrigi..rsrrs...  |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Abr 20, 2009 1:31 pm Assunto: |
|
|
tô enrrolado com esse tal lacerdinha {descobri que era ele aqui... }praguinha dura de combater... pinço as folhas novas e mando ver no veneno, mas tá dificil .. dicas são bem vindas , pois tenho 6 ficus e estão todos infestados por esse monstrinho sem coração ..
 |
|
|
 |
Arzivenko PARTICIPANTE

Registrado: 03/10/08 Idade: 41 Mensagens: 2019 Localização: Ijuí-RS
|
Enviada: Seg Abr 20, 2009 1:31 pm Assunto: |
|
|
Sérgio, se fosse meu faria uma poda radical e zerava o projeto, tentando seguir este exemplo:
ou se tiver pena de cortar, tente este:
fotos: Walter Pall |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Abr 20, 2009 1:38 pm Assunto: |
|
|
É muito grande , dificil de fotografar .. rsrsr desfolhei e aramei, sei que não é a epoca certa , mas depois de passear poraqui num guentei ...
 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Abr 20, 2009 1:42 pm Assunto: |
|
|
Cara vc é medium ou vidente .. rsrsrs vc leu meu pensamento , é exatamente isso que eu quero fazer.. só não queria perder a copa , mas acho que dá prá aproveitar os galhos mais grossos , replantar e esperar que brotem .. Afinal as vezes é preciso se desfazer de uma copa para que surja um novo caminho .. não é ..???
 |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Abr 20, 2009 1:46 pm Assunto: |
|
|
Inda mais agora que acabou de chegar minha micro-retifica , com serras e acessorios para esculpir ... brigado pelas dicas .. professor. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Seg Abr 20, 2009 2:16 pm Assunto: |
|
|
Sérgio,
pela quantidade de insetos em uma única folha a infestação é bem grande. Arranque todas as folhas infestadas, coloque-as numa lata e coloque fogo. Queime tudo, só assim você conseguirá controlar e depois combater com algum inseticida tipo calda de fumo ou óleo de neem.
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Ter Abr 21, 2009 12:49 am Assunto: |
|
|
Sérgio, não é aconselhável a desfolha total no variegata. Alguns galhos podem secar!
Você já fez isso antes?
Tenho um com 3 árvores e faço o seguinte: corto as folhas pela metade, deixando apenas as das pontas de cada galho.
Olha ele em janeiro deste ano:
 _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Abr 23, 2009 2:16 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela dica Ricardo { realmente parece que um galho esta secando} ... vc usou borracha ou fita isolante nesta arvore que esta aramada ???? Acho que vou serrar o ficus ao meio e trabalhar o tronco , conforme sugestão do Arzivenko .. que acha ??? |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Abr 24, 2009 2:28 pm Assunto: |
|
|
Bom pessoal .. Tá resolvido , vou tirar alguns galhos do topo e fazer enxertos na base ... li e reli topicos a respeito ... Vou aproveitar as dicas do Arz. Tomara que de certo .. Estou com medo de matar o ficus , mas , tenho que tentar ... já conversei com ele e ele parece que entendeu ... rssrs . vai ser amanhã .. Que acham ... ????? |
|
|
 |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 39 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Sex Abr 24, 2009 2:34 pm Assunto: |
|
|
Eu tinha problemas com essa praga...eu simplesmente aproveitei a época propícia e desfolhei todos os ficus que eu tinha. Não eram tantos, então não deu muito trabalho. Coloquei tudo num saco e queimei. Nunca mais eu tive problemas (já faz mais ou menos um ano). |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sex Abr 24, 2009 2:39 pm Assunto: |
|
|
Sergio, tenho um amigo que detonou 3 ficus variegata pois ele queria plantas bem baixa: os 3 morreram. Não sei qual foi a época, pois isso importa e muito.
Sobre fazer enxertos, você já viu a matéria que eu postei em MATERIAS?
Sobre a minha planta, usei fita isolante para proteger o tronco. Esqueci de transplantar a coitada que tá a 2 anos neste vaso. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Abr 24, 2009 5:37 pm Assunto: |
|
|
Pois é ... Vou cortar alguns galhos da copa que esta horrivel , usar um formão goiva e brocas e serra copo e furadeira para cavar na base do tronco , com cuidado para não queimar o cambium , descascar a ponta do galho de forma que encaixe perfeitamente ao tronco .. quando a junção for justa e perfeita colocarei selante { cola de madeira } e talvez um prego para prender bem . depois com um saco plastico grande farei uma estufa , que abrirei uma ou duas vezs por dia , será colocado a meia sombra , não sei se devo colocar numa bacia bem furada , sem mexer nas raizes ... tomara que de certo .. será que a época é boa ..???? o sol não esta tão forte e aqui não faz tanto frio ... me ajudem a decidir .... |
|
|
 |
|