|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Abr 30, 2009 11:12 pm Assunto: Ficus variegata |
|
|
Pessoal
Este ficus consegui formar, apartir da 1ª foto, sem necessidade de mamadeira (vantagem do rápido crescimento da espécie)!
O interessante foi o crescimento de um galho, o primeiro da esquerda, que não é variegata... Suas folhas são totalmente verdes
Apesar de não ser muito recomendado, gosto das cores do vaso! Me parece combinar com a folhagem  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Maio 01, 2009 8:12 am Assunto: |
|
|
Concordo com você Alexandre esse vaso ficou muito bom e essas raízes então estão dando um charme a planta que é linda. Essa espécie não tenho muito sorte sempre ocasiona um calo no tronco dos meus Ficus e eles acabam morrendo. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Sex Maio 01, 2009 9:57 pm Assunto: MUITO BOM |
|
|
COMO É LEGAL E GRATIFICANTE VERMOS A EVOLUÇÃO DE UMA PLANTA DESSA FORMA,,,ACHEI DEMAIS SUA PLANTA. |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Maio 02, 2009 8:29 pm Assunto: |
|
|
Marcos, Rogêrio,
obrigado amigos
Marcos, Já ouví relatos deste tipo de problema e pela resistência dos ficus é até confuso... sei que algumas vezes, variedades do Ficus benjamina não toleram podas radicais, secando galhos ou mesmo morrendo! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Sáb Maio 02, 2009 9:35 pm Assunto: |
|
|
Marcos Castilho,
conheço esse problema q vc mencionou... carah tb não dei jeito.. quer dizer; o unico jeito q dei foi na planta... me disfiz dela imediamente pra q não ouvesse possibilidade de afetar as outras q tenho...mas meu tio pegou ela e retirou o calo e msm sem tratar com absolutamente nada o calo não voltou, e ele ganhou um bonsai!!!
Grande Alexandre,
já comentei no seu orkut mais essa arvore merece biz...
linda planta um nebary espetacular um conjunto de cair o queixo!!!
parabens !! _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Ivanil Pimentel Vieira PARTICIPANTE

Registrado: 21/12/05 Mensagens: 1504 Localização: coronel vivida pr
|
Enviada: Sáb Maio 02, 2009 9:42 pm Assunto: |
|
|
Caro Alexandre:
mais uma bonita planta é postada pelo amigo...parabéns!
Já ouvi falar que a espécie se desenvolve muito bem mesmo sem o uso da dobradinha escorredor-mamadeira o que fica comprovado pelo relato do amigo.
Amigo Marcos:
em minha cidade o Ficus é usado em vasos na entrada de lojas e até mesmo nas calçadas e percebi em muitos lugares que as plantas estão com caroços e nem mesmo foram percebidos pelos proprietários.Será que alguém do Tópico sabe o tratamento para combater tal problema?
Abraços - Ivanil |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Maio 02, 2009 10:43 pm Assunto: |
|
|
Mais uma vez obrigado meus amigos, é bom saber que nosso trabalho agrada a outros olhos!
E como disse o Ivanil, se alguém tiver mais informações sobre o problema citado, favor participar. _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Maio 03, 2009 3:26 am Assunto: |
|
|
Olá Alexandre!
Aproveitando o teu tópico, como vc citou o fato de que um galho não é variegata, informo aos amigos que, conforme uma biologa da UFPR me ensinou, a variegação é causada por um virus.
Isso em qualquer espécie de planta.
Assim, quando a planta não é variegata, ou mesmo apenas um galho, é porque não foi afetada pelo virus o qual é totalmente inofensivo à planta.
Ah, gostei do Ficus, Alexandre. Parabéns!
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|