Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rafael Grecca
Registrado: 24/08/05 Mensagens: 60 Localização: AmERicAnA-sP
|
Enviada: Ter Abr 21, 2009 6:23 pm Assunto: Problemas com Piracantha |
|
|
Olá a todos......
Tenho varias Piracanthas e ja passa de 2 anos sem produzir frutos, as folhas estão verdinhas e saudavéis, mas ja tiveram com aquela doença que parece uma ferrugem; Gostaria que alguém me ajudasse a desvendar este problema.
O que pode ser, Terra, Adubo ou Falta de Sorte ???? rs...........
Rafael Grecca |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Lúcio Manoel Picanço 2.o PASSO

Registrado: 06/08/04 Idade: 82 Mensagens: 290 Localização: Teresópolis - RJ
|
Enviada: Ter Abr 21, 2009 8:08 pm Assunto: |
|
|
Oi Rafael,
Não existe falta de sorte. Adubar as plantas tem de ser uma prática constante, ainda mais plantas cultivadas em vasos. A adubação é repor os nutrientes no solo, sendo que cada espécie de planta tem suas preferências, naturalmente. Sempre que possível medir o pH do solo é importante, pois a maioria das plantas prefere o solo próximo de 7, que é um solo neutro. A não ser a azaléia que gosta de solos ácidos, abaixo de 7. A Piracantha floresce a partir de setembro, na primavera, e costuma ir até janeiro no máximo. Nesse período aparecem as flores e os frutos. Você pode perguntar: Qual é o melhor adubo químico para a Piracantha? Existem formulas mistas preparadas à base de NPK (nitrogênio, fósforo e potássio). Como essa planta é florífera o adubo com maior concentração de fósforo é o indicado, pois o fósforo é estimulante da floração e frutificação. Assim final de agosto e início de setembro é uma boa época para esse tipo de adubação. Eu particularmente não gosto de mexer na terra do vaso nesse período que antecede a floração, agosto setembro até janeiro. Faço em final de julho. Uma recomendação, também é que a Piracantha não gosta de frio, protegê-la é uma boa. Coloque-a em um local onde a mesma possa receber sol diretamente em suas folhas. O sol estimulará a brotação mais intensa do ano e sua floração. Porém, como as folhinhas estão tenras aparecem os indesejáveis tome cuidado. Em final de outubro e início de novembro ela já deve estar com os frutos. Nesse período, a alimentação da planta deve ser somente de manutenção. NPK modera, mais micronutrientes. Cuidado o excesso de comida também mata.
Sucesso
Lúcio |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Rafael Grecca
Registrado: 24/08/05 Mensagens: 60 Localização: AmERicAnA-sP
|
Enviada: Qua Abr 22, 2009 9:40 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Lúcio pelas informações.
Quanto ao adubo eu estou utilizando o Biofert com pulverização quinzenal e o Ph da terra ainda não tenho como medir , pois não tenho o material adequado.
Abraço e Muito obrigado |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Abr 24, 2009 6:28 pm Assunto: |
|
|
Olá Rafael!
Só reforçando o que o Lúcio disse: Floríferas e frutíferas precisam de muito sol.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Mariano Alves Diniz Filho 1.o PASSO

Registrado: 24/09/06 Idade: 62 Mensagens: 164 Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
|
Enviada: Dom Abr 26, 2009 8:21 am Assunto: |
|
|
Prezados Lúcio e Prezado Elio
Esse mesmo raciocínio eu posso fazer em relação ao Cotoniaster??
Mariano Alves _________________ "A maior riqueza do homem
é a sua incompletude."
Manoel de Barros |
|
Voltar ao topo |
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Abr 26, 2009 10:31 am Assunto: bonsai |
|
|
Além das excelentes dicas dos colegas, gostaria de salientar que é interessante estar variando o adubo utilizado. Costumo aplicar torta de mamona e farinha de osso nas plantas mais novas. Em frutiferas e floriferas, porém, uso FOSWAY, o que favorece a emissão mais intensa de frutos e flores. Nos bonsai mais antigos, uso osmocote.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Lúcio Manoel Picanço 2.o PASSO

Registrado: 06/08/04 Idade: 82 Mensagens: 290 Localização: Teresópolis - RJ
|
Enviada: Dom Abr 26, 2009 1:47 pm Assunto: |
|
|
Oi Mariano,
Infelizmente não tenho informações sobre essa planta. Vamos aguardar o que os companheiros dizem.
Um forte abraço
Lúcio |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Elio PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Abr 26, 2009 7:14 pm Assunto: |
|
|
Mariano Alves Diniz Filho escreveu: | Prezados Lúcio e Prezado Elio
Esse mesmo raciocínio eu posso fazer em relação ao Cotoniaster??
Mariano Alves |
Com certeza, Mariano!
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
pauloventura 3.o PASSO


Registrado: 19/02/08 Mensagens: 553 Localização: brasilia DF
|
Enviada: Seg Abr 27, 2009 7:32 pm Assunto: |
|
|
Caro amigo Rafael Grecca !
Concordo plenamente com as considerações dos amigos
que me antecederam e gostaria de acrecentar apenas que
há que se conferir a variedade pois existe uma naturalmente
de folhas miudas e ovaladas que não frutifica com facilidade principal
mente quando sofre muitas podas não sei se é o caso da tua .espero
que não porque esta que estou falando é triste !
G abraço.
Pv. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Rafael Grecca
Registrado: 24/08/05 Mensagens: 60 Localização: AmERicAnA-sP
|
Enviada: Sáb Maio 02, 2009 9:42 pm Assunto: |
|
|
Olá Paulo,
A espécie que tenho é da folha grande mesmo, mas acredito que seja o excesso de podas, e também o Ph da terra, ja estou providenciando um medidor de Ph.
Se alguém puder dar uma dica de onde encontrar o medidor com melhor preço por favor me diga.
Obrigado a todos.......... |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|