Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 40 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Sáb Maio 02, 2009 11:51 am Assunto: Primavera com forma estranha |
|
|
Eu só tirei foto desse ângulo porque ela, estranhamente, não tem galhos saindo de outro lugar, como se tivesse sido achatada. Precisa urgentemente de uma reestilização...
 |
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

Registrado: 13/09/07 Idade: 54 Mensagens: 140 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Sáb Maio 02, 2009 7:32 pm Assunto: |
|
|
Já pensaste numa poda radical, retirando alguns galhos e aproveitando o movimento que existe no tronco??? Daí esperar a nova brotação e seja o que a natureza quiser... _________________ Alexander |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sáb Maio 02, 2009 7:52 pm Assunto: |
|
|
Oi Paulo
Concordo que precisará de uma poda radical, mas antes aconselho o amigo transplantar para um escorredor ou bacia verificando onde começa o nebari
Depois destas intervenções coloca mais fotos, pois esta planta parece ter um grande potencial! _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 40 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Sáb Maio 09, 2009 7:26 pm Assunto: |
|
|
Fiz o recomendado, e, boa notícia, tem lindas raízes. Os copinhos são por causa de algumas que não chegavam ao novo patamar do solo. Coloquei para que elas cresçam e cheguem lá.
 |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 09, 2009 7:43 pm Assunto: |
|
|
Paulo acredito que os galhos estejam saindo do mesmo lugar por causa da luz do sol. A primavera gosta muito de luz e se ela estiver em uma posição que o sol bata apenas em uma parte os galhos só iram brotar ali. Acho que nesta nova posição em que você a colocou essa situação irá mudar. |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Maio 10, 2009 10:59 am Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!!!!
Paulo, pelo que pude perceber você só colocou areia.
Preste bem atenção na adubação quando começar a colocar.
Outra coisa, o que você fará naquele caroço do tronco ????
Acho que ficará uma boa planta desde que o tal caroço saia.
e........... _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Dom Maio 10, 2009 11:10 am Assunto: |
|
|
Muito bom!
Só lembro que quando transplantamos é sempre bom realizar uma desfolha parcial ou total, assim preservamos a melhor recuperação da planta
Vou ser um pouco radical agora (novidade ) mas tudo pensando em ajudar é claro!... a planta tem realmente potencial, então acredito que o amigo deveria formar toda estrutura de galhos...
Faria assim:
Ou mesmo assim:
A partir disto, ela iria emitir muitas brotações e seria trabalhada para uma árvore forte e compacta
Acho a base dela bem parecida com esta minha:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=11439 _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Dom Maio 10, 2009 11:17 am Assunto: |
|
|
Olá !!!!!!!!!!!!!!!!!
Alexandre - meu eterno presidente - agora você barbarizou !!!!!!!!!!
Muito legal !!!!!!!!!!11 _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Maio 10, 2009 6:19 pm Assunto: |
|
|
Gostei muito da segunda opção...quanto ao substrato, essa areia só está em cima, bem na superfície. Sobrou dos copinhos, então eu distribuí. Por baixo tem uma mistura de caco de telha, areia e terra. |
|
|
 |
Markus Von Kossel 4.o PASSO

Registrado: 30/10/08 Idade: 44 Mensagens: 635 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Ter Maio 12, 2009 8:54 pm Assunto: |
|
|
Deixa o caroço e chama ela de Corcunda de Notre Dame. Pura arte!
hehe... Brincadeira! |
|
|
 |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 27, 2010 6:01 pm Assunto: |
|
|
Poda tosca, mas espero que no futuro valha a pena. Depois, quando eu tiver a ferramenta adequada, eu ajeito isso. Pretendo seguir o caminho da planta de Alexandre, gostei demais do resultado dele:
Já coloquei pasta de dente pra não dar fungos. A planta ficou horrível, uma tosquice medonha, mas acho que tem futuro. |
|
|
 |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 01, 2010 3:08 am Assunto: |
|
|
Deu bem errado em relação ao que eu estava planejando. Paciência. Agora é esperar pra ver no que dá.
 |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Seg Nov 01, 2010 7:15 am Assunto: |
|
|
Paulo meu brother,provavelmente esse calombo que ela tinha,foi devido a uma poda reta,igual essa que você realizou no galho principal,procure sempre fazer a poda em bisel,da forma que você podou aumenta as chances de apodrecimento do galho e se ele brotar teria grandes chances de sair uma porrada de galhos no mesmo local,faça sempre a poda em bisel,e cubra essas feridas que você fez na bougainvillea,se você não tiver pasta cicatrizante,use outro recurso,se pesquisar na net você encontra misturas caseiras,eu logo que iniciei derretia um pedaço de vela numa latinha e com o dedo ia passando cera derretida nas perebas das plantas.
Abraço amigão!
obs.:E tenha paciência com ela,no momento ela esta te dando chances de aumentar suas habilidades...depois ela te dará bons resultados. _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
HudsonArpini 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 01, 2010 7:32 am Assunto: |
|
|
fala amgo andré,como assim,corte em bisel ? |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 41 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Seg Nov 01, 2010 11:01 am Assunto: |
|
|
Olha uns exemplos aqui de casa...
Em vermelho a cicatrização vai ser mais natural,e olha em amarelo a bagunça que vou ter que corrigir.
filé!
Esse vai ficar imperceptível.
Existem outros casos,veja esse corte em "V"
*Evite fazer o bisel para baixo(a não ser que tenha um olho de broto,que queira aproveita-lo),sempre que possivel pra Riba! _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
|