Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Raphael Costa

Registrado: 08/02/09 Idade: 41 Mensagens: 66 Localização: Muriaé-MG
|
Enviada: Qua Abr 29, 2009 10:30 pm Assunto: ipe amarelo |
|
|
adquiri um ipe amarelo em um horto, ele possui tronco bem espesso, e esta com brotamento intenso, mas to com um problema, eu sempre vejo ipes, com algumas folhas mais reduzidas, mas o meu está apresentado folhas muito grandes, ja me falaram q deixando direto no sol ajuda a reduzir o tamanho, mas a plnata tá se desenvolvendo mais ainda, e a folha crescendo. Em breve colocarei fotos dele no forum. se alguem puder me ajudar ficarei grato...
vlw!!! |
|
|
 |
Willian 3.o PASSO

Registrado: 21/02/05 Idade: 39 Mensagens: 471 Localização: Campo Grande-RJ
|
Enviada: Qui Abr 30, 2009 12:13 am Assunto: |
|
|
Raphael,
realmente com fotos ficaria mais fácil para opinar.
Dependendo do estágio de desenvolvimento da sua planta, é até interessante esse crescimento acelerado dos galhos, com as novas brotações. Normalmente, após uma desfolha, as plantas diminuem as folhas, mas precisa maneirar na adubação e principalmente diminuir as regas.
Um abraço e espero ter ajudado. _________________ "A Paciência te espera!" |
|
|
 |
Raphael Costa

|
Enviada: Qui Abr 30, 2009 12:46 am Assunto: |
|
|
vlw pela dica, mas acho q ele ja sofreu uma desfolha e uma poda drastica, pois qndo foi adquirido, nao apresentava quase folha alguma só alguns brotos, mas vpu esperar e ver o q dá. em breve estarei com fotos |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Maio 04, 2009 4:09 pm Assunto: |
|
|
Olá Raphael!
O Ipê vc consegue diminuir as folhas com sucessivas desfolhas, formando ramos secundários, terciários e assim por diante.
Para manter as folhas pequenas basta ir podando as folhas grandes sistematicamente, isto porem depois de definida a estrutura.
Para ter uma idéia veja no fórum MINHA ÁRVORE E SUA OPINIÃO - TÓPICO= IPÊ AMARELO LITERATI.
Abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
alexleite
Registrado: 04/05/09 Idade: 43 Mensagens: 14 Localização: Mossoró-RN
|
Enviada: Seg Maio 04, 2009 4:19 pm Assunto: procedimento para mudas de Ipê |
|
|
Olá amigos,
Estou iniciando na arte do Bonsai, e adquiri em um horto 3 mudas de Ipê. Não sei se foi a melhor escolha para um principiante, mas gostaria de contar com a ajuda de vocês. Qual seria a melhor indicação para as mudas (vide foto) de Ipê para o atual estádio de desenvolvimento?? As folhas estão grandes, e o tronco está com cerca de 1 cm de diâmetro (aprox. a um lápis). Posso realizar uma poda radical e uma aérea? Devo transplantar as mudas para um recipiente maior??
Obrigado pelos conselhos!
Vlw.
[/img]http://C:\Users\alex\Documents[img][/img] |
|
|
 |
alexleite
|
Enviada: Seg Maio 04, 2009 4:27 pm Assunto: |
|
|
n consegui inserir a imagem, alguém poderia me ajudar??
Obrigado! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Maio 04, 2009 4:39 pm Assunto: |
|
|
Alex, tem que hospedar a foto em algum site de hospedagem. _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
alexleite
|
|
|
 |
alexleite
|
|
|
 |
hsp 1.o PASSO

Registrado: 05/09/07 Idade: 52 Mensagens: 190 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Maio 04, 2009 5:14 pm Assunto: |
|
|
[img]http://farm4.static.flickr.com/3654/3501359293_c682bd386a.jpg?v=0[/img] _________________ Helio |
|
|
 |
Raphael Costa

|
Enviada: Seg Maio 04, 2009 11:25 pm Assunto: |
|
|
finalmente consegui arrumar fotos do meu ipe mas como foram tiradas do meu cel nao ficaram muito boas, mas da para ter uma ideia da planta....
apesar da qualidade das fotos nao estar muito boa, espero q possam me ajudar a fazer essa planta se tornar um digno bonsai |
|
|
 |
Andrei 1.o PASSO

Registrado: 10/05/06 Idade: 43 Mensagens: 138 Localização: Aracaju
|
Enviada: Ter Maio 05, 2009 12:21 am Assunto: |
|
|
Raphael,
Realmente esta um pouco dificil de opinar, mas pelo que pude ver ela
possui um bom sistema de raizes (nebari), acho que deve passar para
um escorredor, esperar novas brotações para poder conduzir sua planta a um estilo adequado.
Gostei da muda!!!
Abraço, Andrei Brum. |
|
|
 |
alexleite
|
Enviada: Ter Maio 05, 2009 12:04 pm Assunto: |
|
|
Olá amigos,
Estou iniciando na arte do Bonsai e preciso de algumas recomendações dos amigos. Adquiri em um horto 3 mudas de Ipê e pelos comentários que observei, acho q não foi a melhor escolha para um principiante, mas assim mesmo gostaria de contar com a ajuda de vocês.
Qual seria a melhor indicação para estas mudas (vide foto) de Ipê para o atual estádio de desenvolvimento?? As folhas estão grandes, e o tronco está com cerca de 1 cm de diâmetro (aprox. o diametro de um lápis). Posso realizar uma poda radical e uma aérea? Devo transplantar as mudas para um recipiente maior ou colocar-las em um escorredor para engrossar o caule??
Fotos das mudas de Ipê abaixo:
http://farm4.static.flickr.com/3654/3501359293_c682bd386a.jpg?v=0[img][/img]
obrigado |
|
|
 |
ANDRADE 2.o PASSO

Registrado: 13/10/05 Idade: 44 Mensagens: 272 Localização: ituporanga sc
|
Enviada: Ter Maio 05, 2009 1:18 pm Assunto: |
|
|
OLA RAFAEL, SO PARA TENTAR AJUDAR, EXISTEM DUAS VARIEDADES DE IPE AMARELO UM COM FOLHAS MAIS PEQUENAS E LIZAS E OUTRO COM FOLHAS GRAUDAS E MAIS CRESPAS E ESBRANQUIÇADAS NA PARTE DE BAIXO. ABRAÇOS |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 05, 2009 4:15 pm Assunto: |
|
|
Raphael!
Vejo que dá para fazer um bom trabalho pois ele está com boa dimensão no tronco.
Eu faria o seguinte:
1. No início da Primavera, tiraria ele desse vaso, retiraria toda a terra para ver o sistema radicular nas pontas dessas raízes aéreas. Se estiver legal, pode a raíz pivotante bem na base, deixando só as raízes aéreas. Pode todos os galhos (finos e grossos) deixando só o toco.
não esqueça e passar um cicatrizante no corte da pivotante.
Faça um bom substrato e plante.
2.Uma outra opção seria tirar as raízes aéreas mas aí ficaria um calo no tronco, com conicidade invertida.
Será que me fiz entender.
Alex, acho que na tua região pode transplantar agora.
Tem que deixar engrossar bastante!
Abraço _________________ Elio
|
|
 |
|