Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Raphael Costa

Registrado: 08/02/09 Idade: 41 Mensagens: 66 Localização: Muriaé-MG
|
Enviada: Seg Maio 11, 2009 7:46 pm Assunto: |
|
|
entendi sim, o meu maior medo era matar a planta ao fazer essa poda na raiz pivotante, qual o cicatrizante ideal para esse caso? agora ele deu uma reduçao no crescimento, vou comceçar a fazer irrigaçao com tiamina para dar uma maior segurança no sistema de raizes, e talvez evitar essa possivel morte, abaixo segue fotos mais recentes dele, elas estao mais nitidas....
vlw!!!!
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Maio 12, 2009 11:47 am Assunto: |
|
|
Olá Rapahel!
Não precisa ter medo em podar a pivotante (na primavera) se na ponta das raizes aéreas tiver bastante raízes capilares.
Cicatrizante, pode usar qualquer um.
Eu uso uma mistura de vaselina sólida com sulfato de cobre.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Raphael Costa

|
Enviada: Qua Maio 13, 2009 9:26 pm Assunto: |
|
|
vlw pelo incentivo, vou fazer isso nesse fds. Em breve dou mais posto novas fotos e falo o resultado da poda..
vlw!!!!! |
|
|
 |
Fernando Herman

Registrado: 16/06/09 Idade: 47 Mensagens: 12 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Jun 17, 2009 4:31 pm Assunto: Re: ipe amarelo |
|
|
Ola Raphael
Eu tenho um ipe amarelo (4 anos) e um roxo (9 anos que já floriu no outono passado).
Vc pode diminuir as folhas cortando-as ao meio. As folhas que irão nascer virão pouco menores, depois de um tempo corte-as novamente, e assim sucessivamente....
Com essa técnica vc conseguirá reduzir até 40% o tamanho dessas folhas.
Tente trocar o adubo tbm. Ele pode estar ajudando neste crescimento.
Espero ter ajudado
Abraço |
|
|
 |
Raphael Costa

|
Enviada: Qua Jun 17, 2009 8:15 pm Assunto: |
|
|
entendi, acabei d fazer uma bota em alguns galhos q cresceram dmais assim q der novos rebentos vou cortar as folhas.... O ipe ainda está no vaso que foi comprado, vou esperar o inicio da primavera pra podar as raizes e coloca-lo num escorredor pra desenvolver mais ainda..
se der poste fotos do sue ipe pra ter uma ideia...
vlw!!! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Jun 17, 2009 9:15 pm Assunto: |
|
|
Olá Raphael!
Olhando melhor as folhas do teu ipê, vc tem certeza de que é Ipê amarelo? Sei que tem umas 12 variedades de Ipê amarelo, mas as folhas são bem diferentes. Veja estas abaixo.
Mais abaixo o meu, amarelo, que tem as folhas iguais ao da foto da NET.
À propósito, eu faço de maneira similar à maneira do Herman. Simplesmente corto fora as folhas que ficam grandes e só deixo as pequenas.
abraço
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Fernando Herman

Registrado: 16/06/09 Idade: 47 Mensagens: 12 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Jun 18, 2009 9:24 pm Assunto: |
|
|
Bom, eu tenho uma muda de ipé rosa que é identica com as folhas das mudas do Raphael e essa primeira foto do Elio é identica a um Ipe Roxo que eu tenho que já deu flor. E o meu Ipé Amarelo tem as folhas igual a do Elio
abraço |
|
|
 |
Raphael Costa

|
Enviada: Sex Jun 19, 2009 8:23 pm Assunto: |
|
|
Assim se eh mesmo eu nao sei... o cara do horto que adquiri a muda que falou, e foi tirada a muda de um ipe q ele falou q era amarelo, mas vamos ver neh... só vou saber se ele der flores...
vlw pela dica aí....
se tiverem fotos de ipes gostaria que postassem para ter uma ideia de como desenvolver o meu.... |
|
|
 |
|