FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Carvão e Tijolos
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Leandro Salata
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 27, 2005 11:25 am    Assunto: Carvão e Tijolos Responder com citação

Olá, como estão??
Pessoal, estou com uma duvida meio boba mas q está me perturbando muito.
Muitos usam tijolos ou telhas e carvão nos seus substratos. Mas q tipo de carvão usar? Desses q vendem para churrasco mesmo???? Embarassed
E os tijolos?posso usar aqueles de 6 furos ou seria melhor o tijolo maciço??(aqueles q usam em casas de tijolos a vista)
Estava vendo um dos topicos do forum onde nosso amigo doolombo usou um moedor para triturar o carvão e os tijolos. Como eu não tenho essa maquina, de que maneira eu poderia moer esses materiais?
Ahh, um substrato q julgo ser bom seria : Tijolo, carvão e pedrisco de brita . Está bom ou falta alguma coisa? Devo acrescentar algo??
Um abração a todos

Leandro
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Leandro Salata
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 27, 2005 11:34 am    Assunto: Re: Carvão e Tijolos Responder com citação

Ops, esqueci de perguntar uma oisa.
Os tijolos/telhas devem ser queimados ou feito algum tratamento depois de triturados ou já estão protos para utilizar nos meus bonsais?(em todos os três, rsrsr)
O mesmo para o carvão.

Abraços

Leandro
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 27, 2005 8:01 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Leandro !!!! Laughing Laughing Laughing

Sobre o uso de tijolos, o Sergivaldo já colocou aqui matéria sobre como proceder, inclusive com fotos. Não uso tijolos moídos porque uso cupinzeiro.
Uso pedriscos de rio que é fácil de ser encontrado.

Carvão ??? Quando utilizo, aproveito o de churrasco que ainda não foi para a fogueira (quando sobra de um bom churrasco, ainda mais se for de costela sulista).

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Willian
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 28, 2005 5:29 am    Assunto: Responder com citação

Leandro

Pode usar telha moida também. O carvão não pode ser o usado depois do churrasco, o mesmo para as cinzas, pois contem sal.
Leandro Salata
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 28, 2005 11:09 am    Assunto: Responder com citação

Angela e Willian,

Então, eu tentei triturar os tijolos como o Sergivaldo mostrou, mas acontece q é muito dificil quebra-los, eles esfarelem tudo. Acho q foi pq usei o tijolo de 6 furos e não aquele de churrasqueira como nosso amigo. O q usei é bem mais duro, me pareceu!Sem contar o tanto de pó que entrou no meu olho qdo estava batendo neles..rsrs
Vou tentar usar agora o mesmo q ele usou, deve ser mais facil!
Quanto ao carvão, quero evr sobrar algum inteiro para mim opr no bonsai..rsrs...churrasco aqui em casa é rotina!!!
Obrigado pelas dicas!
Um abraços a todos.
Leandro
doolombo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 29, 2005 1:05 pm    Assunto: Responder com citação

Leandro, eu usei tijolos maciços, pois é mais facil de triturar do que o tijolo de 6 furos. Depois que triturei os tijolos usei peneiras para separar os diferentes tamanhos.
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 30, 2005 12:16 am    Assunto: Responder com citação

Olá Leandro !!!!!!! Laughing Laughing Laughing

Você há de convir comigo que é muito trabalho !!! UFA !!! UFA !!! UFA !!! Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad

Prefiro utilizar o cupinzeiro e sem ter que quebrar o cupinzeiro, peneirar, separar o que serve ou não !!!!!!!!!!! Já adquiro o cupinzeiro pronto para ser utilizado, ME FALTA TEMPO para tanto trabalho.....

Abraços

jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 30, 2005 6:48 am    Assunto: Responder com citação

leandro,

Tijolo (ou telha), mais pedrisco de brita (ou de rio), mais carvão é o substrato que utilizo,

a forma como consigo é triturando um de cada vez, batendo com um pedaço de caibro (5X6 cm) de uns 1,5 metros, no chão.

depois de quebrar um tanto, peneiro em duas peneiras, primeiro na de malha 5mm e depois na de malha de malha 2 mm, aproveito aquilo que ficar sobre a 2 mm. o pó que passar pela de 2 mm descarto e o cascalho que ficar sobre a de 5 mm volta p o chão e quebro novamente,

obs. use luvas para não encher a mão de bolhas ou farpas da madeira.

obs2. vc tbm pode conseguir grandes qtdades de tijolo/telha nas casas de materiais para construção.
vc leva suas peneiras e bacias, pede para o pessoal de lá e vai nas pilhas de tijolo/telha, no chaõ existe muitos cacos, prontos para peneirar, é só botar as mãos à obra.

qto. ao pedrisco, tanto faz, o de rio pode ser conseguido peneirando o areião de rio, (aquela areia bem grossa, vendida em casas de mat. p construção usada para fazer concreto) do mesmo modo como se peneira o carvão ou tijolo. e o de brita tbm conseguido nas mesmas casas, chamada, por aqui, de pedrisco Nº zero ou pó de pedra. q tbm deve ser .
peneirado

boa sorte,

[]s

"...Se errei, foi tentando acertar...."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 30, 2005 8:33 am    Assunto: Responder com citação

Bom dia Jackson !!!!! Laughing Laughing Laughing

Muito boas suas dicas !!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Só fiquei com uma dúvida !!!!!!

Você utiliza carvão em todo o seu substrato ??? Para qualquer tipo de planta ?????

Meu substrato contém: terra preta, pedriscos, cupinzeiro e vermiculita.
Só coloco carvão no substrato para azaléa.

Abraços

jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 30, 2005 5:40 pm    Assunto: Responder com citação

oi Ângela,

há quanto tempo!!!!!

tudo bem?

Sim, utilizo sempre carvão numa proporção que vai de 20% para coníferas, que gostam de pH alcalino, e até +/- 40% para frutíferas (pitanga, jabu, figo, româ) e floríferas (azaléa, primavera, camélia, etc.), eventualmente substituo-o por turfa negra (encontrada em sacos de substratos para gramados) ou madeira decomposta (encontrada em substrato para floreiras) por ser ácida o que é bom para as flor e frutíferas, todos peneirados com grãos entre 2 e 5 mm.

O carvão é matéria orgânica isenta de microorgnismos nocivos. além disso seu pH tende ao alcalino e não se decompõe em pó o que entupiria os canais de drenagem.

[]s

"...Se errei, foi tentando acertar...."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Poti Luiz de Almeida

MensagemEnviada: Sáb Jul 30, 2005 10:27 pm    Assunto: Responder com citação

Shocked SUBSTRATO:Amigo Leandro, o substrato é formado por terra vegetal/Humus de minhoca/terra natural com matéria orgânica em abundancia(+-75%), misturada com areia grossa(pode ser aquela que sobra de construção após peneirada, a graúda mesmo!) (+-25%). Isto misturado servirá para cobertura das raízes de absorção do bonsai ou pré-bonsai, independente da origem(alporquia, estaquia, yamadori ou a partir de sementes).
BASE DE DRENAGEM:Agora, prá permitir uma boa escoação da água ou drenagem para evitar apodrecimento de raízes ou tronco, recomenda-se preparar o fundo do vaso(+- 20% do seu volume) com pedriscos, que pode ser brita fina(qualquer material de contrução tem), cacos(pedaços) finos de qualquer outro material que você tenha disponível e de duração prolongada.
Perceba que são duas coisa diferentes, salvo se um Mestre acrescentar novas informações. Abraços! almeidapoti@oi.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: