Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Diêgo Vasconcelos
Registrado: 13/02/08 Idade: 42 Mensagens: 98 Localização: Belo Horizonte / MG
|
Enviada: Qua Maio 06, 2009 8:43 pm Assunto: Evolução Caliandra |
|
|
Olá Pessoal
Andei um pouco sumido. Dessa vez vou variar um pouco das Serissas que tanto posto e mostrar a evolução de uma caliandra que está comigo a 1 e 6 meses. Foi uma das primeiras plantas que adquiri. Uma coisa que me incomodava no início era o primeiro galho que era muito mais fino do que os outros. Nisto já consegui uma considerável melhora deixando crescer livremente este galho. Porém, ainda vejo muitos problemas, principalmente com o nebari e tronco que não aparentam ter o porte necessário para a copa da planta. Fico pensando as vezes em plantar em uma bacia maior ou escorredor, etc ... e deixar crescer livremente, o que vocês acham ? Por favor opinem. E desculpem por não tirar os copinhos de adubo para tirar a foto, foi meio na correria.
 _________________ Diêgo Vasconcelos |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qua Maio 06, 2009 9:23 pm Assunto: |
|
|
Linda planta. Sabe dizer a altura???? _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Thiago Giaconi 5.o PASSO

Registrado: 24/12/08 Idade: 39 Mensagens: 872 Localização: Guaratinguetá-SP
|
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Maio 07, 2009 10:49 am Assunto: |
|
|
Diego,
bela planta!! Mas na minha opinião justamente aquele primeiro galho à direita está muito baixo. Não haveria problema se a planta fosse da altura da marca em amarelo.
Eu consideraria a possibilidade de eliminá-lo no futuro se quiser manter a atual altura da planta.
Uma outra possibilidade, mais radical, seria mantê-lo se optasse por duas plantas com uma alporquia logo acima do quarto galho talvez para um mame, reconstruindo toda a copa da base.
Bem, são só algumas conjecturas; vamos aguardar outras opiniões...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Maio 07, 2009 4:45 pm Assunto: |
|
|
Olá Diêgo!
Antes de mais nada devo dizer que vc tem uma planta muito boa. Ótimo nebari, com boa conicidade inicial. Não considero que esteja muito alta. Mas, acompanho a idéia do Edson, retirar o primeiro galho.
Raramente se vê uma Calliandra no estilo Chokkan. A tua está muito bem encaminhada.
Sugiro ainda retirar os galhos secundários que estão na vertical a fim de formar os patamares.
Parabéns! _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Maio 07, 2009 5:11 pm Assunto: |
|
|
Oi Diêgo
Parabéns pelo belo trabalho
Pra mim a altura está boa e só retirava este 1º galho... melhor ainda, deixe ele crescer bastante como galho-de-sacrifício, assim conseguiria engrossar mais a base  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Diêgo Vasconcelos
|
Enviada: Qui Maio 07, 2009 8:14 pm Assunto: |
|
|
Olá Marcos.
Obrigado. Ela tem 23 cm atualmente.
Agradeço o elogio Giaconi.
Edson, Elio e Alexandre
Obrigado pelas opiniões. Considero muito válida a análise com relação ao primeiro galho. Realmente está baixo. Acontece que se eu eliminar este galho, acredito que a frente da planta ficará prejudicada, pois o galho que aparece na esquerda é um galho de profundidade. Na foto ele aparenta ser mais lateral. Mas não descartei a hipótese ainda.
Outra coisa que estava pensando para amenizar o problema, seria no próximo transplante, tentar expor mais o nebari. Hoje a medida do primeiro galho é de 5 cm até a base. Para melhorar isto teria que ser algo perto de 8 cm pelo que li na norma estética.
Seria bom também para diminuir a altura do vaso, que hoje está mais alto 3cm do ideal.
Só não sei se consigo ganhar tudo isto só expondo mais o nebari.
O que acham desta alternativa ?
Obrigado _________________ Diêgo Vasconcelos |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Maio 09, 2009 9:13 am Assunto: |
|
|
Diêgo
Não precisa seguir fielmente (e numericamente ) as normas de estéticas... não são regras, e sim orientações para uma melhor harmonia visual
Com estas novas observações suas, acho que expor mais o nebari deve resolver a questão! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
|
|
 |
Diêgo Vasconcelos
|
Enviada: Sáb Maio 09, 2009 12:34 pm Assunto: |
|
|
Perfeito Alexandre
Concordo com você. Eu acabei colocando os números mais para dar uma idéia. Mesmo porque, se eu fosse ser detalhista de mais com os valores, encontraria outros milhoes de defeitos nesta planta. E ela já me agrada.
De qualquer forma, valeu a orientação. Vou tentar não me apegar tanto aos números. Acho que pode ser por influência da profissão. hehehehe
Abraço _________________ Diêgo Vasconcelos |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Maio 10, 2009 10:50 am Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!!!!!
Diêgo, gostei muito da ssua planta.
Quanto a altura.....adoro plantas deste tamanho.
Acho que tudo já foi dito e creio que o amigo Elio falou em retirar alguns galhinhos que parecem subir...
Será que é isso mesmo ?
Eu faria uma limpeza entre os patamares porque vejo meio embolado.
Será que estou certa ?
Me desculpe e.............. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Diêgo Vasconcelos
|
Enviada: Dom Maio 10, 2009 11:21 pm Assunto: |
|
|
Oi Angela
Que bom que gostou. Eu acho que é isso mesmo que você disse. Tá precisando de uma refinada entre os patamares. E acredito que é isso mesmo que o Elio quis dizer. Eu havia realizado uma desfolha nela ainda no verão e estava deixando crescer livremente, cortando só os galhos que saiam muito da estrutura. Tenho que dar um trato nela. Depois eu posto mais fotos. Obrigado pela opinão.
Abraço _________________ Diêgo Vasconcelos |
|
|
 |
Diêgo Vasconcelos
|
Enviada: Qui Out 22, 2009 7:01 pm Assunto: Novo vaso |
|
|
Pessoal
A caliandra ganhou um novo vaso. O nebari ficou um pouco mais exposto, mas pouca coisa. Não deu pra ganhar o tanto que eu queria. Segue a foto para acompanhamento. O que acharam ?
Abraços,  _________________ Diêgo Vasconcelos |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 22, 2009 8:26 pm Assunto: |
|
|
Muito bom Diêgo!!!
Com a exposição do nebari, a altura do 1º galho ficou melhor... Sem falar que o vaso está em harmonia com o estilo proposto  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Out 23, 2009 7:26 pm Assunto: |
|
|
Diêgo, show de bola, cara! Ficou 10!
Para aperfeiçoar mais um pouquinho, deixe o primeiro galho à esquerda alongar mais um pouco. Ficará mais comprido do que o galho de cima. Isso irá melhorar a triangulação.
Vou te pedir um favor: Fotografe quando as folhas estiverem totalmente abertas...........e poste novamente para podermos admirar.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Diêgo Vasconcelos
|
Enviada: Sáb Out 24, 2009 1:29 pm Assunto: |
|
|
Alexandre, Elio
Obrigado. É sempre gratificante ouvir elogios dos colegas. Ainda mais vindos de vocês.
Elio,
Vou seguir seu conselho e deixar o primeiro galho da esquerda alongar mais um pouco.
Segue outra foto que fiz hoje pela manha depois de podar um pouco entre os patamares.
 _________________ Diêgo Vasconcelos |
|
|
 |
|