|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Ter Jul 26, 2005 3:22 pm Assunto: Técnica - Ernie Kuo |
|
|
Olá pessoal,
Dando uma entrada no site da California Bonsai Society, me deparei com a pagina do grande mestre Ernie Kuo. E visualizando essa planta (um Silverberry) na pagina dele, me veio escrito uma tecnica que ele usa que na versao traduzida esta como: método do grampo-e-crescimento. Vocês podem ler a materia nesse site aqui:
http://216.239.39.104/translate_c?hl=pt-BR&u=http://www.geocities.com/erniekuo%40sbcglobal.net/elaea.htm&prev=/search%3Fq%3Dcalifornia%2Bbonsai%2Bsociety%26hl%3Dpt-BR%26lr%3D
Como a tradução é pelo Google, nao é muito exata. Gostaria de quem soubesse sobre este metodo que me falasse. Aqui em baixo seguem duas fotos sobre como utilizar a natureza para se expressar no Bonsai. Mostrado por Ernie Kuo. Colocquei essas fotos, pois me fascinaram.
Natureza
Bonsai
Espéro que esclareçam minhas duvidas. T+ pessoal.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
pedro pires 1.o PASSO

Registrado: 22/06/05 Mensagens: 164 Localização: Lisboa-Portugal
|
Enviada: Ter Jul 26, 2005 5:31 pm Assunto: |
|
|
boas!
espectacular  _________________ Abraços
Pedro
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Qua Jul 27, 2005 5:20 pm Assunto: |
|
|
Oi Illex! Tive dando uma olhada na matéria que vc citou, e me parece que a técnica usada é a de corte e crescimento.
Não tive acesso a tradução do Google, mas segundo o meu dicionário de inglês (MICHAELIS) a palavra "clip" também pode ser traduzida por: Tosquia, corte, tosa, etc. Também grampo ou clipe estão corretos O que parece que não foi observado pelo tradutor, é ocontexto onde a palavra está inserida, o que na língua inglesa é muito importante. Talvez dentro do nosso contexto a palavra corte seja mais adequada. Bem, se essa observação tiver correta, fica então mais fácil entendermos a tal técnica.
O Peter Adans no seu livro " A arte do bonsai", cita uma técnica parecida com essa. pág. 82. Só que ele tmbem se utiliza de arames p/ curvar a sessão primária do galho, o que não é feito pela técnica do Ernie Kuo. O galho é formado exclusivamente através das podas, o que o deixa com um formato de zig-zag.
Isto é conseguido como vc já sabe alternando-se a direção da última gema, e é feito preferêncialmente em plantas de rápido crescimento.
Bom, pelo menos é o que acho! Se vc tiver outra explicação por favor diga Também fiquei muito curioso.
FORTE ABRAÇO!!! Atila |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 28, 2005 10:00 am Assunto: |
|
|
Desculpem a ignorancia, mas qual o objetivo dessa técnica? |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 28, 2005 1:37 pm Assunto: |
|
|
Leilton, segundo o próprio Ernie Kuo, as principais vantagens da técnica são: Galhos com formato mais naturais e convincentes. Galhos sem nenhuma marca de arame. ( bom para plantas de casca frágil).
E uma estrutura bem ramificada e definitiva.
Atila |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Qui Jul 28, 2005 2:22 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Atila,
Me informou tudo que queria saber. Era exatamente isso que estava tentando saber. Essa tecnica do Ernie Kuo é fantastica. Venho experimentando a tecnica de poda de educação a partir das gemas a algum tempo em Ficus que estam me ajdando na experiencia, e os resultados sao fantasticos, muito bom mesmo. Novamente obrigado amigo. T+.
Abraços:
Illex |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 28, 2005 7:03 pm Assunto: |
|
|
Amigo ILLEX, fico muito feliz por lhe ser útil Disponha sermpre Também venho aplicando essa técnica numa caliandra "haematocephala" de flores vermelhas, que por sinal hoje apresentou seu primeiro botão floral
Tenho conseguido tmbém bons resultados com ela. Outra espécie que deve ser muito boa p/ trabalhar dessa forma é a Pitheco tortum, mas infelizmente não possuo nenhuma.
Forte abraço
Atila |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|